Gist – Um modo de compartilhar blocos de código

É normal no dia-a-dia de um programador ter que usar ferramentas de controle de versão. O GitHub é um site feito em RoR e trabalha com um servidor de repositórios com git. No GitHub você, além de hospedar seus repositórios, controlar suas versões,  você ainda pode mostrar seus repositórios para outras pessoas, e elas podem colaborar com seus projetos.

O GitHub é gratuito, e a versão paga tem o plus de poder ter seus repositórios particulares, sem que ninguém possa acessá-los. Mas o grande legal do GitHub é ele ser uma rede social para programadores, para troca de códigos e experiências, seguindo e sendo seguido.

Dentro do GitHub existe também os Gist, que permite o compartilhamento de pequenos trechos de código. Há também quem use o Gist para mostrar textos e opiniões, recebendo comentários. O mais legal é poder publicar parte do seu código e usar o plugin do Gist para mostrar seu código em sites, fóruns e outros locais. Para isso, só precisa publicar o código (depois de logar no GitHub) e clicar em “Show Embed” e ele lhe mostrará um código javascript para colar onde quiser. Onde você colar o javascript vai aparecer uma caixinha bonitinha com o trecho de código e um link para o seu Gist. Alterando seu Gist, todos os lugares onde você publicou seu código serão alterados ao mesmo tempo.

Para saber mais acesse o site do Gist, acesse https://gist.github.com/ e o site do GitHub, acesse https://github.com/.

MayogaX

Mais artigos deste autor »

Priscila Mayumi, também conhecida por MayogaX, é graduada em Análise de Sistemas, uma programadora e interessada em Data Science. Também é Microsoft Technical Audience Contributor.


2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!