24 anos desde o Windows 1.0x – A trajetória do SO mais usado no mundo

Versões Windows!Pois é. Lá se vão 24 anos desde que o primeiro Windows foi oficialmente enumerado pela gigante Microsoft.

Apesar de conhecer histórias de que o mérito de construir o sistema operacional mais usado do mundo não é somente de Bill Gates, tenho que parabenizá-lo por ter dado continuidade a oportunidade que teve na época.

Pra quem não conhece (acho muito difícil quem já não estudou isso) abaixo vai um resumo da trajetória do software mais usado e pirateado do mundo.

20 de novembro de 1985 – Windows 1
Apesar de ser taxado somente como um ambiente gráfico para DOS, ele tinha arquivos .EXE que só eram executados por ele, além de aceitar os .EXE para DOS. Era possível abrir várias janelas de programas, mas apenas a janela ativa é que era processada.

1 de novembro 1987 – Windows 2
A interface do Windows 2 seja assemelhava um pouco mais a do Mac, mas ainda era bem mais simples, mas já foi suficiente para a Microsoft ser processada pela primeira vez pela Apple. Nesta versão já era possível a sobreposição de janelas e os comandos maximizar e minimizar começaram a se tornar populares. Também foram implementadas as teclas de atalho que funcionavam em conjunto com a tecla Alt.

1990 Windows 3.0 – 1992 Windows 3.1
O 3.0 foi lançado em 22 de maio de 1990 com uma interface bem mais limpa e com possibilidade de personalização das cores. Foi nesta versão que o Windows realmente ficou famoso. Ele já se tornava na época o SO que vinha de fábrica com os principais computadores. Nesta versão finalmente tivemos acesso a uma interface gráfica para gerenciamento de arquivos. Começava o suporte a unidades de CD-ROM e placas de som.

O 3.1 saiu em 18 de março de 1992, foi quando surgiram as fontes true type e o computador começa a entrar pra valer na era do desktop eletrônico. O famoso jogo Campo Minado também incluído nesta versão e se manteve até a 98.

24 de agosto de 1995 – Windows 95
O Windows 95 foi uma evolução radical em termos de recursos e de interface gráfica. Foi quando surgiu o botão Iniciar e a barra de tarefas. Essa versão foi construída para ser mais amigável ao usuário com o sistema plug-and-play que logo se tornou piada virando plug-and-pray.
Foi quando surgiu a primeira versão do Internet Explorer que fazia parte do pacote Windows Plus!

25 de junho de 1998 – Windows 98
Windows 98 incluiu muitas características adicionais, como:

  • Suporte de AGP
  • Suporte melhor à USB
  • Suporte a múltiplos monitores
  • Suporte de WebTV

O Windows 98 vinha com o IE4 embutido (depois IE5 na verão SE) que vinha bem ligado ao sistema pelo desktop ativo, permitindo o uso de html diretamente na área de trabalho. Na versão SE (second edition) já existia tecnologia para compartilhamento de internet, netmeeting e DVDs.

25 de outubro de 2001 – Windows XP
O Windows XP vem da palavra eXPerience, que motivou as campanhas de marketing da época. Foi a primeira versão voltada pra consumidor final baseada no núcleo do NT, mais estável e segura.
Hoje, há muitas variações de Windows XP, incluindo:

  • Media Center Edition – adiciona uma interface melhor para os recursos de media center
  • Tablet PC Edition – inclui características para empregar funções de um tablet PC
  • 64-Bit – para os computadores 64-Bits
  • Embedded – para dispositivos como setup-boxes
  • Starter Edition – uma versão simplificada do XP com alguns componentes removidos
  • Edição N – feita para atender decisões judiciais que ordenaram a retirada do Windows Media Player.

30 de janeiro de 2007 – Windows Vista
Também conhecido como Windows NT 6.0, foi lançado com 6 versões e apelou muito para a questão gráfica, deixando de lado outras questões mais importantes, tal como a compatibilidade de drivers e aplicativos e a performance, já que exigi máquinas robustas para rodar “perfeitamente”.

22 de outubro de 2009 – Windows 7
Considerada por muitos a melhor versão lançada até hoje, é uma mescla da interface gráfica afinada do Vista com a performance memorável do XP. No Windows 7 os programas ficaram mais organizados, e mais fácil de se usar, e ao mesmo tempo simples, mas configuráveis, servindo tanto para iniciantes quanto para profissionais, para a família ou para o trabalho.

E você que usa Windows, quais suas experiências? Qual foi a primeira versão que usou, como foi a primeira tela azul da morte, quando e porque migrou para Linux? Ajude-nos a complementar esse post!

Para conhecer a trajetória completa, consulte a Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Windows
Referência: http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=138057

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


3 Comentários

Fabio dos Santos Oliveira
1

Olá amigo ! Achei esse posto muito bom mesmo, sou lider de vários grupos de Tecnologia Microsoft e um amante Microsoft a 16 anos.
Gostaria de parabenizalo pela post. Gostaria de saber como posso postar noticias e aqui no blog como voce faz ..
Abraços

Jackson Caset
2

@Fabio
Observei que vc já se cadastrou no PTI, logo, vc pode começar a postar conteúdos quando desejar, bastando apenas efetuar o seu login em http://www.profissionaisti.com.br/wp-admin. Se tiveres alguma dúvida, podes entrar em contato pelo nosso fale conosco.
Vc deve ter recebido tbm um e-mail de boas vindas. Neste e-mail estão maiores informações.
Qualquer dúvida, entre em contato. Obrigado pelo interesse e um Ótimo 2010.
Abraço

bruno azevedo
3

eu comecei no win 95 e 30 dias depois para o 98SE. e este win 98 foi o melhor que ja usei ate hoje, pois nele tudo e permitido ate mesmo modificar os virus que entram nele.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!