Dicas de email marketing: acertando na proporção

Como chamar a atenção para uma edição de email marketing? É preciso fazer sua campanha se destacar na caixa de entrada de seu contato em meio a várias outras mensagens. Uma resposta para isso é a utilização de imagens para dar deestaque ao conteúdo sendo enviado, mas até onde isso pode se tornar um empecilho ao sucesso do seu email marketing?

Um problema bastante comum é o envio de emails compostos unicamente por imagens, às vezes compostos por uma única imagem. Nesse caso há muita chance do seu email nem ser visualizado pelo seu contato. Você deve ter em mente que vários leitores de email bloqueiam incialmente as imagens, o que acaba transformando sua edição de email marketing em blocos vazios de imagens se você não tomar cuidado. Exigir do seu contato a ação de clicar em ‘exibir imagens’ para ter uma mínima ideia do que se trata aquele email é bastante arriscado e pode prejudicar suas taxas de retorno.

Falando em taxas de retorno, a visualização do email por parte do contato só será registrada se as imagens forem carregadas. É importante, portanto, que o contato sinta interesse pela mensagem, o que é dificultado se a única informação disponível está em imagens. Uma solução para esse tipo de caso é a utilização das chamadas “alt tags”, ou seja, a definição de textos alternativos. Dessa forma, quando o destinatário passar os olhos pela mensagem, mesmo sem as imagens carregadas, ele terá a oportunidade de observar o texto alternativo e saber ao menos do que se trata aquele email.

Um outro problema que pode advir do uso indiscrimidado de imagens em edições de email marketing é o bloqueio por parte de alguns filtros de anti-spam, que consideram envio de emails compostos somente por imagens como suspeitos. Nesse caso suas taxas de abertura e cliques também saem prejudicadas, já que sua campanha terá muito menos chances de ser aberta se cair na caixa de spam do seu contato.

Como muitas outras coisas na vida, o segredo na utilização de imagens em edições de email marketing é equilíbrio. É preciso manter uma certa harmonia na proporção entre texto e imagem para otimizar seus resultados.

Fonte: emailmanager


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>