Mercado brasileiro de nanotecnologia está aquecido

O mercado brasileiro de produtos desenvolvidos utilizando a nanotecnologia movimentou cerca de R$ 115 milhões no ano de 2010.

Essa marca corresponde apenas aos produtos genuinamente brasileiros, não contemplando as tecnologias trazidas de matrizes para aplicações no país e também os produtos importados.

Se comparado com o mercado mundial, que movimentou aproximadamente US$ 383 bilhões, o Brasil ainda está engatinhando nesse setor.

Devido a inventivos do governo federal, o mercado brasileiro de nanotecnologia possui um enorme potêncial de crescimento.

Baseado em dados do MC&T, existem 150 empresas que desenvolvem produtos ou prestam serviços que utilizam a nanotecnologia no Brasil e as principais áreas de aplicação da nanotecnologia no país são a indústria farmacêutica e a de cosméticos. Destaque também para a indústria de transformação, pois está ligada à área de materiais.

O desenvolvimento da nanotecnologia no Brasil trará muitos benefícios para a população, entre eles a diminuição dos custos de produção de produtos de diversos setores e consequentemente diminuindo os preços desses produtos para o consumidor.

Porém, para que esse desenvolvimento ocorra serão necessários investimentos em capacitação técnica com a criação de cursos de formação técnica para o setor.

Fonte: 72DPI / Com informações da INFO

Marcelo Alves

Mais artigos deste autor »

Marcelo Alves, graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como Webdesigner e Diretor de Criação desenvolvendo projetos de comunicação para web.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!