Profissionais de TI e Profissionais do Futebol: tudo a ver!

Dia desses estava vendo SporTV, por conta de um tempo extra que fui premiado por causa de uma catapora aos 30 anos (ok,ok, é coisa de criança mas eu achei que já havia pego e quando meu filho apareceu eu estava ‘tranquilo’ – mas nem tanto) e num desses momentos de folga forçada acabei por aproveitar o tempo e ver um programa no referido canal onde o astro do futebol, Sócrates, comentava sobre a carreira de futebolistas. (não, eu não estou falando do filósofo mas apesar disso este brasileiro não deixa a desejar ao grego)

Na entrevista, o brasileiro comentava sobre a carreira daqueles que participam do cenário de futebol mundial, e, a determinada altura da entrevista, ele comentou algo que me chamou muita atenção – De forma que imediatamente fiz uma analogia a carreira daqueles que se aventuram na área de TI.

Eis o que o ‘mestre‘ comentou sobre o que se necessita para criar uma boa carreira no ambiente futebolistico:

1) Talento

Segundo uma parábola bíblica:

Algumas pessoas receberam valores diferentes de seu senhor, e sem que soubessem que isso iria acontecer, foram chamadas a prestar contas algum tempo depois.

As que receberam quantidades maiores de talentos, trabalharam com eles, gerando lucro. A que recebeu apenas um talento, com medo do rigor de seu senhor, preferiu enterrá-lo para entregar tal e qual lhe foi confiado, sendo severamente repreendida no dia da prestação de contas. Segundo a parábola, mesmo os que recebem poucos talentos têm o dever de fazê-los prosperar e produzir outros.

Atualmente, usa-se o termo talento para designar habilidades inatas das pessoas, ou capacidade natural para realizar determinadas atividades. Um outro significado do termo é a habilidade extraordinária que algumas pessoas têm para realizar suas atividades diárias, ao ponto de merecerem honra especial.

E é sobre esta ‘honra especial’ que gostaria de comentar: pare e pense a respeito de quais honras você e os produtos de seu trabalho merecem ser festejados. Quais são as honras e produtos que merecem atenção especial? Quais produtos que você entrega são dignos de uma honraria diferenciada?

Um código? Uma classe? Uma interface especial? Não importa! Desde que realmente seu trabalho traga diferença para aqueles que estão com você na empreitada de ser mais do que simplesmente mais um.

2) Oportunidades

Segundo o Google, oportunidades são uma vasta variedade de momentos para ser feliz e aproveitar o momento.

Porém, para um jogador de futebol, assim como para um PTI (Profissional de TI) OPORTUNIDADE significa renunciar a uma série de opções excludentes. Ou seja, tendo em vista inúmeras oportunidades possíveis qual a que ofertará o melhor retorno dado que todas são excludentes (a opção por uma delas incorre na recusa das outras).

De fato, ao longo de uma década de oportunidades (algumas vezes desperdiçadas, outras extremamente bem aproveitadas) tive o privilégio de entender que em alguns momentos erramos e outros acertamos – E com isto teremos de sobreviver as mazelas que nos acompanharão o resto da vida.

Mas o ponto aqui, jorra sobre um questionamento: você está aproveitando as oportunidades que o campeonato apresenta com a máxima eficiência possível? Difícil de responder? Concordo. Mas filosofar a respeito é fundamental para que chegue a conclusão correta. Quem sabe inclusive marcar um gol de placa.

Aliás, este término de campeonato brasileiro de 2009 foi pródigo em demonstrar que um gol especial pode fazer toda a diferença, que  o diga Diego Souza que marcou um dos mais belos gols do campeonato brasileiros de todos os tempos. E você? Qual seu melhor gol no seu trabalho? Tá bom, antes que você me pergunte eu NÃO sou palmeirense, mas de fato este gol foi antológico – e acredito que ele tem muito a ensinar sobre REALMENTE APROVEITAR UMA OPORTUNIDADE.

3) Maturação

Sim, há coisas que nada além do tempo podem fazer com que você seja melhor – Uma delas, talvez a mais importante é a maturação, ou seja, a propriedade do amadurecimento que nos faz, como seres humanos, sermos capazes de cumprir  nossa missão (tendo em vista o âmbito biológico a reprodução, no âmbito profissional cumprir nossas mais complexas e dificies missões).

Dentro de uma visão psicológica, diz-se o ser humano maduro, aquele que tem uma grande experiência de vida e uma visão melhor dessa no seu sentido filosófico. A maturação, nesse sentido, pode ocorrer após ou durante uma crise psicológica, desencadeada, geralmente, por algum evento importante na vida do indivíduo.

Pois bem, quais são os traumas que te acopanham ao longo do desenvolvimento profissional? E mais importante que isso: quais deles te fazem um profissional melhor do que eras?

Quantos Gols foram resultado de uma grande ‘dividida’ que te permitiu progredir a fim de marcar um ‘gol de placa‘?

E, é desta forma, desejando que marques um verdadeiro gol de placa que finalizo este post: seja como um grande ‘zagueirão’, seja como um grande ‘artilheiro’, espero que penses a respeito desta analogia com futebol e faça de 2010 um ano de Copa do Mundo: marque seu melhor gol e seja o artilheiro de sua carreira profissional!

Marco Aurélio Neuwiem

Mais artigos deste autor »

Marco Aurélio Neuwiem é brasileiro com cidadania polonesa e tem trabalhado há 15 anos com tecnologia da informação no Brasil. Já foi desenvolvedor, analista, gerente de projetos e vendedor. Atualmente se dedica a projetos de inovação que façam Santa Catarina ser referência em Tecnologia da Informação.

Saiba mais em: http://about.me/neuwiem


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!