Instalando Ubuntu via Windows com Wubi

Olá Pessoal,

Meu amigo Jackson, grande blogueiro aqui do Profissionais TI, veio com uma pergunta esta semana se eu tinha um CD do Ubuntu pra emprestar, pois ele queria testar este S.O (muito bom por sinal) para utilizar no seu trabalho, no lugar do Windows.

Jackson e caros leitores, pra quem pretende substituir o Windows pelo Linux e quer ter um período de adaptação antes de fazer isto ou não pretende formatar seu micro antes de ter certeza do que está fazendo, aqui vai uma dica muito interessante, você pode instalar o Ubuntu via Windows. É isso mesmo, via Windows!!!

Wubi - Ubuntu Installer!Isto pode ser feito com o Wubi, você instala este software no windows, e com um CD de instalação do Ubuntu faz a instalação do mesmo como um programa qualquer. O Wubi irá criar um dual boot “virtual”, vamos dizer assim, e quando você iniciar sua máquina você poderá escolher entre iniciar o Ubuntu ou o Windows.

Sou um pouco suspeito para falar do Linux, pois sou um grande apaixonado por este sistema operacional. Realmente vale a pena conferir. Utilizo o Ubuntu desde sua versão 5 no meu trabalho.

Utilizo Vmware, Eclipse, Mensageiro, Open Office, cliente de e-mail, Ferramentas da IBM entre outras. Os dispositivos são reconhecidos sem problemas. A grande vantagem para mim do Ubuntu é sua praticidade e velocidade. Quem está na dúvida, vale á pena conferir!!

Abaixo um manual de instalação do Ubuntu via Wubi: http://compdicas.kabunzo.com/2008/09/29/wubi-como-instalar-o-linux-sem-mexer-no-windows/

Site para download do Wubi: http://wubi-installer.org/

Download CDs do Ubuntu: http://www.ubuntu.com/getubuntu/download

Emerson Dorow

Mais artigos deste autor »

Experiência de 10 anos na área de TI. Coordenador de suporte de serviços de infraestrutura e cloud computing. Mantenedor do site http://www.governancadeti.com.

Certificado em ITILv3 Intermediate, Cobit v4.1 Foundation, HDI-SCM, Linux Professional Institute (LPI) Nível 1 e IBM Tivoli Monitoring Deployment V6.2 Professional. É graduado em Sistemas de Informação pela Uniasselvi Blumenau e pós-graduando em Governança de TI pelo Senac Florianópolis e MBA em gestão de TI pelo INPG.

Entusiasta de assuntos relacionados a gestão de serviços em TI, governança de TI, Gestão de Projetos, liderança, gestão de equipes e negócios.


22 Comentários

Emerson
4

Interessante pra quem tem dual boot na máquina. Se você instala o ubuntu em uma partição e tem o xp ou vista na outra, o ubuntu irá lhe perguntar em algum momento se deseja carregar o perfil do seu usuário no windows. Fazendo o boot via live-cd você tem a opção de instalar o ubuntu clicando duas vezes no ícone “Install”, enquanto instala o Ubuntu, você pode navegar na web, utilizar o mensageiro instantâneo e até escrever um texto no Open Office. O Ubuntu é realmente show.!!!! Em abril irá sair a versão 9.04!!!

Anderson
9

Prezados,
E aeh? Que impressão tiveram do Wubi?
Estou com um segundo e novo HD de 1T particionado, com lugar reservado para o Ubuntu. Queimei o CD ISO, mas na hora de instalar, um erro no CD foi acusado.
Meses atrás tentei instalar o Ubuntu na maquina de minha mae, e uma falha ocorreu na hora de instalar o GRUB ( O ubuntu tah lá, inacessivel! rs)!
Putz, via CD comigo nao tah rolando!!!rsrs
Com o Wubi, o Ubuntu roda com a mesma qualidade??
Estou na pressa, acho que nao vai dar tempo de esperar resposta!
Vou encarar este Wubi.
Abs,
Anderson

Jackson Caset
10

@Anderson,
Eu sou novato em Linux e optei pelo Ubuntu com instalação via Wubi. Pra mim ficou bacana, porém, já ouvi dizer que a performance cai bastante…aí realmente alguém mais craque poderia dizer algo mais certo.
Obrigado pela participação. Abraço!

AndersOn
11

Oi Jackson,
Tentei instalar o Wubi, mas o raio do windows nao permitiu eu rodar o programa!
Gravei novo CD .ISO isto após a chateação de reinstalar o Win Xp , tentei instalar o Ubuntu em um dos meus HDS(2) segui o passo-a-passo do Cd, mas no final, o Dual Boot nao aconteceu! Pesquisei em foruns, e me parece que o grub configura com mais facilidade o Dual Boot quando os sistemas operacionais estao instalados num mesmo HD:
Na maquina de minha mae, apenas um HD, consegui instalar o Ubuntu finalmente, atraves do Dual Boot,
mas eis que um novo problema surgiu: o Ubuntu nao detectou a melhor configuração de video do bacaninha monitor multimidia AOC 15″, deixando-o com uma baixa resolução, que muito prejudica a utilização do sistema! Fui lah pesquisar novamente, e vi que serah bem complicado configurar esta resolução(descobrir codigos, entrar no painel de configuração, etc)
Nesta hora o Linux complica, exigindo conhecimentos de programação. O que eh um atraso para um cara como eu, que atua na seara caotica da criação artisitca, onde a potencia de uma ideia, muitas vezes prevalece sobre a tecnica.
mas respirei fundo, fui lá:
Comprei um livrinho “Ubuntu- guia pratico para iniciantes” de um tal de Marcellino, e o livro em nada me ajudou para resolver a configuração do Grub e resolução do monitor. Visitei o foum oficial do Ubuntu-BR, tb nada. Entrei para lista de discussao Linux da Uerj, ninguem respondeu minha mensagem…
Talvez os nobres tecnologos-programadores considerem por demais rasteiras minhas singelas duvidas de configuração.
Desta forma, fica dificil o Linux ampliar a fatia de 1% de presença nos PCs, contra os nefastos 88% da microsoft.
Abs,
AndersOn

Jorge Augusto Duraes da Silva
12

Olá colega!
Sou Jorge e trabalho há algum tempo com informática. Estou bastante interessado em usar o Ubuntu mas não consigo roda-lo no meu PC. Já instalei pelo Wubi criando um dualboot. Escolho o Ubuntu beleza, mas em um determinado momento a tela emite uma mensagem “sinal fora de faixa” e logo em seguida fica standerbay. Gostaria muito de usar o Ubuntu e me livrar de vez com o Ruindows (Windows). Peço que me ajude. Obrigado!

CVOD
14

ola!
como se desinstala o ubuntu???
um colega instalou o ubuntu, depois desinstalou(nao sei como), agora quer reinstalar e nao consegue…
Queria saber como posso resolver esse problema.
Sou tecnico de informatica, mas nao saco muito de linux.
obrigado!

Sérgio Junior
16

Baixando…
Estou querendo instalar o Ubuntu faz tempo. Este software vai facilitar bastante as coisas.

mauro goncalves
17

Bom dia.
Alguem ja instalou o ubuntu via wubi e depois instalou apache/php/mysql?
Obrigado

natanael correia
18

nao estou conseguindo instalar o ubuntu esta dando esse erro c:\docume~1\admini~1\config~1\temp\wubi-12.04-rev265.log e nao sei oq fazer! alguem pode me ajudar? porfavor!
[email protected]

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!