Você conhece Steve Paul Jobs?

Estive lendo no site do Sidney Rezende um artigo onde ele comenta sobre as 9 criações de Steve Jobs que contribuiram para a revolução da informática nos últimos 30 anos.

Pergunto: Você conhece alguma das 9 criações? Você sabe quem é Steve Jobs?

Audacioso, polêmico e competente.

Assim podemos resumir o homem que mudou a história da informática com suas ideias criativas e inteligentes.

Filho adotivo, pai de 4 filhos, conhecido e reconhecido como fundador da revolucionária Apple Computer, Steve Paul Jobs passou por altos e baixos em seus 30 e poucos anos de carreira.

Já explorou falhas no sistema telefônico da AT&T, onde ele e seu companheiro Steve Wozniak faziam ligações ilegais de longa distância gratuitamente.

De 1976 à 1984, lançou 3 gerações de computadores da companhia, chamados de Apple I, Apple II e Apple III.

Em 1984, revolucionou o mercado de computadores lançando o Macintosh e levando a Apple a ser considerada a empresa mais inovadora no ramo de tecnologia.

Já foi acusado de espionagem industrial quando lançou o MAC OS, sistema operacional padrão nos computadores da companhia, após ter visitado uma importante divisão de pesquisas da Xerox Corporation e ter visto o sistema operacional da mesma.

Em 1985, foi forçado pelo conselho administrativo a sair da Apple, empresa que ele mesmo fundou. Na ocasião, vendeu todas as ações que tinha da Apple ficando apenas com uma para que ainda pudesse participar das reuniões de acionistas e ficar por dentro das estratégias da companhia.

Logo após, fundou a NeXT Computer que era especializada na criação de computadores avançados. A venda de equipamentos não foi tão bem sucedida, mas o sistema operacional que completava o equipamento chamado de “Mach” e que utilizava a interface gráfica denominada de NeXTStep, ficou famoso por sua facilidade de uso e beleza.

Em 1986, comprou a The Graphics Group que foi renomeada como Pixar Animation Studios e que ficou famosa por filmes totalmente animados via computador, tais como: Toy Story, Vida de Inseto, Monstros S.A e Procurando Nemo. Hoje, ao lado da Dreamworks, é o maior estúdio de filmes animados do mundo.

Entre 1996 e 1997 acontece o retorno do gênio. A Apple Computer, fabricando um novo sistema operacional, compra a NeXT Computer de Steve Jobs para utilizar a plataforma NeXTStep. Jobs volta a companhia e a salva de uma possível falência em 1998 introduzindo no mercado o marcante iMac que possuia design em plástico translúcido colorido e com a filosofia do tudo-em-um.

Após o sucesso de vendas do iMac, Jobs lidera uma nova revolução: a de refazer o MAC OS juntando a estabilidade e poder da plataforma UNIX com a beleza e praticidade do MAC OS. Em 2001, nasce o maravilhoso Mac OS X.

Com o sucesso do iMac, a Apple decreta a morte das cores e estilos padrões dos PC’s, passando a ser referência mundial no design arrojado de equipamentos de informática.

Jobs está no livro dos recordes por ter o menor salário de um CEO no mundo, apenas $1 (um dólar) anual.

Em 2003, sob o comando de Jobs, a Apple lança o iPod, um tocador de MP3 que ficou famoso no mundo todo por sua leveza, praticidade, modernidade e simplicidade.

Em 2004, Jobs é submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas, que para felicidade de todos, foi bem sucedida. Desde a cirurgia, a saúde de Jobs é especulada e pouco tempo atrás uma péssima notícia foi lançada: Steve Jobs havia enfartado. A notícia foi desmentida pela assessoria da Apple e pelo próprio Jobs que continua até hoje “firme e forte” à frente da Apple. Para se ter uma ideia, até mesmo um obituário incompleto de Jobs ja foi encontrado na internet, é mole?

Em 2006 a Walt Disney Company comprou o estúdio Pixar numa operação de $7,4 bilhões fazendo de Jobs um dos membros do conselho administrativo e o maior acionista individual da Disney, tendo 7% do capital da empresa.

Finalmente em 2007, alguns quilos mais magro e com novas especulações sobre sua saúde, Jobs lança um dos portáteis mais cobiçados do mundo, o iPhone. Smartphone controlado por toque, com tela grande, com poderosos aplicativos e com design magnífico, o iPhone se tornou febre entre os apaixonados por tecnologia. Tal febre impulsionou o mercado do gênero, tanto que atualmente já existem aparelhos à sua altura de fabricantes como Nokia, Samsung, LG e outros.

Hoje, Jobs tem uma fortuna estimada em 6 bilhões de dólares e ja é considerado um dos imortais da era computacional.

Assista o vídeo abaixo e saiba mais da própria boca de Jobs num discurso durante uma formatura em Stanford.

Ufa! A pesquisa foi grande e o conhecimento que adquiri também. É interessante procurar referências para nossas carreiras, assim, podemos ter uma base para nossas ações e reações perante o mercado.

Gostaria de colaborar com algo que não foi comentado? Discorda de alguma coisa? Comente!

Espero que possam tirar algum proveito.

Update: Jobs perdeu alguns quilos em 2008 e não em 2007 como foi passado anteriormente. Ele decidiu no dia 5 de janeiro de 2009, dia em que a Macword Expo iniciou, falar com a comunidade Apple sobre os rumores acerca de sua saúde. Veja a carta que ele enviou a comunidade.

24/08/2011: Jobs abandona seu posto de CEO da Apple para cuidar de seu já frágil estado de saúde.

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!