O e-commerce esta se transformando na Nova Maquina de Estampar Camisetas?

Em um reunião com parceiros/clientes na última semana, eu descrevia os números do e-commerce para 2011, toda entusiasmada; exaltando o avanço do pequeno e médio empreendedor quando me interromperam com uma frase que me fez pensar e que agora divido com vocês:

“Temos que tomar cuidado para que o e-commerce 2011 não se transforme na Máquina de Estampar Camisetas de 2003!!!”

Em principio eu não entendi, mas voltando ao fervor da conversa, o que estávamos descrevendo é a migração rápida das pessoas que estão sem emprego para o sonho de “ter uma loja virtual”, “Ser seu próprio patrão”  ( confesso que é a parte mais tentadora).

Em 2003, o slogan das Máquinas de Estampar Camisetas era: “Tenha uma renda enquanto esta desempregado”; “Seja seu proprio patrão”; “Ganhe até 10 salários trabalhando em casa”. Hoje essas mesmas máquinas lotam os sites de leilão por menos da metade do que valiam…

Eu não quero isso para o e-commerce!

Nós aqui na e-Vision, que tratamos diretamente com o pequeno e médio empreendedor, temos sempre o cuidado de orientar as pessoas para 3 coisas simples:

  1. Loja Virtual não é quebra-galho; Você não consegue administrá-la nas horas livre (a não ser que queira ser um camelô virtual), ela não vai te deixar rico em 4 semanas e você que deixou seu emprego por trabalhar como um camêlo agora irá trabalhar como um burro de carga…
  2. Não existe nada de graça! Plataformas de graça, técnicas mirabolantes para vender milhões sem fazer nada, enriqueça com seu blog (por favor, esse é demais). NÃO EXISTEM FÓRMULAS MÁGICAS!
  3. Se vai fazer, faça direito! Estude, informe-se! É possível montar uma boa loja virtual de baixo custo? SIM é possível. Mas faça direito, faça um plano de negócios (para não ficar no meio do caminho), aprenda, leia muito. Entenda que o cliente de loja virtual está no ambiente virtual, aprenda a anunciar, aprenda sobre banners, aprenda sobre email marketing, aprenda sobre Plano de Afiliados, aprenda… aprenda… e aprenda.

Nós não queremos que sua Loja Virtual seja a Máquina de Estampar Camisetas! Nós queremos que ela seja a loja que vende as camisetas! E que venda por muitos anos…

Não encare o e-commerce com um quebra galho, você vai se decepcionar. Se estiver disposto a encarar um projeto desafiador, diferente e que pode sim ter bons rendimentos e baixo custo estaremos por aqui para ajudá-lo!

E sigam-nos os Bons!!!

Solange Oliveira - eCommerce Girl

Mais artigos deste autor »

Solange Oliveira é Especialista em e-Commerce
Vice Presidente da ABComm
Socia da e-Vision e-Commerce Consulting, e-VisionVagas.com
Branding Ambassador Omni-Channel Brazil XMC
Professora MBA Estratégia em comércio eletrônico na BSP
Professora MBA Comércio Eletrônico - Impacta
Professora eCommerce School


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!