Crie apresentações para lhe apoiar, não para tomar seu lugar!

Qual o profissional de TI (ou de outras áreas) quem nunca, em sua vida acadêmica e/ou profissional, precisou criar uma apresentação eletrônica e ficou pensando: Qual a quantidade de slides ideal para minha apresentação?

Bom, pra responder estas e outras perguntas, transcrevo abaixo o bom conteúdo de Fernando Andrade, professor, consultor, palestrante e proprietário da empresa Pessoas e Tecnologia.

Afinal, qual o número ideal de slides em uma apresentação eletrônica?

Como assim? Só posso responder essa pergunta se souber quanto tempo dura a apresentação…

Ledo engano! Associar slides a tempo não faz sentido. Já vi uma apresentação de 2 horas onde o apresentador usou apenas… um único slide! E, suspiro, já vi apresentação de 30 minutos onde fui obrigado a aguentar 60 slides. Dois slides por minuto! Adivinha se consegui prestar atenção em todos? Ou em algum?

Um slide é feito para apoiar o apresentador, e não para tomar o lugar dele!!! Há pessoas que insistem em não entender isso. Algumas até deixam por conta dos slides a saudação inicial (primeiro slide: “bom dia“) e o encerramento (último slide: “fim“). Como assim, fim? Se a platéia precisar de um slide para perceber que a apresentação terminou, há alguma coisa errada, concorda?

Em muitos de meus artigos comento que um número ideal de slides fica em torno de 10, independente da duração da apresentação. Este é um bom número, ele inibe apresentações com, digamos, 79 slides (um absurdo total!). Mesmo assim, cada caso é um caso. Vi um vídeo do Seth Godin, um dos mais festejados gurus de marketing, e excelente apresentador, onde ele usa um número grande de slides. Felizmente, com um truque: a maioria dos slides foi criada para ser apresentada rapidamente, em frações de segundo. Muito rápido? Responda você, há um vídeo no YouTube. Você verá que funciona! Comentário: não gostei de vários slides apresentados, mas GOSTEI MUITO da forma de apresentá-los.

Mas afinal, por que as pessoas gostam tanto assim de usar muitos slides em suas apresentações?

  • Para mostrar que conhecem o assunto
  • Para mostrar que se preparam para a reunião
  • Para que a apresentação não fique muito pobre
  • Porque não conseguem escolher os tópicos principais e aí colocam tudo!
  • (o pior motivo de todos os motivos, e – infelizmente – o mais comum) Para não esquecer o que falar!

E neste último caso, como há muitos slides, ou o apresentador se obriga a apresentador tudo, mesmo que o tempo tenha acabado, ou pula vários slides, apertando seguidamente PgDn e dizendo coisas do tipo isso não é importante. A platéia fica com a sensação de enrolação.

Vamos radicalizar: quanto menos slides, melhor! Vamos radicalizar mais: se possível, NÃO USE SLIDES! Conheço excelentes apresentadores que nunca precisam dos tais slides.

Neste ponto do texto você já deve estar pensando que sou contra PowerPoint. Muito pelo contrário!!! Meu trabalho é mostrar às pessoas como criar slides que realmente funcionam, que de fato respeitam o tempo das pessoas – e as próprias pessoas. Umas das regras (!) que mais defendo em minhas aulas é:

Use slides APENAS quando NÃO CONSEGUIR PASSAR SEU RECADO sem mostrar alguma coisa!

  • Sua área criou uma nova embalagem para um produto? Não adianta ficar falando, é melhor mostrar. Em um slide!
  • Você está propondo um novo layout para o departamento? Não fale, MOSTRE!
  • Sua equipe quer mostrar um novo fluxo para a movimentação de materiais dentro da fábrica? Um slide é excelente para isso.

Pensando assim, você conseguirá criar apresentações bastante enxutas e EFICAZES! Seu público agradece!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


4 Comentários

Carlos Eduardo
2

Gostei muito deste post… Bastante relevante para uma área que tem fama de introvertida e tímida na hora de falar em público.
Porém não concordo com o que disse o Klaus, logo no primeiro ano do curso tivemos uma matéria chamada Metodologia Científica que ensinou as normas ABNT, nº máximo de linhas em um PPT, fonte adequada, tamanho mínimo da fonte etc. Hoje no 3º ano ainda tem gente usando fonte 12 no PPT, ou seja, não aprenderam porque não quiseram.
Tomara que leiam este artigo.

Jackson Caset
3

@Carlos,
Realmente tem gente que não se dá conta da importância de se fazer uma apresentação bacana… impactante. Esses que não deram bola para as aulas de Metodologia, com certeza sentirão falta no futuro 😉
Obrigado pela participação!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!