Desenvolvimento de Sistemas: dicas para uma boa iteração

Leia também meu outro artigo – Desenvolvimento de Sistemas: o essencial da análise

O que é Iteração:
É essencial a comunicação com o cliente, saber o que o cliente quer demonstrar em cada etapa do desenvolvimento do sistema e verificar se haverá a necessidade de alguma modificação.

Algumas dicas para uso da iteração.

- Dividir para conquistar:
Divida seu projeto em mini-projetos em vez de fazer uma iteração para todo o projeto, transforme ele em pequenos ciclos, em que você sempre fará uma iteração a cada ciclo.

- Aperfeiçoe seu tempo:
Crie um plano de iteração para cada ciclo, e determine a prioridade e o tempo de execução para cada requisito obtido durante a iteração juntamente com a sua equipe.

- O tempo é essencial:
Não deixe seu projeto por um longo tempo sem uma iteração, pois através dela o seu cliente ficará por dentro do andamento do projeto e isso poderá ajudar você a ajustar o projeto ao que realmente o seu cliente quer. Um bom período entre as iterações seria de 20 dias dependendo do período total de duração do projeto.

- Prepare-se para mudança:
Só reforçando o que foi dito, a iteração vai lhe ajudar nas mudanças que o seu cliente possa achar necessário no decorrer do projeto, por isso, sua iteração não pode ter um intervalo muito longo. Imagine chegar ao final do projeto e seu cliente descobrir que o projeto não foi feito como ele imaginava.

A iteração é uma técnica essencial para o desenvolvimento de um software de qualidade que respeita a opinião do seu cliente e sua vontade, seu orçamento e seu tempo de execução.

REFERÊNCIA:
Use a Cabeça Desenvolvimento de Software
Autor(es): Dan Pilone e Russ Miles

José Wilson

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Assistente da Area de TI da Associação Maranhense - Sede Administrativa da IASD no Maranhão, Mais de 10 anos de Experiência na area de tecnologia.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!


− 3 = dois

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>