Atualizando o Ubuntu da versão 8.10 para 9.04

Olá pessoal,

Ontem postamos aqui a notícia da nova versão do Ubuntu e hoje já coloco á disposição o procedimento para a atualização do mesmo.

Lá vai:

Para o upgrade ocorrer, faz-se necessário que todas as atualizações do Ubuntu 8.10 estejam aplicadas, caso contrário não irá aparecer a mensagem “Nova versão Ubuntu 9.04 Disponível”.

Pressione alt + F2.
Digite o comando “update-manager -d” sem as aspas.

Atualização Ubuntu - Parte 1!

Quando o update-manager abrir irá aparecer a opção “New distribution release 9.04” ou “Nova atualização 9.04 disponível”. Clique em atualizar.

Atualização Ubuntu - Parte 2!

Na tela abaixo pressione novamente o botão “Atualizar”.

Atualização Ubuntu - Parte 3!

Iniciando download de alguns arquivos…

Atualização Ubuntu - Parte 4!

Atualização Ubuntu - Parte 5!

Atualização Ubuntu - Parte 6!

Assim que a tela abaixo aparecer…

Atualização Ubuntu - Parte 7!

Clique em iniciar atualização para que os pacotes, de cerca de 870MB, sejam baixados e instalados.

OBS: Durante o download dos pacotes o processo pode ser cancelado, porém, durante a instalação propriamente dita, o cancelamento do processo pode trazer grandes problemas. Portanto, tome cuidado 🙂

Divirtam-se!!!

Emerson Dorow

Mais artigos deste autor »

Experiência de 10 anos na área de TI. Coordenador de suporte de serviços de infraestrutura e cloud computing. Mantenedor do site http://www.governancadeti.com.

Certificado em ITILv3 Intermediate, Cobit v4.1 Foundation, HDI-SCM, Linux Professional Institute (LPI) Nível 1 e IBM Tivoli Monitoring Deployment V6.2 Professional. É graduado em Sistemas de Informação pela Uniasselvi Blumenau e pós-graduando em Governança de TI pelo Senac Florianópolis e MBA em gestão de TI pelo INPG.

Entusiasta de assuntos relacionados a gestão de serviços em TI, governança de TI, Gestão de Projetos, liderança, gestão de equipes e negócios.


19 Comentários

Klaus Peter Laube
1

Belo post Emerson… mas não tenho boas experiências com atualização de versões. Atualizei meu ubuntu 8.04 para o 8.10, claro que tinha um renca de coisas (XFCE, KDE, GNOME, JDK da Sun, OpenJDK, Python 2.5/2.6/3, etc.), mas o resultado final foi sofrível… alguns programas simplesmente pararam de funcionar, e lá fui eu instalar (testar) o OpenSuse 11.1 já que meu “novo” Ubuntu 8.10 estava praticamente “inutilizável”.
Particularmente prefiro fazer um bk, formatar o micro e instalar a ISO da nova versão.

Emerson
2

Klaus,
Já fiz algumas atualizações também e nunca tive problemas em aplicações, poém já aconteceu de meu Ubuntu não bootar mais. Mas aí recorri a alguns fóruns e consegui solucionar meus problemas… : P
Um abraço..

Emerson
3

Olá pessoal,
Minhas primeiras impressões sobre o ubuntu 9.04 são muito boas. A atualização foi tranquila e sem problemas. O boot realmente ficou mais rápido e as notificações muito bonitas e agradáveis…..recomendo a todos ao menos baixar o live-cd em http://www.ubuntu.com e fazer um deste cada vez melhor S.O.
Abraço á todos!!!

William
4

Aqui fudeu… atualizei e nao sai mais som e nem funciona mais o cubo =( to tentando arrumar ainda

cappolako
5

Olá companheiro! poderia me dar uma ajuda..
fiz todos os passos e apareceu uma janela com a seguinte mensagem:
A atualização está interrompida. Por favor verifique sua conexão com a internet ou mídia de instalação e tente novamente. Todos os arquivos baixados até agora estão mantidos.
abaixo apareceu ainda:
Failed to fetch http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/libc/libcaca/libcucul0_0.99.beta16-1_all.deb 404 Not Found [IP: 200.17.202.1 80]
sendo que minha conexão com a internet manteve a mesma e todas as atualizações foram feitas antes de instalar a nova versão
poderia me ajudar? obrigado

Susy
7

Olá, estou querendo atualizar o meu ubuntu 8.04 mas já demorei muito e não vejo diferença, porém sempre há uma mensagem dizendo que tem “X” a ser atualizado e “X” a ser instalado, então volta ao procedimento novamente… Todas as vezes que o meu gerenciador de atualizações abre ele trava e fica pensando. Sinceramente não tenho idéia do que fazer, tentei esta forma do Alt+F2, mas nem abriu. Não entendo muito dos comandos do Linux pelo console ou shell mas creio que não tenha feito nada de errado. Podem me ajudar… Obrigada!

Emerson Dorow
8

Olá Susy!!
O ubuntu tem esta característica mesmo, enquanto você não atualiza o update manager fica iniciando quando você liga seu computador. Talvez para alertar o usuário de que isto é necessário. Sugiro você fazer todas as atualizações da versão 8.04. Depois de fazer isto irá aparecer o botão para atualizãção para a nova versão. Reforçando, você só poderá atualizar o Ubuntu para a nova versão quando todas as atualizações do 8.04 estiverem aplicadas. Espero ter lhe ajudado. Um abraço!!

ronycleber
9

Olá, alguem poderia me ajudar? Tenho instalado em minha maquina a versão do Ubuntu 8.04, e queria saber se tem como atualizar direto para essa nova versão do Ubuntu 9.10, e como se faz isso?

Emerson Dorow
10

Olá Rony!
Não é possível atualizar \direto\. Você precisa atualizar seu Ubuntu para a versão 8.10 primeiro, depois para a 9.04 e 9.10 respectivamente. Ou mesmo reinstalar o sistema operacional já na versão nova. Para as atualizações, você pode seguir este post, pois para todas as versões deve ser igual. Lembrando que você irá precisar sempre estar com um certo de nível de atualização de versão para passar a próxima. Espero ter lhe ajudado.
Abraços!
Emerson

Juliana
11

Boa tarde.
Fiz ontem a atualização para o Ubunto 9.04 diretamente pelo Gerenciador de Atualizações. Ela segiu normalmente, sem nenhum tipo de problema, exatamente como todos os passos das figuras acima.
Porém, após o término da atualização, quando o computador reiniciou, me foi pedido nome de usuário e senha, sendo que em momento algum durante a atualização me foi pedido que estes dados fossem cadastrados. Não consigo entrar no computador se não informar tais dados.
Alguém pode me ajudar??

Lauan
12

O que fazer quando a atualização for interrompida durante a fase de instalação ? Aconteceu comigo e agora o Ubuntu não inicializa mais. Ele diz que não conseguio montar a partição raiz \dev.
Lauan

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!