As 10 distribuições Linux preferidas nos últimos 3 meses

7dias130dias13meses

O site Distrowatch.com faz um interessante acompanhamento do sobe e desce das distribuições de linux através de vários períodos de tempo, e através dela podemos fazer várias análises, principalmente, aquelas distribuições linux que se mantém entre as 10 mais buscadas pelos visitantes do site, num período de 3 meses.

O Ubuntu se mantem absoluto em primeiro lugar, longe de ser ameaçado.

O Mandriva surpreende pela forte ascenção nos ultimos 3 meses… saiu de 6º para o 2º lugar e mantem a tendência crescente, principalmente pelo lançamento da nova versão spring 2009.1.

O Fedora se mostra bem forte e estável em 3º lugar, mas brigando com o Mandriva bem de perto pelo 2º lugar, e com chances reais pelo proximo lançamento da versão 11.

O Opensuse tambem mostra estabilidade e força, mantendo-se entre as 4 mais visitadas. Apesar da tendência de queda, deve sustentar a colocação.

O Mint é outra distribuição forte, que se mantém entre as 5 preferidas, mas com uma tendência de queda nos últimos dias, despencando para o 6º lugar, e ainda ameaçado pelo Debian.

O debian é a última distribuição que podemos considerar como forte, que se mantem entre as que sempre estão em destaque.

Essa são as 6 principais distribuições que podemos considerar como fortes, e devem permanecer na preferencia dos visitantes. Fica claro a diferença entre essas seis primeiras e as demais distribuições… o que existe por trás de cada uma delas.

As outras 4 posições são ocupadas aleatoriamente por distribuições que não tem muita força e não tem como se manter na preferência dos visitantes.

Surpreendentemente o Puppy se manteve ali no final da lista, mas com tendência de queda e deve despencar.

O PCLinuxOS, Arch, CentOS, FreeBSD e Mepis andaram brigando pelas posições finais da lista. O Ubuntu Studio teve um interessante “pico” de preferência, mas deve despencar, e o Sabayon apareceu recentemente com força e com tendência de alta, principalmente devido ao lançamento da sua versão 4.1, mas é daquelas distribuições que apesar de muito boa e bonita, não “pega” na preferência dos interessados em linux e também vai cair logo.

Então, quais serão as distribuições que irão se firmar entre as 10 mais preferidas pelos visitantes interessados em linux?

Arrisco uma – Zenwalk (gnome)… está ótima, e é uma Slackware. Brevemente vou fazer uma análise sobre ela.

Colaboção de Cleber C. Batista – http://www.cleber.eng.br/blog


8 Comentários

Cleber
4

Ok Lusitano, são duas distribuições muito bem feitas, sem nenhum software proprietário, mas ambas são baseadas no Ubuntu. Ou seja, tecnicamente são consideradas Ubuntu. Como o excelente Mint, que uso a varios anos… é Ubuntu também.
Já o Zenwalk é uma Slackware (o linux mais antigo) totalmente amigavel. Poder, beleza, estabilidade e muito facil de usar (gnome). É a minha distribuição ‘titular’ atualmente.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!