Reciclagem de Computadores: Aproveitando máquinas antigas

Escrevi um artigo no Viva O Linux sobre como criar terminais de consulta, os chamados quiosques, utilizando equipamentos que sejam mais antigos. Este texto tem como objetivo dar uma finalidade para aqueles equipamentos que possuem bom funcionamento, mas como sua performance ficaria a desejar em uma estação de trabalho, eles ganham novos ares.

Bom, meu intuito não é apenas divulgar meu outro artigo, mas também abrir a mente para outros fins do mesmo assunto: A reciclagem de computadores.

Ela não precisa ser feita apenas em um ambiente coorporativo. Isso  pode ser feito mesmo em casa. Pode-se montar, por exemplo, uma central de mídias em casa. Pode ser mais modesta, com apenas um reprodutor de mídas, instalando-se um leitor de Blu-Ray, incrementando o espaço em disco. Existem distribuições Linux para este fim, como a GeexBox, uma distro pequena (aproximadamente 20 MB) que pode executar as suas imagens, vídeos e áudio, transformando o seu antigo PC em uma poderosa estação de mídias.

Se quiser algo mais incrementado, pode-se tentar o Linux MCE, transformando seu antigo equipamento em uma verdadeira central de controle, onde você pode desde ajustar o brilho de uma lâmpada e controlar o acesso a sua residência.

Bom, caso você ache que seu velho computador ainda dá um caldo, arrume outra vida para ele 🙂

Deixe você também suas sugestões para o aproveitamento de máquinas antigas e não deixe de ler o artigo no Viva O Linux.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!