Crise financeira não interfere em vagas ou no salário dos profissionais de tecnologia no Brasil, afirma especialista da Robert Half.
Será que podemos nos animar mesmo???
A atual crise financeira mundial não deve interferir nas vagas e no salário dos profissionais de Tecnologia da Informação no próximo ano, afirma Robert Andrade, analista da empresa de recrutamento especializado Robert Half, que divulgou recentemente sua primeira pesquisa salarial de profissionais de TI realizada no Brasil.
Com base em entrevistas com centenas de profissionais do setor, em diversos Estados brasileiros, Andrade aponta como grande tendência de valorização os cargos de desenvolvimento e programação em web 2.0. “Assim como houve grande demanda nos Estados Unidos, a Web 2.0 vai se popularizar muito no Brasil também. A tendência é que o salário desses profissionais aumente junto à procura”, apontou.
Confira abaixo alguns dos salários destacados da pesquisa da Robert Half. Os números são uma média do que ganham os profissionais que atuam de três a cinco anos no mesmo cargo, em regime CLT, e podem variar conforme a região. São consideradas pequenas e médias empresas aquelas que faturam até 500 milhões de reais anuais.

O especialista em recrutamento destaca também os profissionais especializados em sistemas integrados (SAP), cujo salário continua aumentando mesmo após mais de dez anos de existência da ferramenta.
Apesar de afirmar que um profissional de tecnologia norte-americano ganha mais do que um brasileiro, Andrade lembra que o profissional atualizado e, principalmente, com inglês fluente, consegue ‘alavancar’ seu salário. “Os melhores profissionais conseguem atingir e ultrapassar a média. O mercado de TI ainda está aquecido e a previsão de crescimento ainda continua positiva”.
Por Evelin Ribeiro, especial para o IDG Now!




9:02 em 12 de novembro de 2008
Profissionais TI » O que esperar dos salários de TI em 2009?…
Crise financeira não interfere em vagas ou no salário dos profissionais de tecnologia no Brasil, afirma especialista da Robert Half….
21:11 em 8 de dezembro de 2008
[...] Diego Ramos, fui Googlar um pouco para saber mais sobre os salários de TI e para complementar o post que eu já havia feito sobre o assunto. Apesar dele ter solicitado informações sobre a região sul, vou postar num primeiro momento [...]
17:16 em 6 de janeiro de 2009
Quanto ganha um profissional em sistemas de informação ? Gostaria de saber se vale apena fazer esse curso .
17:44 em 6 de janeiro de 2009
Ola Glauciliene,
Fico grato pelo comentário e espero que continue prestigiando os conteúdos do Profissionais TI.
Sobre sua pergunta é algo difícil de responder com exatidão, pois quem cursa Sistemas de Informação pode atuar em diversas áreas, tais como: desenvolvimento, suporte, gestão de projetos, análise, segurança e etc, apesar do curso ter foco em análise de sistemas.
Creio que seja interessante você fazer algum teste vocacional ou algo do gênero pra que saibas se realmente tens afinidade com a área. Se tiver, na minha opinião é um curso interessante. Me formei em Sistemas de Informação e não me arrependo, pois ganhei um bom conhecimento e a área é abrangente e com bons salários.
Grande abraço
10:12 em 19 de fevereiro de 2009
Bom dia!!
Sou estudante da Fatec de Americana no curso de T.I., mas trabalho no setor da saúde aqui do município. Comecei a fazer esse curso para tentar mudar de área, mas estou encontrando muitas dificuldades, pois não possuo afinidade com programas, projetos, linguagens, etc. Será que vale a pena tentar concluir o curso já que tenho 35 anos, teria que fazer um curso de inglês e tbem estágio.A idade está ultrapassada para começar uma nova vida profissional?
Vale…aguardo respostas!!
14:45 em 19 de fevereiro de 2009
Shigueo,
Ao meu ver sua limitação não é pela sua idade, mas sim, pela sua identificação com a área. Vc mesmo comentou que não tem afinidade com vários itens ligados a área de TI, portanto, de nada adianta vc se matar para aprender se não possui o principal, afinidade.
Se já trabalha com saúde, talvez fosse interessante se especializar em algo direcionado a saúde. Quem sabe algo realmente aplicado a tecnologia na área da saúde. Como vc já atua no meio talvez seja mais fácil para se adaptar.
Espero que encontres o melhor caminho.
Obrigado pela visita. Abraço!
10:59 em 23 de março de 2009
Andei observando que hoje em dia o estudante ainda leigo na aréa de informática , tem a preocupação em saber o quanto vai ganhar depois de formado. Tecnologia da Informação paga bem, disso ninguém tem dúvida , o problema é ter o estudante ou mesmo quem for seguir essa aréa , realmente GOSTAR do que faz , porque quatro critérios são essenciais para se dar bem , 1º GOSTAR , 2º SABER INGLÊS AJUDA MUITOOO, 2º TER PERSISTÊNCIA e 3º ESTAR SEMPRE SE ATUALIZANDO EM RELAÇÃO ÁS LINGUAGENS .
Fica postado meu comentário , á aqueles que querem seguir boa sorte!!!
11:09 em 23 de março de 2009
Olá Leticia,
Vc comentou um ponto muito interessante e importante para o mercado de informática: quem deseja seguir carreira tem que GOSTAR de informática e não somente enxergar valores. Não é simplesmente mexer num computador, é realmente ter paixão por tudo que é relacionado a TI.
Obrigado pelo comentário e pela visita ao PTI.
Abraço
9:42 em 12 de maio de 2009
[...] que esperar dos salários de TI em 2009? Crise financeira não interfere em vagas ou no salário dos profissionais de tecnologia no Brasil, afirma [...]
0:53 em 12 de setembro de 2009
Olá! Jackson, voce poderia dar um resumo direto sobre o que realmente alguem que se forma em TI trabalha? Voce disse “ter paixão a tudo que é relacionado a TI”, quais poderiam ser algumas delas? Obrigado pela atenção! =)
10:17 em 15 de setembro de 2009
@Joao,
O que eu quis dizer sobre ter paixão é não ir pra área de informática achando que tudo será fácil, que vai ganhar rios de dinheiro e etc. O negócio é mais complicado que parece…tem que estudar muito, de certa forma “aguentar” usuários, virar noites trabalhando e muitas outras coisas e não somente “ficar sentado na frente do computador”, como muitos acham.
Quem estuda na área de TI pode ser: analista de sistemas, programador, especialista Linux/Microsoft, especialista em hardware, arquiteto da informação, engenheiro e muitas outras profissões e cargos.
Espero que tenha respondido
Obrigado pela participação!
2:27 em 6 de novembro de 2009
Olá Jackson! Sempre trabalhei com informática, desde os 13 anos, fazendo manuntenção, configuração de máquinas e etc. Hoje estou com 19 anos, e pretendo fazer a graduação em Gestão em Tecnologia da Informação no Senac, agora em 2010, mas tenho pouco conhecimento sobre o curso, principalmente sobre a remuneração. Você pode me informar +/- quanto é o salário mínimo e máximo que pode receber uma pessoa formada nesse curso? Outra coisa, quais são as áreas de atuação ou cargos em que o profissional pode trabalhar?
Me interessei pelo curso pelo valor compatível da faculdade, e por ser na área de informática, em que sempre gostei de trabalhar,
9:56 em 15 de novembro de 2009
Ola Jackson Caset,
Estou pretendo no ano que vem cursa o gestão em T.I, tenho um pouco de receio sobre a area ( ou não sei se é comigo mesma), assim eu gosto de mecher com computador mais não sou tão experiente na area, minha duvida é. Começar a fazer o curso e ver que não é bem oque eu queria, eu sei que o curso não é facil eu ainda tambem não sei nada de ingles, tenho medo de acabar não gostando, eu tenho alguns amigos na area uns falam que é bom outros ja não, eu queria saber maissobre a area antes de prestar o vestibular e me arrepender.
17:41 em 15 de novembro de 2009
Grazielle, acho que posso te ajudar.
Depois de muita pesquisa e consultas, descobri que o curso de Gestão em T.I. não é propriamente um curso totalmente ligado a Informatica. É um curso para administradores com funções em Informática. Este curso foi criado devido ao grande número de pessoas que trabalham na área administrativa e não sabem absolutamente nada em Informática. O Curso abrange área de Administração, Contabilidade e Informática, entre outras coisas… Para fazer qualquer curso na área de T.I., tem que se gostar muito de matemática e física, por isso muita gente se arrepende qdo começa o curso, porquê pensa que entrará na faculdade já fazendo jogos, mas não é bem assim, normalmente os 2 primeiros anos em faculdades tradicionais, são puramente algebra, matemática e física.
Eu desisti de fazer Gestão em T.I ., pois sempre trabalhei com informática mesmo sem ser formado, e queria fazer algo na área de criação. mas especialização mesmo, para fazer softwares e etc, então descobri que este curso não é focado nessa área. Agora vou fazer graduação comum em Sistemas de Informação que é a área exatamente no que eu disse, criação de softwares, websites, entre outras coisas, além que paga muito bem. Espero ter ajudado! Abraços!
13:41 em 16 de novembro de 2009
@Grazielle,
Acho que o Jarbas fez um comentário muito pertinente à sua pergunta. Vc ainda tem dúvidas?
@Jarbas,
Obrigado pela participação, parabéns!
17:57 em 16 de novembro de 2009
Jackson, Eu que agradeço. Acho que todos nós precisamos ajudar um ao outro, através da informação, para crescimento de ambos. Parabéns pelo seu trabalho e seu site, muito informativo e explicativo.
22:45 em 17 de novembro de 2009
Jackson queria lhe fazer uma pergunta que vai me ajudar bastante para compreender se eu quero o curso de Sistemas de Informação.Preciso antes de entrar no curso “saber” algo relacionado a alguma área de informática ou tecnologia? Pois alguns me aconselham a não fazer pois não levava muito jeito com informática(mas agora estou me dedicando e aprendendo cada vez mais)e outros me aconselhavam a fazer pois estava me esforçando.
Queria mesmo saber se necessito de algum conhecimento para fazer o curso!!!
Obrigado!!!
8:41 em 18 de novembro de 2009
@Gabriel,
Vou te contar uma história pessoal: comecei a faculdade de sistemas de informação por começar, ou seja, não fui pesquisar exatamente o que o curso oferecia, fui fazer só pq trabalhava com informática e achava que o curso seria bom pra minha vida profissional. Pois bem, comecei o curso e no primeiro semestre até que foi tranquilo, mais metodologia do que outras coisas. Qnd chegou o segundo semestre foi que a porca torceu o rabo, pois, começaram matérias relacionadas a programação e surgiu uma que odiei já num primeiro instante: ALGORÍTMOS. Bom, pra resumir, a partir dali vi que odiava programação, tanto que reprovei 2 vezes na matéria. Na terceira vez, pensei: ou eu estudo e sou aprovado ou vou fazer moda (rs). Foi aí que me empenhei e comecei a estudar a fundo a lógica e já algumas linguagens tbm. Hoje, não consigo fazer outra coisa a não ser programar…rs, tanto que virei até instrutor de matérias relacionadas a programação numa escola de cursos técnicos da minha cidade.
Pois bem, contei essa histórinha pra te dizer o seguinte: Na minha opinião, sempre que estamos dispostos a fazer algo, por exemplo, um curso, temos que antes pesquisar para sabermos se o que oferecem está dentro do que realmente queremos. Com esse “realmente queremos” eu quero dizer que se é isso que vai te deixar feliz profissionalmente, se é isso que vc já fuçou algum dia e gostou de verdade, entendes? Seria muito interessante fazer um curso na faculdade relacionado a TI já conhecendo algo da área (nem que seja o conhecimento de formatar máquinas), pois assim, vc já terá pelo menos um pouco de certeza que deseja realmente atuar na área da informática, sendo mais “fácil” migrar de uma área para outra se não gostares de alguma em específico.
Resumindo o resumo: eu acho interessante conhecer algo sim. Isso facilitará as coisas pra vc. Se vc já está estudando, ótimo. Apenas, como eu disse anteriormente, pesquise bem antes de começar um curso na faculdade, pq além de não ser barato, se arrepender depois pode lhe fazer “perder” bastante tempo.
Espero que tenha ajudado. Abraço e boa sorte!
14:01 em 19 de novembro de 2009
Olá Jackson! Gostaria de receber um comentário seu: Já cursei Adm. de Empresas, mas tranquei o curso na metade. Gostava do curso, ma na época tive que trancar e o tempo passou e acabei não retornando. Sempre gostei de informática, e ainda adolescente frequentei um curso básico de progrmação. Mas sempre trabalhei e trabalho na área Contábil/Financeira. Há uns dois anos meu interesse em programação despertou com toda força, e depois de muitas apostilas e horas na frente do computador resolvi voltar a faculdade no curso de Tecnologia em Analise e desenvolvimento de Sistemas. Acontece que já tenho 38 anos. Que tipo de mercado um profissional, praticamente começando nesta área teria a explorar? Consultoria, Free-lancer… Vale a pena investir a esta altura?
14:39 em 19 de novembro de 2009
@Rubens,
Uma coisa eu digo com certeza: nunca podemos achar que está muito tarde para fazer alguma coisa. Se vc tem interesse na área, empenhe-se para ser o melhor que puder.
Agora, vamos aos fatos e minha opinião.
Bom, o que eu acho é que tudo depende de como é sua vida atualmente. É casado? Tem filhos? Tem tempo suficiente para estudar?
Na minha opinião, vc pode ser aproveitado em diversas funções, tais como: programador, analista, suporte, consultoria e outras.
Eu creio que pela sua idade seria interessante buscar o mercado de consultoria e/ou análise de sistemas, pois, vc pode usar sua experiência de vida em conjunto com estudos focados na área para ser melhor remunerado e aceito no mercado
Agora, se vc não tem família ainda (esposa e filhos), tem tempo para estudar e gosta realmente de programação, podes correr atrás de um espaço tbm neste mercado, apesar de eu achar mais complicado mediante sua idade. Um bom começo seria prestar serviços freelancer e/ou estágio em empresas de desenvolvimento.
Espero que tenha ajudado em algo
Abraço e boa sorte!
17:58 em 19 de novembro de 2009
Jackson, muito obrigado pela sua opinião. Sou casado e tenho uma filha pequena. Mesmo que não venha a atuar profissionalmente nesta area tenho certeza que os conhecimentos adquiridos serão úteis ao longo da minha carreira. Um grande abraço e muito obrigado!
9:23 em 3 de dezembro de 2009
Olá, Jackson, Tenho a graduação em Gestor em Sistema de Informação. E estou iniciando uma especialização em Gestor da TI, gostaria saber sua opinião a respeito desses cursos e a vida profissional nessa área.
O mercado é bom? Principalmente na região norte do País.
11:19 em 4 de dezembro de 2009
@Otavio,
Gestores de TI são cada vez mais requisitados no mercado, portanto, acredito que seja uma boa formação. O mercado de TI, independente da área, é muito bom e tende a ser cada vez melhor mediante tantas coisas novas que surgem todos os dias.
Sobre o mercado de TI para o norte, não poderei lhe ajudar pq não conheço essa parte do país. Quem sabe alguém que more por lá possa lhe dar mais informações. É aguardar pra ver se alguém de lá lê este post
Grande abraço.
16:34 em 13 de dezembro de 2009
Boa tarde jackson! gostaria de uma opinião, se for possível, qual é o melhor curso para fazer graduação, tecnólogo em web design e programação ou tecnólogo em gestão da tecnologia da informação????? e qual paga melhor?? desde de já muito obrigado pela sua informação.
11:34 em 25 de dezembro de 2009
Olá, Jackson! (Antes de mais nada, parabéns pelo site e um feliz natal!) Eu descobri o seu site por acaso na web, e gostaria de saber se você poderia me orientar a respeito, se o curso em tecnologia em Análise e Desenvolvimento tem um mercado melhor na área de concursos públicos ou consultoria, ou o (bacharel) em análises é melhor, ou o Tecnologia em Segurança da Informação, ou Gestão em T.I. pois na área de concursos públicos vejo que as organizadoras costumam colocar tudo num “saco só” os ( cursos de ciências da computação, eng. da computação, análise, tecnólogo, etc) gostaria que me orienta-se um com maior leque na área de concursos públicos e consultoria, já sou formado em ciências contábeis e história, e tenho 34 anos, e gostaria de um que me ajuda-seque me direcioná-se numa trajetória mais suave, tb. Obrigado, pela ajuda!!
12:04 em 4 de janeiro de 2010
@Fabio
Minha opinião é que ambos os cursos podem ter boas oportunidades e com salários bons, no entanto, deves observar qual deles se encaixa melhor no seu perfil, ou seja, não adianta vc fazer um curso que depois te pague 5mil/mês se não estiveres realizado profissionalmente. Lembre-se que dinheiro não é tudo. Procure observar nas grades dos cursos o que é oferecido e veja se é o que vc gosta de fazer, se é o que esperas para teu futuro. Outra coisa a pesar é que se vc está começando na área, não espere salários maravilhosos. Vá com calma, estude bastante que vc chega lá
12:09 em 4 de janeiro de 2010
@Edson
Tal como comentei com o Fabio, todos os cursos oferecem boas oportunidades na área de TI, basta se esforçar e mostrar trabalho no que realmente gosta de fazer. Como vc já é formado e possui experiência na área contábil, poderias buscar algo nesta área mesmo, por exemplo, consultor de sistemas, analista de sistemas e outros cargos dentro do escopo da área contábil. Agora pra te falar especificamente sobre concursos públicos, vou ficar lhe devendo pela falta de conhecimento.
Grande abraço e um ótimo 2010!
19:15 em 21 de janeiro de 2010
Olá, Jackson, passei no vestibular pra fazer sistema de informação, desde de adolescente fico falando q vou fazer esse curso.. hoje eu trabalho na area grafica, criando layouts, nos programas de corel draw, illustrator, photoshop, enfim.. gosto muito na area,,, mas quero fazer SI, quero mudar o trabalho, vc acha q vou me dá bem, nao quero me arrebender futuramente… hoje tenho 31 anos. aguardo resposta!
20:14 em 21 de janeiro de 2010
@warley,
Minha opinião é: se vc já é bom em algo que faz (no caso criação de layouts) pode sim se aventurar em outros mundos, tal como o de desenvolvimento de softwares. Sendo realmente bom no que vc faz, vc não fica a mercê de um mercado ainda desconhecido (pra vc), ou seja, vc tem emprego garantido no que é bom e ainda pode estudar outras áreas. Hoje em dia as empresas buscam profissionais que conhecem mais de uma área e que não fiquem sempre na mesma coisa. Ao meu ver, vc está no caminho certo, quanto mais conhecimento, maior seu leque de oportunidades
Espero que tenha ajudado em algo.
Abraço
0:12 em 22 de janeiro de 2010
Para começaro curso de Sistemas da Informação, precisa gostar muito de matemática? precisar falar e interpretar e escrever inglês fluente?. Gosto de mexer com programas de computador, mais nada tão complexo que envolva tais quisito, será que começando o curso posso gostar (indentificar) do inglês e matemática ou é algo que precisamos saber antes de começar o curso. Talves ficou um pouco confuso, espero que me entenda! Desde já agradeço!
8:54 em 22 de janeiro de 2010
@Luciano
Bom, a minha opinião é a seguinte: todo profissional de TI, independente da área que atue, precisa conhecer inglês. Não que precise ser fluente (se for, melhor ainda) mas precisa se virar para entender conteúdos técnicos na língua inglesa. Digo isso pq muitas das novidades e bons artigos do mundo da TI vêm de outros países e, na grande maioria das vezes, são escritos no bom e velho inglês. No entanto, não acho que seja requisito para iniciar um curso (seja ele qual for). Creio que vc pode iniciá-lo e ir aprendendo inglês durante a faculdade.
Quanto a matemática, idem ao inglês. É interessante que profissionais de TI que atuem na área de desenvolvimento, gostem de matemática por conta de que a matemática desenvolve um raciocínio lógico mais aguçado que outras matérias, porém, isso tbm não é requisito para se iniciar um curso. Vc pode tranquilamente aprender a ter raciocínio lógico durante o curso que iniciar.
É isso ai. Vale a pena vc avaliar se realmente gosta da área de TI fazendo um teste de vocação ou fazendo cursinhos de programação antes de entrar direto na faculdade. Fica a dica
Espero ter ajudado.
Abraço
19:38 em 28 de janeiro de 2010
Olá, eu estou fazendo o curso de Analise de sistemas (tecnólogo) a distancia, mas eu vi em outra faculdade o curso de bacharelado em Sistemas de informação, gostaria de saber qual a diferença entre os dois cursos? e qual curso é melhor? e também se vale a pena fazer o curso de Sistemas de informação a distancia???
18:50 em 30 de janeiro de 2010
Vou começar o curso de T.I , na samana que vem. E tenho pesquisado bastante sobre essa area. Confeço que continuo confusa, pois nenhum site expica muito bem o que se faz, quais matéris são estudadas, se há ou não vagas de trabalho!
Enfim já me matriculei e não tem mais como voltar atras. O pouco que sei a respeito me interessa muitissimo, espero coisas boas nessa profissão e em breve voltar pra acabar com as duvidas das pessoas que querem saber mais sobre esse curso assim como eu quis saber!!!
Abraços a todos e boa sorte!!
22:13 em 30 de janeiro de 2010
Caro Jackson, decidi irei cursar Sistemas da informação. Na facul que irei ingressar o curso é voltadas para uma das áreas: Programação de Computadores ou Redes de Computadores, um desses módulo e escolhido no ato da matrícula. Você pode explicar em que específicamente o profissional irá trabalhar em distindos módulos ou na prática não importa muito essa “linha de formação”. E em caso positivo qual área o mercado é carente (as empresas precisam mais), voltada para Programação de Compu. ou Redes de Compu.
Desde já agradeço!
Obrigado por ter respondido minha pergunta anterior, foi muito importante em minha decisão!
2:16 em 31 de janeiro de 2010
Ola, bom vou começar o curso de Sistemas de Informação na faculdade no proximo mês, até então eu estava na dúvida entre SI e outro curso mas como eu sempre falei que queria fazer algo ligado a informatica acabei por optar por esse, a muito tempo atras eu fiz um curso de web design e eu gostei muito só que quando eu pensei em fazer SI achei que fosse mais voltado a criação de paginas e tal e depois de pesquiser e ler muito vi que não é bem assim e que leva muita matematica (e fisica) ( coisa q eu nunca gostei), me corrija se eu estiver errada. Agora assim as vesperas de começar me bateu aquele desespero, eu tenho duas opções: desistir antes mesmo de começar ou me enfiar de cabeça e ver no que que dá. Porque penso que quando eu começar vai ter gente que ja mexe com isso a muito tempo, pessoas experientes e eu vou me sentir inferior a elas. Porque o mais perto que eu ja cheguei foi como ja disse o curso de Web Design.
Gostaria muito mesma da sua opinião pois vi que o seu site é muito bom e vi suas otimas respostas.
Desde já agradeço.
23:18 em 6 de fevereiro de 2010
Olá!
Sou fascinada por td oq envolve tecnologia…e quando falei disso com uma pessoa ela me indicou essa área.Bem oq eu gostaria d sabr é?
1)Quanto tempo dura a faculdade?Tem á distância?
2)Onde posso trabalhar?
3)Se tem algum lugar(onde contrata) perto de mim*?
Ainda estou no 2ºano do ens.médio.
4)Será q até lá(eu tar c diploma) o campo de trabalho vai ser bom?
*Moro no RJ-perto de Niterói e São gonçalo.
Vc poderia me dar a localização das facul e d onde contrata?(perto d ond moro)
23:22 em 6 de fevereiro de 2010
AH!…gostaria tb d sabr quais matérias(tipo:potugues…matemátik[<=ex]) q dão neste curso???
23:30 em 6 de fevereiro de 2010
vi em uma(s) resposta(S) acima e fiquei preocupada…
Não gosto muito de matemática…não sou tão boa aluna assim…depende do conteúdo.
Tenho o curso de info básico e avançado(*vou fazr d inglês rápido de 1 ano e 2 meses) vc acha q posso me dar bem nessa área mesmo assim?
22:39 em 8 de fevereiro de 2010
oi;Jackson Caset ,
Olá!
Sou fascinada por td oq envolve tecnologia…e quando falei disso com uma pessoa ela me indicou essa área.Bem oq eu gostaria d sabr é?
1)Quanto tempo dura a faculdade?Tem á distância?
2)Onde posso trabalhar?
3)Se tem algum lugar(onde contrata) perto de mim*?
Ainda estou no 2ºano do ens.médio.
4)Será q até lá(eu tar c diploma) o campo de trabalho vai ser bom?
*Moro no RJ-perto de Niterói e São gonçalo.
Vc poderia me dar a localização das facul e d onde contrata?(perto d ond moro)
vi em uma(s) resposta(S) acima e fiquei preocupada…
Não gosto muito de matemática…não sou tão boa aluna assim…depende do conteúdo.
Tenho o curso de info básico e avançado(*vou fazr d inglês rápido de 1 ano e 2 meses) vc acha q posso me dar bem nessa área mesmo assim?
AH!…gostaria tb d sabr quais matérias(tipo:potugues…matemátik[<=ex]) q dão neste curso???
TB GOSTARIA DE SABER…É Q VI EM UM OUTRO SITE…Q HÁ VÁRIOS TIPOS DE OPÇÕES Q PODE OPITAR AO FAZR OO SITE UM VI Q É SI,CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E UM OUTRO Q ESQUECI UMA OUTRA PERGUNTA IMPORTANTE É:
QUAL DESSAS ÁREAS AS PESSOAS SE DÃO BEM*????
*financeiramente…gostaria de detalhes do tipo:"se vc trabalhar em tal lugar vc ganha ….;se trabalhar em tal lugar ganha …."
GOSTO MUITO DE TD OQ ENVOLVE TECNOLOGIA.SERÁ Q ESTOU FAZNDO A ESOLHA CERTA?
19:05 em 22 de fevereiro de 2010
olaa
qro me especializar em gestão Ti, mas o problema é q n gosto mto de matematica, mas a vontade é tão grande em trabalhar com nessa area, q eu qria saber c é valido o esforço em persistir na matematica, pq esse curso é recheado em matematica né rsrs??
13:05 em 13 de março de 2010
qual o salario minimo de um TI;O QUE E NECESSARIO PARA TER UM BOM DESEMPENHO ;
23:48 em 5 de abril de 2010
Vocês estão todos loucos. Não desperdiçem o tempo de vocês fazendo algo que não gostam, olhando apenas para o item salário. Se você não sabe se gosta de IT, começe uma faculdade e veja se lhe interessa. Vá trabalhar na área e não fique pensando muito no quanto vai ganhar logo no início. Você vai passar 8h diárias da sua vida trabalhando e mais 4h dentro de uma sala de aula por pelo menos 4 anos para conseguir um título de bacharel, e isso é apenas o começo. Eu tenho 22 anos, sou formado em técnico em eletrônica e estou na metade do curso de sistemas de informação em uma ótima universidade. Eu não teria chegado até aqui se não amasse muito o que eu faço.
Gostar de trabalhar na área em que atua vai influenciar a sua vida inteira.
4:11 em 24 de abril de 2010
Bom dia! achei este site muito bom, tenho feito pesquisas para ter base em entrar nesta área, porém ainda tenho algumas duvidas não sobre a carreira mais a qual parte dela devo fazer, é claro que estou de olho a mais rentavel e sei que para isso tenho que me certificar com cursos além da faculdade e pegar pesado no inglês.
Agora pergunto, dentre todas estas fucionalidade de um profissional de TI, em que devo me expecializar mais profundamente para me tornar um profissional completo??
Na verdade estou precisando de uma orientação, pois dizem que na área de segurança é muito promissora, isso é verdade ?? Muito obrigado pela oportunidade e vou aguardar sua dica.
14:46 em 24 de abril de 2010
Roni,
Bom, ao meu ver um profissional completo na área de TI é aquele que é especialista em algo, porém, conhece um pouco de cada coisa, ou seja, estudou muito para ser um Analista de Segurança, por exemplo, mas conhece de gestão, programação e etc.
A área de segurança é sim uma área bastante promissora, pois, cada vez mais existem pessoas sem nada melhor pra fazer na vida, atrás informações sigilosas, fama, roubos ou mesmo apenas para zuação.
Estude o que mais gostar, mas não se esqueça de tbm conhecer outras áreas.
Obrigado por participar.
18:18 em 20 de maio de 2010
Jackson, boa tarde,
Bom, gostaria de uma visão de um profissional do ramo, tenho 19 anos, desde os 13 “fuço” no computador, não tenho nenhum curso específico, mas sempre corri atrás, quando tenho alguma dúvida, procuro sempre googlar, e procurar tirar minhas dúvidas, ainda não fiz nenhuma facul, sou muito focado em tecnologia e em informática; Bom resumindo me chamou muito a atenção os post anteriores, as retiradas de dúvidas, e gostaria que você me ajudasse, não tenho certeza se faço gestão de T.I. ou ciências da computação… não sei se engloba as mesmas disciplinas… mas por favor, se puder me ajudar.
Fico desde já agradecido.
9:46 em 23 de maio de 2010
Me tira uma dúvida por favor… Cada dia que procuro sobre esse curso, mais tenho vontade de fazer… Mas não sei se faço Sistema da Informação ou Gestão de TI… Qual é o melhor? Qual se encaixa melhor com as profissões do tópico?
Abraços
11:27 em 23 de maio de 2010
@Fellipe, @Eduardo
Bom, o essencial vc já tem: força de vontade e gosta de tecnologia. Agora falta mesmo especializar-se na área.
Sobre escolher entre gestão de TI, ciências da computação ou sistemas de informação, depende dos objetivos a serem seguidos. Dêem uma olhadinha nos links abaixo que possuem explicações dos referidos cursos.
Gestão de TI: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/comunicacao-informacao/profissoes_279075.shtml
Ciências da computação (CC): http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/profissoes_271461.shtml
Sistemas de informação (SI): http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/profissoes_280113.shtml
Uma coisa para complementar: o curso de gestão de TI é tecnólogo, que são 2 anos. SI e CC são bacharéis de 4 anos, logo, se tiverem interesse poderiam fazer primeiro um curso bacharel e depois, para complementar, o tecnológo (ou uma pós em gestão de TI).
Na minha opinião, o curso de gestão de TI complementa o conhecimento adquirido em SI e CC.
Grande abraço!
19:16 em 28 de maio de 2010
Muito obrigado pela resposta rápida! Vou pesquisar sobre os três cursos, mas qualquer um que eu escolher, posso trabalhar na área abordada no post, certo? Gosto muito de tecnologia, mas os salários são atraentes também, haha!
Abraço!
12:13 em 9 de junho de 2010
Ola pessoal, achei este site muito interessante !
Bom, eu tenho 24 anos e estou no 3ºano de SI, e estou gostando muito do curso.
Apesar de trabalhar como aux. de escritorio ainda , sempre gostei de informatica, antes de começar o curso, fiz alguns cursos de hardware, uns tecnicos soh ! entrei nesse curso por gostar
de informatica mesmo, dai vi q o q eu pensava do curso era completamente diferente
tive algumas dificuldades no começo, mas por essas dificuldades q eu tive, passei
a gostar muito, me identifiquei com o curso e agora quero ser (e vou ser) programador
esse é meu interesse
por enquanto nao estou muito preocupado com o salario isso vira com o suor do meu trabalho.
Um Grande Abraço a Todos…!
19:35 em 31 de julho de 2010
Jarbas, eu to querendo fazer um curso de sistemas de informação tmb…
será que vc poderia me dar uma previa, um resumo de como é o curso.
abraços
3:04 em 12 de agosto de 2010
Jackson…
Tenho 18 anos e gostaria de saber, entre qual seria melhor, bacharelado em SI, ou tecnologo em Anásile de Sistema? E qual a diferença entre os dois? Ou os dois são o mesmo curso? Pq Analise de Sistema são 2 anos de curso, e SI são 4 anos?
Também eu gostaria de futuramente ser um especialista na área de TI, mas ainda estou procurando em que me especializar. Gostaria de algumas recomendações.
E lembrando q quero lhe agradecer pelas respostas, e lhe dar meu parabéns.
15:12 em 17 de agosto de 2010
Boa tarde caro Jackson Caset, estou a fazer a prova para vestibular e entrar no curso de sistema de informação, foi uma díficil escolha vendo que existem outros nomes na aréa de informatica que mudam pouca coisa nos cursos( ou cadeias como dizem), gostaria de saber se para me tornar um programador( 2º explicações de um primo meu melhor aréa da informatica apesar dele não estar nesse seguimento) o melhor seria mesmo sistema de informação e depois de formado qual o seguinte passo a ser tomado, desde já o meu muito obrigado.