Livro: Caindo na Real – 37Signals

Getting Real - Blackbook!Ola pessoal,

Estive dando uma olhadinha rápida no meu iGoogle e encontrei algo que eu não tinha ouvido falar ainda e que me prendeu a atenção.

Trata-se de um post no site http://www.profissionaisdeweb.com no qual eles apresentam a versão português do livro Getting Real – Caindo na Real da empresa 37Signals (famosa por aplicativos online de gestão de projetos como o Basecamp).

“…Caindo na Real é a maneira que se encaixa idealmente para software baseado em web. O modelo convencional de entregar software em uma caixa e então esperar um ano ou dois para entregar uma atualização está desaparecendo. Diferente de software instalado, aplicações web podem evoluir constantemente de maneira diária…”

Li em 15 minutos alguns trechos e posso lhes garantir que é uma ótima leitura para programadores/analistas e empreendedores do mundo web.

Abaixo transcrevo um trecho em especial que fala sobre contratações na área de tecnologia.

Julgue potenciais contratações de tecnologia em contribuições open source

Nivel de paixão
Por definição, envolvimento em projetos open source requerem um nível mínimo de paixão. Se não, porque outro motivo a pessoa perderia tempo na frente de um monitor? O tamanho do envolvimento em movimentos open source mostra quanto um candidato realmente se importa com programação.

Lendo este trecho lembrei-me de um cara que já foi meu aluno e que hoje eu o admiro muito pelo crescimento que vem tendo: o nome dele é Klaus Peter Laube.

O Klaus é programador e indiscutivelmente adepto ao software livre.
Agora você pode se perguntar: o que esse cara tem a mais que o Jackson lembrou dele? Simples: Paixão. O Klaus seria um cara que eu contrataria de imediato para trabalhar em minha empresa simplesmente por ter paixão pelo que faz. Ele não espera somente resultados financeiros, mas sim, sente prazer em simplesmente programar e aprender. Essa é a essência de um bom profissional.

Leia alguns dos posts dele e você vai entender do que estou falando:

Claro que não poderia deixar de mencionar grandes amigos que também são apaixonados pelo que fazem, são eles: Junieh Byegmann, Emerson Dorow, Djone Kochanski (grande mestre da faculdade), Marco Aurélio Neuwiem, Lyara Apostólico, Alex Prado, Leila Beatriz Berns e outros não menos importantes.

Você que esta pensando em mudar de área, aprender coisas novas e adentrar no mundo da TI, tenha somente uma coisa em mente: você deve gostar e se sentir bem ao trabalhar com tecnologia. Não venha pensando que ganhará rios de dinheiro em pouco tempo. Os que ganham “rios de dinheiro” (ou que no mínimo ganham bem) são os que se empenham muito, amam suas profissões e que se dedicam para cultivar esse amor.

Leiam o livro aqui e se acharem interessante, deixem seus comentários a respeito.

Até mais!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


3 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!