Novo sistema pode revolucionar o combate ao SPAM

SPAM, o legítimo

SPAM, o legítimo

Do Technology Review – Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia (EUA) desenvolveram um sistema capaz de barrar mensagens indesejadas antes que as mesmas atinjam os servidores de e-mail. Batizado como SNARE (sigla para “Spatio-temporal Network-level Automatic Reputation Engine“), o sistema é capaz de identificar as mensagens indesejadas a partir da análise de um único pacote de dados.

Os pesquisadores isolaram uma série de características marcantes que diferenciam o SPAM dos e-mails “normais”. Por exemplo, a pesquisa revela que as mensagens indesejadas costumam vir de “bots” com todas as portas de comunicação fechadas, exceto a porta SMTP (responsável pelo envio de e-mail).

Outra característica interessante: a distância física entre emitente e destinatário também pode sinalizar se uma mensagem é indesejada ou não. Segundo a pesquisa, boa parte do SPAM que trafega pela Internet chega aos destinatários após uma longa viagem — por exemplo, um spammer na China pode disparar mensagens para e-mails de todo o mundo.

Essas e outras características poderão ser utilizadas pelo SNARE (cuja sigla em inglês também quer dizer “armadilha”) para detectar e barrar o SPAM sem a necessidade de intervenção humana, uma inovação que num futuro breve poderá reduzir drasticamente o peso de nossas caixas postais.

Cristiano Rohling

Mais artigos deste autor »

Cristiano Rohling é um geek formado em jornalismo que abraçou a tecnologia como profissão e paixão pessoal.

Vive em Londrina (PR), ama bons livros, cinema e é apaixonado pelos prazeres da boa gastronomia (mas ainda não sabe cozinhar).


2 Comentários

PAULO (NITIVO)
1

Muito boa Matéria!
Muito mais que um simples e-mail. Uma verdadeira ferramenta para melhorar a organização de sua vida totalmente on-line com muita praticidade e simplicidade.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!