Parte 1 – O Perfil do CIO: uma equação!

Olá pessoal,

Vamos falar um pouco sobre o tão “discutido” atualmente: Perfil do CIO, e na segunda e terceira parte do artigo, apresentar uma “equação”.

Geralmente, o que se procura para compor um bom Perfil para um CIO inclui ou considera:

  • Formação: Graduação em Ciência da computação ou Engenharia de software ou Sistemas de informação. E um MBA numa escola renomada.
  • Qualificações e Habilidades: capacidade de liderança, conhecimento do negócio e estratégia, muito mais do que habilidades técnicas.

Se todas essas principais exigências, já não podem ser consideradas pouca coisa, imagine num mundo globalizado onde alguém advindo do mundo da tecnologia tenha também que gerar resultados, enfrentar crises, dificuldades, problemas de comunicação, relacionamento, fazer parte do board da empresa e Alinhar TI ao Negócio. Como?

O que é esse tal de Valor de TI para o negócio? Porque se fala tanto em MBA?
Fico me perguntando, que negócio é esse que inventaram e falam em “Alinhar TI ao Negócio“?

Li numa matéria outro dia, e quero me solidarizar com esse pensamento:

“Curiosamente os cursos de graduação e os MBA’s de TI ainda apregoam o “alinhamento” da TI aos negócios. Se admitimos que alinhar é preciso, admitimos igualmente que andamos em descompasso com a área de negócios e essa é uma equação perversa para a TI que precisa envidar esforços vigorosos para entender o que está se passando e o que dela é esperado”.

Lembrar que não é o CIO, nem tampouco a área de TI, que define o destino ou as diretrizes da organização, mas sim é suporte, apoio à essas decisões, cabendo a TI a busca da melhor tecnologia e gerir o ambiente para atender as “Demandas do Negócio”.

E o quem é esse novo CIO que se procura?

Se estão falando no novo CIO, um perfil mais moderno, e considerando que o CIO não necessariamente precise conhecer as técnicas de TI, mas sim ser um estrategista e deixar a tecnologia para o CTO, o que então esse novo CIO precisa incorporar?

E porque também alguns afirmam que CIO mulher tem mais sucesso no exercício da função?

Levando em consideração que a natureza masculina e feminina tem diferenças viscerais, podemos dizer que sim, porque se complementam, porém eu digo que mais dois ingredientes estão sendo esquecidos, e que podem ser masculino ou feminino.

Vamos tentar, resumidamente, responder essas questões, tão discutidas todos o dias nas mais diversas mídias especializadas no próximo post, aguarde!

Miriam Vasco

Mais artigos deste autor »

É administradora de empresas pela FAAP, com pós em análise de sistemas na FAAP e MBA em gestão empresarial pela FGV.

Mais de 20 anos na área de TI, atuando em cargos executivos desde 1987 em grandes empresas do setor de varejo, indústria, petroquimica, automobilistica e depois assumindo cargos executivos em empresas de consultoria, integradoras e fornecedoras de TI.

Hoje é sócia diretora da MV Systems Consultores Associados participando de vários projetos em Governança de TI incluindo projetos para o SOFTEX, Sebrae, APEX, IBM, Oracle e outros.

Também trabalha em desenvolvimento de canais para a EPOKA Brasil.
Milita na SUCESU SP desde 1988 tendo criado e dirigido vários Grupos de Usuários.

Há várias gestões na SUCESU SP é conselheira e Vice Presidente para várias assuntos como Automação Comercial, Comércio Eletronico, Aplicações e Gestão, Responsabilidade Social e outros.

Foi em 2000 Chairman do Active Store (NRF) para a América Latina e Caribe.

Foi Professora do Mackenzie para matérias como Banco de Dados e Negócios Empresariais nos cursos de extensão de Tecnologia.

Presidente da NEXTi - Organização das Executivas de TI www.executivasdeti.blogspot.com


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!