Introdução ao Asterisk – O que é, como funciona e como instalar

O Asterisk é a implementação de uma central telefônica PBX (Private Branch eXchange) em software, criado por Mark Spencer em 1999, e distribuído pela Digium livremente seguindo a licençaGPL (GNU General Public License – GPL), ou através de código proprietário.

O nome Asterisk vem do símbolo ‘*’, muito comum no mundo da telefonia.

O Asterisk foi originalmente desenvolvido para Linux, mas atualmente pode ser instalado e executado em uma grande variedade de sistemas operacionais, incluindo NetBSD, OpenBSD, FreeBSD, Mac OS X, Solaris e até mesmo Microsoft Windows, onde é conhecido por Asterisk Win32. Algumas informações e estatísticas interessantes sobre o Asterisk:

  • Mais de quatro milhões de servidores instalados rodando Asterisk;
  • Aproximadamente 56.000 fóruns ativos;
  • Mais de 17.700 listas de discussão sobre Asterisk;
  • Aproximadamente 400 colaboradores ativos no projeto;
  • Mais de 200 provedores VoIP em todo o mundo usando Asterisk

Características do Asterisk

O Asterisk é um software, baseado na licença GPL (GNU General Public License), que executa todas as funções de uma central telefônica convencional através das principais tecnologias de comunicação existentes no mercado, como por exemplo: linhas telefônicas analógicas, links de telefonia digital via placas de comunicação TDM (Time-Division Multplexing, ou Multiplexação por divisão detempo), VoIP (Voice over IP, ou Voz sobre IP) através dos protocolos SIP, H.323, IAX2, MGCP, Skinny,GoogleTalk, Skype, entre outros.

Através do Asterisk é possível estabelecer uma chamada entre qualquer um desses protocolos. O Asterisk é o que chamamos de B2B User Agent, ou melhor, Back-to-Back User Agent, ele estabelece uma chamada telefônica, separando cada “perna” da chamada entre origem e destino, e monitora todo o tráfego de áudio entre esses pontos. Por isso, caso esses pontos estejam utilizando CODECs diferentes, o Asterisk consegue transcodificar o áudio sem qualquer problema. Pode-se dizer que o Asterisk possui todas as funcionalidades das chamadas centrais telefônicas convencionais, como URAs, correio de voz, conferência, distribuição automática de chamadas, entre outras, e caso seja necessário, é possível acrescentar novas funcionalidades ao sistema através do próprio plano de discagem do Asterisk, módulos customizados escritos em C, ou ainda através de scripts escritos em Asterisk Gateway Interface (AGI).   *Fonte: Construindo um PBX IP na pratica (Alexandre Keller)

Como instalar um servidor Asterisk

Como falamos acima, o Asterisk pode ser instalado em vários sistemas operacionais, para base desse artigo utilizei Linux Debian Lenny.

Abaixo estou colocando uma lista de módulos que devem estar instalados em sua distribuição linux antes de compilar o Asterisk.

GCC 3.x - ncurses-devel - libtermcap-devel - Headers do Kernel - GCC C++ 3.x 
- OpenSSL - newt-devel - zlib-devel - unixODBC e unixODBC-devel  - libtool - GNU make

Bom, vamos a compilação.

Baixando os fontes:

cd /usr/src

http://downloads.asterisk.org/pub/telephony/dahdi-linux-complete/dahdi-linux-complete-2.4.0+2.4.0.tar.gz
http://downloads.asterisk.org/pub/telephony/libpri/libpri-1.4.11.4.tar.gz
http://downloads.asterisk.org/pub/telephony/asterisk/asterisk-1.6.2.13.tar.gz
http://downloads.asterisk.org/pub/telephony/asterisk/asterisk-addons-1.6.2.2.tar.gz

Descompactar os fontes:

tar -zxvf dahdi-linux-complete-2.4.0+2.4.0.tar.gz
tar -zxvf  libpri-1.4.11.4.tar.gz
tar -zxvf  asterisk-1.6.2.13.tar.gz
tar -zxvf  asterisk-addons-1.6.2.2.tar.gz

Agora vamos compilar os fontes, entre em cada diretório e execute os comando conforme segue:

cd dahdi-linux-complete-2.4.0+2.4.0
make && make install (dessa forma vc executa os dois comando, make e make install )
cd  libpri-1.4.11.4
make && make install
cd  asterisk-1.6.2.13
./configure
make && make install && make config && make samples
cd  asterisk-addons-1.6.2.2
./configure
make && make install && make samples

Para testar se a instalação ocorreu corretamente digite: asterisk e após rasterisk – com isso irá entrar no CLI do Asterisk.

Bom, é isso, espero ter conseguido passar de uma forma rápida e didática o que é, como funciona e como instalar um servidor Asterisk.

Nos próximos artigos pretendo ir mais a fundo, ensinando como montar um PBXIP simples e completo.

Abraços.

klabermalara

Mais artigos deste autor »

Profissional de TI desde 1995.
Desde 2007 trabalhando com Telecom, atuando com Asterisk.
Recentemente conquistei a certificação dCap.


17 Comentários

Ivan.Teles
1

Boa noite Klaber Malar, gostaria de saber se através do asterisk eu consigo criar tipo um servidor de envio de SMS.

klabermalara
2

Boa noite, é possivel sim. Você pode comprar uma placa gsm e configurar o seu asterisk para enviar smn.
Abraços

Djeison
3

Puxa, muito interessante mesmo, estou curioso para conhecer a versão para WINDOWS.
Klaber, parabéns pelo artigo.

Henri P. Pach
4

Caro Klaber,
Estou precisando instalar uma central PBX Asterisk em uma máquina que reservei para tal.
Não sou profissional de TI e não tenho vivência em Linux. Só sei que preciso de suporte para que isso ocorra.
Minha necessidade inicial é de criação de 5 a 6 ramais, os quais estarão fisicamente fora da mesma área geográfica e serei o fornecedor das linhas VoIp cujos truncking estarei adquirindo e repassando para os usuários, que estarao num primeiro momento utilizando ATA + telefones convencionais. Num segundo momento isso se transformará em IPPhones, dependendo dos investimentos individuais de cada usuário.
Agradeceria o suporte para a localização de profissionais da região de Curitiba/PR ou mesmo de forma virtual, para que eu posso colocar esse projeto no ar.
Sei que terei de sanar uma série de dúvidas para que o projeto funcione e espero poder contar com a paciência dos respectivos profissionais da área.
Aguardo contato.
Antecipadamente grato.

Camargo
5

Bom dia amigo, vou tentar explicar a duvida, gostaria de saber se o software é capaz de fazer um siga-me externo, por exemplo transferir uma ligação analogica convencional para um terminal GSM, a intenção e receber a chamada analogica transferindo a chamada analogica normal, em seguida de gsm para outro gsm, a aplicação e para um 190 movel, para a ligação ser transferida em um celular dentro da viatura policial. Posso utilizar dois modens para fazer o serviço? Desde já agradeço.
Camargo

fernando nunes
6

me de umas dicas kleber intalei uma central telefonica leucotron interligada com um asterisk via registro sip uma na outra mais esta caindo muito as ligaçoes que estao ficando na espera vejo que a pabx leucotron mostra bloqueio nos canais da placa voip e as ligaçoes caên nao é momento de trafégo nen link baixo oque que pode ser

almir jose salviano
7

Bom dia!
somos um provedor de internet licenciado pela anatel com outorga e tudo legal,estamos tentando montar um servidor asterisk, estamos comprando um E1 da gvt com 100 ramais o que voce poderia me indicar para que possamos montar este servidor asterisk.
Almir Salviano

OdM
8

Olá, onde eu consigo o Asterisk Win32 para download? Ele contém discador preditivo? Gravador de ligações?

robson
9

Prezado Klaber, boa noite! Como faço para podermos conversar melhor sobre o assunto ? Tenho um nicho de mercado que consome muito este produto e caso possamos ter uma configuração robusta do mesmo acredito que tenhamos mercado comercial para venda/locação. você pode entrar em contato com meu email? [email protected]

Magson
11

Gostaria de ter mais informações de configurações de uma CENTRAL ASTERISK. o que precisamos ter, quais os custos para integrar com nosso sistema de helpdesk? você faria esta instalação?

Juarez Castanheira
12

Prezado Klaber
Pretendo montar uma central de monitoramento para portaria virtual. Que orientação você pode me oferecer, que tipo de equipamento devo adquirir.
Desde já agradeço a sua colaboração.
Abço

Sérgio Naves
13

Bom dia Klaber.
Tenho aqui um “PAPX Intelbras” com 3 linhas e 8 ramais. Preciso ligar o PABX, talvez utilizando o equipamento “Linksys PAP2T-NA – Ata SIP com duas portas FXS Analógicas” para poder utilizar o “Asterisk”. A segunda coisa seria adquirir um software para Windows.
A minha ideia é continuar utilizando o PABX, pois tenho 8 aparelhos de telefone já instalados e adquirir linhas VOIP daqui para frente. O Software “Asterisk” iria gerenciar tudo isto e ainda me dar informações estatísticas de ligações, etc.
Isto é possível ? Você pode me ajudar neste projeto ? Caso contrário, poderia indicar alguma empresa de Belo Horizonte ?

Cassio Toshio
14

Bom dia Klaber,
Gostaria de saber se através da plataforma do Asterisk, eu consigo criar um servidor voip onde o sinal seja distribuído para Smartphones, invés de utilizarmos os telefones IPs.
O sistema ultilizaria somente conexão Wi-Fi em uma rede local, não sendo necessária a conexão com a internet, seja por ADSL ou 3G. Irá funcionar como um ramal com conversas sem corte durante as ligações(fullduplex),
Esta solução permitiria a eliminação de ramais fixos, trazendo mobilidade e praticidade, junto aos demais recursos disponíveis por tal tecnologia. Neste projeto consiste em um aplicativo desenvolvido para plataforma Android em que exerça a função de um ramal para Smartphone.
Será que tudo isso seria possível ?
Desde já agradeço a sua atenção.

Mario Trevisan de Oliveira
16

Boa tarde Klaber.
Primeiramente parabéns pelo post e pela iniciativa. Você me recomendaria alguma literatura para me aprofundar no assunto? Sou profissional de ti/telecom e preciso desenvolver um sistema para realizar uma chamada e enviar um audio atraves do recebimento de um sms

HONORIO ASSIS FILHO CRISPIM
17

Tenho um rádio, tipo amador, analógico.
Desejo pegar a saída de áudio do rádio, digitalizar a voz (gravar apenas quando tem áudio) e armazenar em formado mp3 no hd.
Claro que, de preferência, com a data e hora do respectivo áudio.
Usando um computador com placas de áudio etc.. consigo fazer isto com o Asterisk?
Atenciosamente,

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!