Oracle apresenta solução de virtualização em Java para o Oracle WebLogic Suite

A Oracle anunciou o Oracle Virtual Assembly Builder e a opção de virtualização do Oracle WebLogic Suite para ajudar a executar aplicativos Java em um ambiente virtualizado de maneira simples e prática.

O novo produto Oracle Virtual Assembly Builder foi desenvolvido para auxiliar as organizações a implantarem aplicativos empresariais multicamadas em ambientes virtualizados com rapidez, além de permitir aos administradores configurar e provisionar esses aplicativos prontamente.

O Oracle Virtual Assembly Builder fornece uma estrutura para capturar automaticamente as configurações dos atuais componentes de software e empacotá-las como elementos básicos independentes, conhecidos como appliances.

Além disso, com o Oracle Virtual Assembly Builder, os administradores poderão acessar os appliances como elementos básicos conectáveis, chamados assemblies, que podem ser usados para criar aplicativos multicamadas.

A opção de virtualização do Oracle WebLogic Suite reúne o Oracle WebLogic Server e o JRockit Virtual Edition em uma nova versão do servidor de aplicativos número um do mundo, otimizada para ambientes virtualizados e capaz de proporcionar melhor desempenho aos aplicativos e aproveitamento de hardware.

Agora o Oracle WebLogic Server pode ser executado diretamente na Oracle VM sem um sistema operacional – um recurso exclusivo habilitado pelo Oracle JRockit Virtual Edition.

A virtualização de servidor do Oracle VM facilita a implantação e gestão de softwares empresariais, e é altamente aprimorada para executar as cargas de trabalho de bancos de dados e aplicativos de modo eficiente e econômico. A única virtualização de servidores x86 certificada para todos os softwares da Oracle, o Oracle VM está disponível para download gratuito.

Em um ambiente virtualizado, o Oracle JRockit Virtual Edition processa funções essenciais do sistema operacional como TCP/IP, interação de dispositivos de hardware, I/O (entrada/saída) de arquivos e programação de processos. Ao mesmo tempo, libera recursos de gestão e hardware, removendo do sistema operacional recursos não essenciais para os aplicativos Java.

Oracle JRockit Virtual Edition e Oracle Virtual Assembly Builder, em conjunto, conferem muito mais eficiência na implementação e no tempo de execução. Essa combinação gera valor significativo com redução dos custos operacionais e de capital.

Agilidade e eficiência operacional

O Oracle Virtual Assembly Builder viabiliza a criação e a configuração de aplicativos multicamadas e provisiona-os em recursos virtualizados:

  • Reconhecimento de aplicativos do plano físico ao virtual: recurso que captura as configurações de cada componente de software em um ambiente de aplicativos instalados e as empacota em uma coletânea de appliances de software personalizados.
  • Elementos básicos padronizados: recurso que cria assemblies de aplicativos multicamadas usando appliances virtualizados.
  • Provisionamento simplificado e rápido: implementação em única etapa, baseada em templates, de aplicativos multicamadas para ambientes virtualizados.

Maior densidade e desempenho para ambientes virtualizados

O Oracle JRockit Virtual Edition melhora o desempenho e a funcionalidade do Oracle WebLogic Server 11g em ambientes virtualizados, permitindo que as empresas maximizem seus investimentos em virtualização de servidor por meio de:

  • Maior densidade no servidor: ao eliminar o sistema operacional, o Oracle WebLogic Server no JRockit Virtual Edition libera recursos do sistema para executar mais instâncias do servidor de aplicativos no mesmo hardware.
  • Melhor desempenho: o Oracle WebLogic Server no JRockit Virtual Edition melhora o desempenho de aplicativos Java virtualizados em até 30% em comparação às implemantações que incluem um sistema operacional.

Fonte: Ketchum Estratégia

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!