Apresentando o Big Linux: O “sucessor” do Kurumin

biglinux-1Recentemente o Jackson postou um vídeo onde pessoas estavam usando o KDE 4.2 achando que era o Windows

Gosto dessas “peças” que o povão prega. O Linux está caminhando em passos largos para uma realidade em ambientes desktops, obviamente não é o “casamento do século” e isto inicialmente atinge geeks, curiosos (o que seria da ciência se Einstein não fosse curioso?) e instituições governamentais… se você não simpatiza e nem quer simpatizar com o mundo Linux, continue “pagando” sua licença de software e seja feliz :-).

Quem não conhece o Kurumin? Talvez a distro Linux brasileira mais famosa, uma iniciativa estupenda do Carlos Morimoto… que infelizmente “bateu as botas” (a distro, não o Carlos). Até tentaram fazer uma espécie de fork e mantê-lo como “Kurumin NG” mas não houve sucesso.

Tive bons e maus momentos com o Kurumin, se não me falhe a memória foi a primeira distro que eu usei realmente. Foi a primeira distro que me fez perder algumas horas compilando drivers (malditas PCchips) e aplicações. Hoje utilizo o Ubuntu Linux… mas o Kurumin tem um lugar especial nas minhas lembranças.biglinux-2

Morimoto recentemente vem “apadrinhando” uma distro chamada Big Linux, e que tem tudo para ocupar o espaço do Kurumin no coração dos “linuxers” brazucas… esta distribuição é focada na FACILIDADE (talvez o argumento mais defendido pelos usuários Windows), mas isso não desvirtua suas raízes do Unix (estabilidade, segurança, escalabilidade, etc). Outra boa notícia para os usuários Windows que tem interesse em migrar para Linux: é uma distro que já vem pré-configurada para suportar as principais aplicações do SO através do Wine. Mesmo sendo uma derivação do Kurumin, ela também tem “heranças” do Knoppix, podendo utilizar os repositórios de pacotes do Ubuntu e também na forma de live-cd (pois experimentar não tira pedaço).

biglinux-3E agora?! Você tem um sistema fácil como o Windows, que suporta as principais aplicações do Windows (Photoshop, Corel, etc) em um sistema seguro, estável, prático, leve e extensível como Linux… e que roda com metade da memória exigida pelo Vista, com a beleza indiscutível do KDE…

Até a próxima…

Klaus Peter Laube

Mais artigos deste autor »

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ). Desenvolvedor Web de longa data, apaixonado por Python e defensor dos padrões Web. Escreve quando pode no http://www.klauslaube.com.br.


25 Comentários

Jackson Caset
1

Poxa, parece tão fácil criar um SO né…hehehe..Ta saindo distro de tudo que é lugar, de tudo que é jeito…
Essa Big Linux, parece-me ser realmente muito interessante. Vamos ver se vinga.
abraço

Klaus Peter Laube
3

Com certeza…. achei muito triste a “morte” do Kurumin, um projeto muito simpático e que me rendeu uma entrada mais amigável no mundo Linux… não fiz nada pelo projeto… simplesmente esperei vingar ou morrer… quem sabe não consiga ser útil para a Big Linux pelo menos propagando a informação sobre a sua existência…

MKLEBER
4

Bom, o que ocorre com o BigLinux é que ele não é uma distro recente, como o excelente artigo já demonstra ele está na versão 4.2 e em vias de receber a versão 5.0 até o meio do ano (os desenvolvedores) estão trabalhando a pleno vapor nisso.
O BIGLINUX já alcançou a maturidade e sim já vingou! o que ocorre é que com a imprensa dando enfoque às gringas ubuntu, fedora e a meio-a-meio mandriva, (todas com grande equipe e destaque), ficou pouco divulgada a nossa brasileirissima BIG, que nada tem a dever às demais, mas pelo contrário, conta com muitos scripts e recursos que a deixam extremamente fácil de usar, e muito atraente.
O desempenho é notável, os programas mais famosos e necessários já vem prontos para instalar, e para quem ainda tem saudades do Windows, é possível rodar o WINE que está customizado para rodar grande parte dos programas do windows dentro do ambiente Linux.
Para quem nunca usou Linux e morre de vontade de tentar a oportunidade é agora! basta baixar, de graça é claro o iso do site oficial (http://biglinux.com.br/) , queimar uma mídia e pronto, você terá um LIVE-CD para utilizar, ou seja, um cd que não precisa ser instalado, bastando dar boot por ele, para ver a interface amigável e os programas do BIG !
Para quem tentou usar ou usa outras distros, vale a pena dar uma olhadinha e comparar, eu garanto que a facilidade de uso, os recursos e o suporte da comunidade (big fórum) valem a pena.
Com certeza, o BIG veio para se tornar a distro mais querida do Brasil e dos países de língua portuguesa…
Boa sorte a todos, e quem tiver dúvida pode postar no http://biglinux.com.br/forum/ (bigforum) que será muito bem respondido, pois o intuito é fazer uma comunidade forte que abraça a todos, tanto o usuário que nunca experimentou outro sistema, quanto o mais hardcore!

Catimbau
5

O big linux está fazendo história no Brasil, como a distribuição que dará continuidade dos potenciais Brazucas em linux.
Agora a espera de sua distribuição numero 5, irá com toda certeza ser o sucessor do Kurumin, o que já vem acontecendo no seu dia a dia.

Ric4rdo
7

O Big Linux não pára de crescer. E isso não é apenas devido ao falecimento do Kurumin, e sim devido a competência de seus desenvolvedores que criaram um sistema fácil de usar e configurar, com um ótimo reconhecimento de Hardware. Além de tudo isso, o Big conta com um fórum super ativo que o deixa a vontade para discutir sobre os mais variados assuntos. Um ligar realmente aconchegante, que o faz se sentir em casa!

Klaus Peter Laube
8

@MKLEBER
Obrigado pela participação! Com certeza o Big Linux já é um sucesso e tem de tudo para crescer ainda mais…
@Catimbau
Com certeza… estou ancioso por este lançamento. Quem sabe não troco o Ubuntu por uma distro “made in brazil”?
@34129xt
As vezes temos que ser irônicos…

Klaus Peter Laube
9

@Ric4rdo
E pelo que tô vendo tem uma comunidade apaixonada :-). O suporte por fórum, a ajuda dos mais entendidos na comunidade… é vital para a disseminação da distro. Achei ótimo o fórum, e se alguém ou alguma empresa pegar pesado no suporte ao Big Linux, quem sabe terminais Windows não venham a ser substituídos?! (oras… posso sonhar!?)

Klaus Peter Laube
11

Bom Jackson… os seguidores do Big Linux vão querer fritar meu fígado agora (srsrsrsr), mas acho o Ubuntu uma distribuição fantástica e muito fácil de usar. Eu notei teu interesse no KDE, e talvez você queira instalar o Kubuntu (Ubuntu = ambiente Gnome; Kubuntu = ambiente KDE). Você pode baixar o Ubuntu e depois instalar o kubuntu-desktop ou baixar diretamente o Kubuntu…
Mas… é uma questão de gosto… pois como as duas tem “traços” do Debian são até semelhantes. Para não gerar polêmica… aconselharia que você fizesse testes com os respectivos live-cds. Mas não vejo problema nenhum em começar no Linux utilizando a Big Linux, até por ser belo e fácil.

Rodrigo Zimmermann
12

Eu utilizo o Biglinux, é certamente a distro que melhor me atende nas minhas necessidades. Os desenvolvedores ainda não lançaram a versão 5 porque estavam esperando o KDE4 amadurecer.
Agora o KDE4 amadureceu e o Big 5 está em desenvolvimento, em março vai estar disponível o primeiro beta.
A diferença entre o Biglinux e outras distros é que o Biglinux é big!

Catimbau
13

O Big Linux hoje é a melhor distribuição nacional.
O seu fórum é um dos melhores das américas, tendo usuários de vários paises da América Latina e Europa.
Sua leveza, faz do Big ser muito rápido ,mesmo em live-cd, recomendo a todos e quem usa sempre pede um cd/dvd amais, para das aos amigo e familiares.
Um abraço

Catimbau
14

Olha Klaus, te garanto que serás muito bem recebido pelos usuários e membros do Big. O fórum do Big Linux, é diversificado, usuários iniciantes, ex-usuários de outros sistemas operacionais, mas o que irá chamar a sua atenção, é o respeito que os mais “antigos” tem pelos membros que buscam uma ajuda ou até mesmo uma simples opinião de “Qual impressora Comprar?”
Assim meu amigo Klaus e Jackson Caset, tuas experiências e conhecimentos sobre o linux, lá são muito valorizadas, talvez não financeiramente, mas aquilo de maior valor neste mundo, que não tem preço, que é ganhar um amigo.
Um abraço do catimbau

Klaus Peter Laube
15

@Catimbau
Obrigado pelo convite Catimbau. Podes ter certeza que a partir de sua versão 5, o Big Linux terá um novo usuário ativo.
Acho que qualquer um que esteja envolvido com o ambiente Linux não espera retorno financeiro… o prestígio, reconhecimento e sabedoria são coisas que não tem preço!

Clinux
16

Caro Klaus, é gratificante ver o Big linux causando essa expectativa, pois seus desenvolvedores se aplicam muito com o objetivo de torna-lo (para mim, já é) uma opção real para usuários iniciantes e avançados. Certamente muitos usuários “ralaram” para se adaptar ao Kurumin ( comigo foi na versão 5 ) e muitos outros nem se arriscavam, sem falar nas outras distrus que exigiam mais dos usuários e por isso afastavam o interesse em geral, e isso é fato, porém as coisas mudam e o Big está aí para provar isso. Para quem ainda tem dúvida… “Experimenta”.
Abraço a toda comunidade Linux
Clinux

Klaus Peter Laube
17

@Clinux
Exato… “prove e comprove”.
Meu interesse no Big é muito mais do que usual. Acho que por ser um distro nacional, as chances de eu me tornar um colaborador “assíduo” são melhores. Também trabalho com consultoria em SF e o Big parece uma opção mais “suave” para usuários NOT-UNIX.

Ric4rdo
18

Fico muito satisfeito em ver diversas pessoas se interessando pelo Big Linux que eu uso há quase um ano w não troco por nenhum outro sistema! Não sou desenvolvedor, e nem ganho nenhum retorno financeiro promovendo o Big. Tenho apenas a satisfação de ver que outras pessoas, assim como eu, também estão descobrindo esse sistema, e percebendo que o Linux pode sim (e com certeza é!) ser mais fácil, mais leve, mais customizável, mais seguro (quanto a isso não há duvidas) que o Windows.

Fernando
19

O Big Linux é realmente a melhor distro nacional: faltam adjetivos para elogiá-la, contudo, se você que ela tenha um visual bonito (como o que eu uso na minha máquina), ela é um pouco pesada, mas hoje em dia os hardwares também estão mais potentes…
Creio que o tão aguardado Big 5 não sai por 2 motivos:
– KDE 4 hiper pesado (Gnome do Ubuntu 8.10 tão leve como o Vista)
– O Kernel usado no Ubuntu 8.10 não está compatível com os softmodens
Enquanto a versão 5 não chega vale realmente a pena experimentar ou usar no dia dia (como eu) o Big 4.
http://www.biglinux.com.br

Klaus Peter Laube
20

@Ric4rdo
Se a maioria dos usuários de informática no mundo tivessem o seu perfil… o mundo seria uma lugar melhor com certeza.
@Fernando
Com certeza o KDE exige mais máquina, mas em compensação eleva a experiência de uso para um patamar que o Gnome talvez não alcance. São dois ambientes com objetivos diferentes… KDE quer ser “lindo”, Gnome quer ser “rápido”. Prefiro indubitavelmente o Gnome, mas o KDE nos últimos tempos tem conseguido chamar minha atenção.

Rick
22

Realmente o Big Linux tem tudo para ser o grande sucessor do Kurumin! Espero que a dustribuição possa ter muiti apoio das pessoas para não ter o triste fim que aconteceu com o Kurumin.
Abraços

Cristiano Costa Maia
23

Bom com um dos desenvolvedores do Big Linux, a demora em lançar o Big Linux 5,
deve-se ao fato de nenhuma versão do Kde 4.4 não ser usável…
Porem com o lançamento recente do Kde4.4 as coisas começaram a melhorar.
Aos que choram a o fim do Kde3.5 infelizmente ele se foi (eu prefiro ele ao Kde4.x)
Mas nos resta trabalhar em cima do que existe Kde4.x
outra coisa que atrasa o lançamento do Big Linux 5 é que o mesmo esta sendo desenvolvido
do zero, não sem reaproveitar nada do Big Linux 4.2 já o novo painel de controle é feito por uma
ferramenta nova BigbashView.
Sem contar o fato da nossa equipe de desenvolvedores ser pequena…
atenciosamente
Cristiano Costa Maia – Big Linux

Cristiano Costa Maia
24

retificando o texto…
Bom com um dos desenvolvedores do Big Linux, a demora em lançar o Big Linux 5,
deve-se ao fato de nenhuma versão do Kde4 até 4.3 ser usável…
Porem com o lançamento recente do Kde4.4 as coisas começaram a melhorar.
Aos que choram a o fim do Kde3.5 infelizmente ele se foi (eu prefiro ele ao Kde4.x)
Mas nos resta trabalhar em cima do que existe Kde4.x
outra coisa que atrasa o lançamento do Big Linux 5 é que o mesmo esta sendo desenvolvido
do zero, não sem reaproveitar nada do Big Linux 4.2 já o novo painel de controle é feito por uma
ferramenta nova BigbashView.
Sem contar o fato da nossa equipe de desenvolvedores ser pequena…
atenciosamente
Cristiano Costa Maia – Big Linux

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!