Dicas para se dar bem no mundo da TI

Estava analisando outro dia o perfil dos alunos da minha classe na faculdade. Percebi que se dividem basicamente em 3 tipos de pessoas: Os nerds, que sabem tudo relacionado à informática e tecnologia, os esforçados, que não sabem muita coisa mas estão fazendo grande progresso ralando e tirando notas boas e os deixados pra trás, que não conseguem acompanhar o curso.

Pensando nisso cheguei na conclusão do motivo do mercado de TI estar tão carente de bons profissionais. Atualmente é muito comum uma pessoa achar que pra trabalhar com tecnologia da informação é necessário apenas bons conhecimentos técnicos no ramo… puro engano. A tecnologia da informação requer conhecimento técnico, mas o principal é a informação, que é gerada e gerenciada por pessoas. A tecnologia é apenas uma ferramenta.

Por esse motivo muitos profissionais que se acham bons, na verdade não são, pois não têm uma boa noção de como o mercado, as pessoas e a informação funciona. Olhando pra minha classe na faculdade, muita gente diria que as pessoas mais capazes e provavelmente as mais procuradas seriam os nerds, pois dominam toda a matéria técnica, porém, percebo que essa realidade não existe.

Verdadeiramente, as pessoas mais requisitadas naquela classe serão as pessoas do grupo dos esforçados. Pessoas que podem não ter tanto conhecimento técnico, mas sempre estão dispostas à aprender, e entendem como a informação, as pessoas e os processos funcionam. É importante também que o profissional tenha seu diferencial, aquilo que o destaque dos demais.

Segue abaixo algumas dicas que separei pra você que procura se especializar mais em sua área de TI ou apenas quer investir nesse ramo:

  • Esteja sempre disposto (a) à aprender – Uma meta interessante para quem trabalha com TI é aprender uma coisa nova por dia. Não importa o que seja, mas se esforce pra não ficar na rotina, trabalhando sempre com os mesmos métodos, pois um dia pode chegar alguém que conhece aquele método inovador explicado num congresso qualquer e tomar o seu lugar. Por isso sempre esteja disposto à aprender, e não só disposto, aprenda mesmo.
  • Fale outro idioma – Não é segredo que o inglês é ESSENCIAL. Atualmente falar inglês não é diferencial, é obrigatório! Por isso, se ainda não fala, procure aprender. Se já fala inglês, ótimo, fica mais fácil aprender outro idioma. Procure então um segundo idioma estrangeiro e esse sim poderá ser o seu diferencial. É interessante também manter contato com pessoas em outros países, falar com nativos de outros idiomas. Um bom site para se conhecer pessoas de outros lugares é o Omegle, um site que te coloca numa sala de bate papo com apenas uma outra pessoa estranha e aleatória de qualquer lugar do mundo.
  • Tenha bons contatos – Não adianta você ser um Steve Jobs da vida se viver dentro de uma bolha, sem conhecer e ser conhecido pelas pessoas. Por isso mantenha sempre uma boa rede de contatos, use seus amigos pra divulgar seu trabalho, aprender coisas novas e principalmente mantenha o seu nome e suas qualidades na cabeça das pessoas.
  • Seja flexível – Isso não quer dizer que você tenha que saber programar e ao mesmo tempo consertar um carro. Se você se considera um programador PHP, ou programador Java, ou programador ASP, posso dizer-lhe com toda certeza que você não é flexível. Por quê? Porque uma pessoa flexível não é um programador PHP, ou ASP, ou Java. É simplesmente um programador. A linguagem de programação é apenas uma ferramenta, o que importa é a lógica, a metodologia. Por isso nunca se prenda à tradições, se programa em PHP, comece programar em ASP e se desprenda da linguagem. Se é um exímio programador de qualquer linguagem, aprenda a desenhar. Existe uma grande polêmica sobre este assunto, algumas pessoas dizem que programador deve apenas programar e designers apenas desenhar. Ambos estão corretos dentro de determinados contextos, por isso, avalie bem o seu contexto, a empresa que trabalha e veja qual das duas opções é mais vantajosa.
  • Seja humilde e não-egoísta – É clássico do profissional que se destaca um pouco em qualquer área (não apenas em TI) acreditar que seu conhecimento é mais importante que o ar que ele respira e não compartilhar o conhecimento com ninguém. Já passou o tempo em que esses profissionais eram essenciais, pessoas assim não são valiosas para empresa nem para o grupo de trabalho, por isso, compartilhe o que sabe e outros irão compartilhar o que sabem, dessa forma todo o grupo cresce, incluindo você.

Espero que essas dicas tenham sido úteis. Se você conhece algum ítem fundamental para um profissional se tornar essencial para a empresa ou grupo de trabalho, deixe seu comentário!

Fonte: Estilo Facil Blog

Anderson Nunes

Mais artigos deste autor »

Tecnólogo, com experiência em desenvolvimento de sistemas web profissionalmente há mais de dois anos pela empresa WebCorpore. Especialidades: CodeIgniter, Doctrine, Magento e WordPress. Curto vídeos engraçados, MMORPGs e afins. Ah e a propósito, casado, futuro pai e atual servo do Deus vivo.


24 Comentários

Rafael Poseddon
3

Referente ao treino do Inglês, uma ótima forma é informar-se dos encontros semanas que ocorrem através do projeto CouchSurfing.org. Aqui em Campinas, onde moro, há encontros a cada 15 dias e quase sempre há pessoas de outros países e regiões. É uma ótima forma de treinar o seu idioma e enriquecer também a cultura! :-p
Está ai a minha dica! 😀

Sarah
7

Gostei bastante do post!
E as dicas são bem interessantes, realmente tem que ter o jogo de cintura, flexibilidade e conhecimento social para entrar e permanecer no mercado de trabalho em TI.
Só que ainda em relação ao post, no meu curso pelo menos, não tem mais essa de “classe” porque todo mundo é desnivelado, hehehe! Depois de tanta reprovação no meio aqui e ali, a turma foi se perdendo! Segundo que, os esforçados não tiram boa nota, mas tirando entre 4 e 7, ralando muito dá pra passar (na maioria das vezes).
Então as categorias são geralmente 3 mesmo entre os alunos da graduação do meu curso… =P
Você faz que faculdade?!
Abcs!

Djeison
8

Excelente Post.
Na verdade a área de T.I sempre necessitou mesmo é de Relações Humanas, a era dos NERDS está terminando.
Abraço.

Paulo
9

Muito bom post, só faltou dizer de uma quarta tipo de aluno, os que só passam com ajuda dos amigos, é colando, sendo beneficiado por trabalhos extras e etc.

EstiloFacil
11

Opa que bom que gostou Fábio, realmente é uma realidade…
Lá na faculdade ainda tem uma turma de 14 pessoas (no meu primeiro semestre eram 70) que chegaram até aqui sem pegar nenhuma dp… desses 14 posso dizer que todos fazem parte do grupo dos esforçados. Tem um nerd lá também, mas o cara é esforçado, quando vê algo que não sabe reconhece isso e corre atras, ta sempre com a gente em grupo de estudo nos sábados, etc.
Fico feliz que tenham curtido o post, depois dêem uma curtida no meu blog: EstiloFacil.com – Blog

Adalberto Sena
14

Excelente matéria, infelizmente temos ainda uma visão de mercado estereotipada e distorcida dos bons profissionais e dos alunos dos cursos de TI>

Lucas
15

O mercado de trabalho precisa na verdade é de profissionais que são Nerds e também esforçados, porque se é esforçado nao sabe de muito mais vai saber o que é muito bom, mas é melhor o que sabe e quer saber mais!

ZeM
16

Se vc NÃO se mantiver atualizado e, MONOPOLIZAR seu saber, logo, seu “tão grande” conhecimento se desfará e se tornará em um obsoleto, nada!
Se tornará ultrapassado porque você não construiu (medrosamente, não contou com a ajuda de outros), promovendo estradas e caminhos para que os demais possam ajudar e seguir…!
O conhecimento é uma fonte que jorra e inesgotável!
Você nunca o perderá!
Pense assim!!!

Tiane
19

Estou começando nessa área agora, essas dicas, posso dizer que são a base para um profissional bem sucedido, parabéns, ficarei sempre por aqui para adquirir mais conhecimentos!!! Tiane Costa

EstiloFacil
20

Opa que bom que gostou das dicas Tiane. Parabéns pela sua entrada no mercado de TI.. é um mercado bem amplo e de grandes possibilidades, mas não quer dizer que aceita qualquer um de qualquer jeito… o jeito é se qualificar mesmo!!
Fique ligada no EstiloFacil.com – Blog e fique por dentro de novas dicas sobre TI.

Paulo
23

Bom texto, várias coisas q devemm ser seguidas para se dar bem mesmo. Sou formado técnico em informática e pretendo ter meu próprio negócio e as dicas do PTI estão com certeza me dando um rumo de como ser um bom profissional e um excelente empreendedor!

Rubens
24

Nossa, quando estava falando na faculdade sobre os nerds os esforçados e os que não acompanham a aula,,,muito real isto dai. Eu estou na turma dos esforçados, mas até hoje não
consegui ganhar dinheiro com informatica com minha formação, me formei em redes de computadores em 2012 e estou meio que sem saber que rumo tomar, tipo trabalhei em empresa privada, onde eu gerenciava a rede, formatava, dava entrada em notas fiscais, fazia balanço, uma serie de coisas, porém não me tornei nada, tipo sei um pouco de cada coisa, mas não sou respeitado no mundo da informatica, sou apenas mais um … que não é especialista.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!