Handbook de TI para Concursos Públicos – Dica de estudo número 1

Este é o primeiro artigo da série 10 dicas de Estudo para concursos do grupo Handbook de TI. Esperamos que este e os demais artigos sejam úteis para todos vocês – profissionais de TI – que estejam em busca de um emprego público nessa área.

Primeiramente, devemos contar como se formou o nosso grupo, o Handbook de TI. Assim, vocês entenderão porque nossa primeira dica é Estude em Grupos.

Em meados de 2005, formamos um grupo de “quase” formados em Engenharia de Computação e  imbuídos na missão de conquistar uma vaga em concurso público. Embora as oportunidades na iniciativa privada fossem muitas para a nossa área, já tínhamos uma clara noção da importância em conseguirmos um espaço no setor público.

Diante disso e devido à escassez de material específico para os concursos da área de TI, concluímos, em um grupo de doze pessoas, que era necessária a nossa união. Cada um ficou encarregado de pesquisar e juntar materiais de uma subárea. Nós nos baseamos no edital do concurso que iríamos fazer e, assim, as matérias foram distribuídas de acordo com a especialidade e afinidade de cada integrante.

Tínhamos integrantes mais familiarizados com Suporte, outros com Desenvolvimento, e mesmo em início de carreira, alguns já tinham boa experiência nas áreas de Gerência de Projetos, que estava e ainda está muito em alta nos concursos de TI. Com isso, acreditávamos que o processo de coleta de material seria muito mais rápido.

No final das contas, teríamos um material consolidado e não ficaríamos perdendo horas na Internet e em livrarias buscando os assuntos que cairiam na prova. E funcionou! O material foi crucial para as nossas aprovações!

Em todo momento, embora fizéssemos os concursos para os mesmos cargos, sempre nos encaramos como colaboradores e não como concorrentes. O fato de aproveitarmos a diversidade de conhecimento da equipe e a possibilidade de acelerar a busca por materiais que não estavam devidamente organizados, nos fez enxergar a grande importância de termos formado o nosso grupo.

E qual foi o resultado? Dos doze integrantes iniciais, dez passaram para o concurso da Petrobras em 2005. Muitas outras aprovações ocorreram a seguir e o grupo continua existindo até hoje.

Esclarecemos que não estamos querendo diminuir a importância do estudo individual e concentrado, mas que podemos nos unir para conseguirmos resultados ainda melhores. Entendemos que os grupos de estudo como o nosso são excelentes ferramentas para a formação de vencedores na batalha dos concursos.

Bons estudos e boa sorte,

André Camatta e Diogo Gobira
Grupo Handbook de TI para Concursos
www.handbookdeti.com.br

Referência:  www.candidatoreal.com