Cuidados com a postura podem evitar dores pelo uso constante do computador – Parte 2

Continuação da parte 1…

Postura correta

Abaixo, a fisioterapeuta do trabalho Claudia Wanderck demonstra quais são as posturas corretas para utilização do notebook e do computador tradicional.

Antebraços e pernas

Veja o que é certo e o que é errado no posicionamento do antebraço e das pernas

Alongamentos

Veja alguns alongamentos simples que você pode fazer durante das pausas. Lembre-se! São cinco minutos a cada hora de digitação contínua.

NTEP: empresas devem ficar atentas às determinações do INSS com relação aos funcionários

A partir de abril de 2007, o INSS passou a aplicar o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP). O NTEP consiste no estabelecimento de relação de causalidade, por presunção, entre determinadas doenças com certas atividades econômicas. Cada doença possui um código internacional, conhecido por CID. O mesmo ocorre com as atividades econômicas, que, no Brasil, são classificadas pelo CNAE. Denilson de Paula, sócio do escritório Pabst & Hadlich Advogados, explica as alterações da legislação estão baseadas em análises epidemiológicas. “Constatou-se que certas doenças eram mais freqüentes em trabalhadores de determinadas categorias econômicas”, comenta o advogado. Até então, a concessão pelo INSS do benefício acidentário dependia da emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) pelo empregador.

“Atualmente, apesar de a CAT continuar sendo documento de emissão obrigatória pela empresa, o INSS passou a fazer correlação automática entre a doença e o trabalho”, explica Denílson.

Segundo o advogado, caso o empregador não concorde com o posicionamento do INSS, poderá apresentar defesa, no prazo de quinze dias após a data para a entrega da GFIP. “Por envolver questões multidisciplinares, é recomendável que a defesa seja elaborada com assessoramento da área jurídica e de segurança e medicina do trabalho”, comenta.

Para evitar transtornos judiciais e financeiros com o NTEP, ele lista três orientações que são repassadas aos clientes do escritório: “a primeira é investir, sim, em segurança para o funcionários e medicina do trabalho. O segundo é implantar a ginástica laboral, que além de proporcionar a realização de exercícios dirigidos ainda conscientiza sobre os cuidados posturais e, por fim, realizar inspeções ergonômicas através de visitas de profissionais habilitados para incentivar a mudança de hábitos”.

Continua…

Conteúdo gentilmente cedido por LogLife Fisioterapia de Blumenau/SC.

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!