SIG – Sistema de Informação Gerencial – Aplicação nos Negócios

Existe uma grande ligação do sistema de informação gerencial com o processo de decisões a serem tomadas em empresas, é necessário um sistema de informações eficiente para uma tomada de decisão adequada em cada situação que surge no dia-a-dia empresarial.

Nesse contexto, as informações das empresas são vitais para o funcionamento das mesmas, afetam e influenciam a produtividade, a lucratividade e as decisões necessárias para o bom funcionamento dos negócios. Para processar essas informações tão importantes são necessários recursos tecnológicos e pessoas para gerenciar os processos.

Com essa importância das informações, aparecem os SIG – Sistema de Informação Gerencial dando suporte às funções de planejamento, de controle e organização de um negócio. Ele fornece informações seguras e em tempo hábil para a tomada de decisões importantes.

Para que uma empresa possa utilizar as vantagens do SIG, é preciso que alguns fatores sejam analisados, como por exemplo, o envolvimento da média e alta direção, com isso, nota-se a importância de estarem todos envolvidos em objetivos comuns de melhorar o fluxo de informações dentro do ambiente de negócios. Sem o envolvimento de todos os tipos de líderes, o SIG não terá tanta efetividade.

Outro fator que deve ser analisado é a atenção específica ao fator humano dentro da empresa. Colocar uma pessoa com habilidade e com comunicação para implementar o SIG é de vital importância, pois precisa-se de comunicação constante.

O objetivo maior é deixar a empresa preparada para utilizar os recursos tecnológicos disponíveis de forma eficiente. Para conseguir atender as demandas do mercado de clientes atual, as empresas estão buscando soluções para se diferenciarem das outras e ganharem assim competitividade no seu tipo de negócio. Conseguir tomar decisões rapidamente e de maneira efetiva é ideal para atingir os resultados esperados.

O SIG entra nesse requisito, precisa-se de algo para aperfeiçoar o planejamento e execução das atividades realizadas, precisa-se sincronizar os suprimentos e reduzir custos nas operações realizadas na empresa para aumentar a satisfação dos clientes atendidos e, claro, os lucros do negócio.

O bom desempenho dos sistemas é garantido pela velocidade com que as informações trafegam pela empresa, e são assimiladas, assim, ajudando na tomada de decisões. Esses sistemas gerenciais apóiam na geração de relatórios onde as informações podem ser geradas e analisadas rapidamente.

Se a empresa tem uma boa gestão, um futuro planejado, e consegue pôr a tecnologia disponível atualmente ao seu favor, o SIG só vem para trazer benefícios e agregar valor na empresa, garantindo o gerenciamento eficaz de informações e comunicação dentro do ambiente de trabalho, assegurando a tomada de decisões baseadas em informações úteis, ágeis, e seguras. Como resultados aparentes a empresa ganha a boa comunicação entre gestores e colaboradores, um gerenciamento de informações centralizado, onde pode ser acessado a qualquer momento, agregando valor ao negócio e atendendo com mais qualidade os clientes e gerando uma boa gestão de informação.

Marília Balbé

Mais artigos deste autor »

Marília atua com Gerenciamento de Projetos, liderança de equipes de desenvolvimento de software. Habilidades em engenharia de software, levantamento de requisitos e análise de negócio. Influenciadora Microsoft, certificada Scrum Master. Hiperativa e eterna aprendiz. Folow me: @maribalbe


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!