Qual é o seu perfil: Consultor ou Profissional de TI?

Dentro do cenário da TI existem diversas nuances e vertentes, novos sistemas surgem sendo mais utilizados que outros, diferentes tecnologias proporcionam o mesmo desempenho e resultado, versões consideradas antigas de alguns anos sendo já atualizadas e a gestão da informação totalmente alinhada as estratégias de negócios e cultural da empresa.

Nesse contexto, mais do que nunca a intelectualidade está sendo fator predominante e fundamental para o sucesso das organizações.

A cada dia surgem novos entrantes através de diversos canais: cursos especializados, universidades tecnológicas e treinamentos internos organizacionais.

No entanto, aspectos técnicos diferenciados e comportamentais estão incorporados nos técnicos em TI como se fosse um tipo de “DNA”. Ao decorrer do tempo nos deparamos com alguns perfis que nesse caso identificarei como Consultores e/ou Profissionais de TI.

Eis algumas características percebidas em cada perfil:

Profissionais de TI: sempre focados em trabalharem em grandes companhias, buscam crescimento e solidificação dentro de uma empresa. Geralmente iniciam como estagiários e segue carreira internamente ocupando outros cargos obtendo uma qualificação dentro da própria empresa, participam de processos e treinamento internos.
São comprometidos e procuram “vestir a camisa” seu propósito é o crescimento da empresa e em paralelo o seu.
Palavras chave: Estabilibilidade, Comodidade, Comprometimento, Segurança.

Consultores de TI: são mais voltados ao mercado, procuram conhecer profundamente os concorrentes, buscam reconhecimento e destaque internamente e no mercado.

São consultivos e tendem por si o investimento e qualificação profissional.
Na sua grande maioria, conhecedores do processo funcional de negócios em seu setor ou como um todo de uma empresa. São empreendedores e almejam serem altamente competitivos entre seus adversários, que não são poucos.
Pavavras chave: Networking, Resiliência, Empregabilidade, Visão Holística.

Esses perfis podem ser mesclados, ou até mesmo serem alterados com o passar do tempo. Entretanto, existe a essência que permite direcionar cada profissional para seu campo profissional.
Para as empresas, cabe uma análise para identificar qual perfil irá melhor suprir suas necessidades.
Para os funcionários, não importa em qual perfil você melhor se identifique, pois todos levaram para o sucesso.

Conheça-se…potencialize seus pontos fortes e tente melhorar seus pontos fracos, seja o diferencial.

Fernando Ramos – HeadHunter SAP – http://www.fernandorhsap.blogspot.com/

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


1 Comentários

Fabiana
1

Muito bem esclarecido.
Mas eu, como profissional de TI, sinto que o mercado, e isso é claramente refletido neste artigo, valoriza muito mais o consultor de TI, justamente por ele ter consolidado o conhecimento adquirido em todas as empresas que ele prestou serviço. O profissional de TI, que busca estabilidade e almeja uma carreira baseada em conquistas dentro de uma empresa, parece sempre que é tachado como “acomodado”, pois para ter êxito em seus objetivos, deve permanecer por um bom tempo na mesma empresa. Sinceramente, me entristece essa visão que o mercado tem. Sei que há casos, e há casos. Mas…

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!