Arquitetura de soluções na próxima década

Olá pessoal, tudo certo?

Feliz 2010 para todos!!!

Coloquei um post no meu blog falando sobre alguns aspectos da nova arquitetura que estamos vendo nascer atualmente. Confira abaixo:

Ref.: http://blogs.msdn.com/wcamb/archive/2010/01/07/uma-vis-o-sobre-software-servi-os-e-a-pr-xima-d-cada.aspx

No post acima eu comento que as várias arquiteturas emergentes ao longo do tempo se somam na composição de uma TI. Isso significa que muitas empresas mantêm os investimentos feitos em cada tipo de plataforma o máximo possível, procurando evitar mudanças contínuas ao longo do tempo. Isso tem um lado positivo, mas também um lado negativo, relacionado à desatualização tecnológica, dificuldade de lançamento de novos produtos e evolução de funcionalidades ou mesmo maiores custos de manutenção e suporte das tecnologias mais velhas.

Quantas empresas estão ainda usando .NET 1.1, .NET 2.0, COM+ com VB6, MTS (acredite!), ASP sobre Windows Server 2000, etc.? Tenho visto alguns cenários bem antigos em minhas andanças pelo mercado. Porém, esses ambientes rodam e rodam muito bem, tanto que estão no ar e atendendo as demandas de diversas empresas de pequeno e médio porte. Também não é raro encontrar departamentos em grandes corporações usando tecnologias com mais de 10 anos, em plena carga.

Porém, como arquitetos ou desenvolvedores líderes de projetos, devemos avaliar qual é o impacto e oportunidades de migração para novas tecnologias. Vamos notar que nem todas as aplicações justificam uma migração e que mesmo durante uma migração, muitas aplicações antigas podem ser consolidadas em uma nova abordagem, mais moderna, robusta ou mais aderente às novas necessidades do usuário.

Minha recomendação então é a seguinte: para a próxima década, evite a tentação de apenas migrar suas 2000 aplicações em WinDNA para .NET 4.0 🙂 E a tentação será grande, com recursos como AppFabric, WCF4/WF4, ASP.NET 4, Entity Framework, SharePoint 2010, etc.

Antes disso, faça uma análise sobre suas aplicações, identificando possíveis consolidações, eliminações, revisões em regras de negócio ou mesmo mudanças de abordagem em arquitetura.  Um exemplo de mudança de abordagem é sair do modelo Cliente/Servidor (comum em várias empresas) para um modelo de interfaces de serviços, oferecendo assim funcionalidades para um número maior de sistemas e departamentos na empresa. Nessa caso, WCF4/WF4 sobre AppFabric no Windows Server 2008 R2

Seja qual for sua avaliação, o uso de novas tecnologias tem um impacto na empresa, através de treinamentos, capacitação, pilotos ou atualização de novos ambientes e infraestrutura. Porém, empresas que adotam novas tecnologias mais rapidamente também alcançam melhor posicionamento no mercado em que atuam, beneficiando-se das vantagens que a nova TI lhes oferece.

Em meio a tudo isso, a próxima década nasce com infraestruturas alternativas, ampliando ainda mais nossas opções de evolução, como cloud computing, private cloud, public cloud, paralelismo em regras de negócios, HPC, entre outras.

Por isso, aproveite e fique atento!!!

Um abraço!

Waldemir Cambiucci
Blog: http://blogs.msdn.com/wcamb/
Twitter: http://twitter.com/wcamb/

Waldemir Cambiucci

Mais artigos deste autor »

Waldemir Cambiucci ([email protected]) trabalha na Microsoft Brasil como arquiteto de soluções, com foco na comunidade de arquitetura e clientes corporativos. É graduado em Engenharia de Computação, mestre em Engenharia Elétrica e Pós-Graduado em Finanças e Administração. Com mais de 14 anos de experiência em TI, atua na Microsoft há 8 anos, tendo participado de projetos importantes no Brasil e no exterior. Waldemir tem sido palestrante em diversos eventos como Tech-Ed Brasil 2007/2008/2009/2010 e Conferências como Software+Service Day 2008/2009, Regional Architect Forum Brasil 2007/2008/2010, SOA Conference Brasil 2008/2009 e muitos outros. É ainda autor de diversos artigos publicados em revistas técnicas e conferências nacionais e internacionais. Seu blog é o http://blogs.msdn.com/wcamb e seu Twitter é http://twitter.com/wcamb/.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!