Handbook de TI para Concursos Públicos – Dica de estudo número 2

Não perca a dica de número 1!

Neste artigo, vamos apresentar a segunda dica de estudo do Grupo Handbook de TI, que é Estude todo o Edital.

Desde a fundação de nosso grupo de estudos e, ao longo de todos os concursos dos quais participamos, percebemos que o caminho para a aprovação em um concurso de TI de alta concorrência passa, quase que inequivocamente, pelo estudo de todos assuntos trazidos no edital.

Isso significa dizer que, um ou dois assuntos não estudados pelo candidato podem diminuir muito as suas chances de aprovação. Em outras palavras, no mundo dos concursos de TI, a famosa regra 80/20 de Paretto nem sempre funciona bem.

A primeira oportunidade que tivemos para comprovar isso foi em 2005, quando prestamos o nosso primeiro concurso, disputando o cargo de Analista de Suporte do BNDES.

Como já é de costume nos editais para vagas para Analista de Suporte, lá estavam assuntos como Sistemas Operacionais, Bancos de Dados, Segurança da Informação e Redes. Mas, lá no fim do edital, também estavam outros assuntos como Gerenciamento de Projetos e Linguagem XML e seus dialetos (XSLT, XPath etc). Na época, a posição do grupo de estudos foi a seguinte:

“Vamos estudar as matérias que interessam e deixar XML pra lá, pois se cair na prova vai ser uma questãozinha apenas, e certamente terá peso mais baixo que as questões de Infra… XML é papo de desenvolvedor… ”

Pois foi aí que nos enganamos. Quando veio a prova objetiva, nos deparamos com nada mais nada menos do que 5 questões de XML. E para finalizar, na prova discursiva, uma das 5 questões era de XML.

Como resultado, apenas um integrante do grupo fez a pontuação mínima na prova objetiva. No entanto, na prova discursiva o XML se encarregou de exterminá-lo.

Vale ainda ressaltar que o menosprezo ao assunto XML que, supostamente, seria menos cotado para a prova, foi generalizado por parte dos candidatos. Nesse concurso, apenas 15 pessoas obtiveram a pontuação mínima para aprovação e sobraram vagas.

Depois desse episódio, o nosso grupo de estudos aprendeu a lição. Estude todos os assuntos do edital você também e não dê chance para o azar.

Bons estudos e boa sorte!

Diogo Gobira
Grupo Handbook de TI para Concursos
www.handbookdeti.com.br

Referência: www.candidatoreal.com



Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!