Empresas brasileiras investem 6% do faturamento em TI

É a TI ganhando cada vez mais força no mercado. O que está esperando pra se tornar um PTI? 🙂

As empresas brasileiras investiram, em média, 6% do faturamento líquido em TI no ano passado, informa o IT Web, citando análise de Fernando Meirelles, professor do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

Segundo ele, as empresas que mais investem em TI – setor que cresce a uma taxa anual de 8% e já responde por 7% do PIB nacional – são as de serviços, canalizando 8,5% do faturamento para esta área. Em 2009, a tendência é que estas companhias evoluam um ponto percentual nestes investimentos, conforme o analista.

Já a indústria e o comércio aplicam, em média, 4% e 2,7%, respectivamente, de seus rendimentos em TI. A previsão para os dois segmentos este ano é de crescimento na casa do meio ponto percentual.

A vertical de finanças, sob o guarda-chuva de serviços, aparece como um ponto fora da curva. O estudo conduzido por Meirelles contabiliza que tais instituições aplicam 12% das receitas em TI.

O professor acredita em recursos mais substanciosos direcionados à tecnologia pelos bancos no curto prazo, graças aos movimentos de consolidação vividos pelo setor nos últimos anos.

A pesquisa da FGV define o Custo Anual por Teclado (CAPT), indicador utilizado para medir os gastos por máquina, na casa dos R$ 18 mil, em 2008. O montante ficou abaixo dos anos anteriores, mas Meirelles aposta em crescimento desses valores no próximo ano como fruto da informatização.

Fonte: Baguete

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!