Planejamento – Gaste minutos para ganhar horas

“Para cada minuto que perdemos organizando as coisas, ganhamos uma hora.”

Li essa frase outro dia em algum lugar e no mesmo dia recebi também por e-mail uma sugestão de software para planejamento de projetos, pensei na hora que uma coisa leva à outra. Ultimamente tenho percebido no âmbito tecnológico diversos atrasos, erros, bugs e qual seria o real motivo de todas essas coisas? A resposta é clara: Planejamento.

planejar-planejamento-projetos-sucesso-tempo

Para todas as tarefas que vamos fazer é necessário o planejamento, desde desenvolver um simples website até um projeto de e-commerce com duração de 6 meses. O planejamento é a etapa fundamental de todo projeto, pois se algo sai errado nessa etapa e passa despercebido, pode (e vai) causar grandes estragos no decorrer do projeto.

Planejar não é uma tarefa essencial apenas em desenvolvimento de sites, é também indispensável para cada atividade que pensamos em realizar, seja comprar um carro, uma casa, fazer uma viagem, etc. O planejamento pode ser dividido em 3 etapas simples, que também podem ser subdivididas em outras, caso seja necessário. São elas:

Organização – Nessa etapa você deve organizar em partes tudo que você tem, e responder à perguntas, tais como:

  1. Qual meu objetivo?
  2. O que preciso fazer para alcançar esse objetivo?
  3. O que eu já tenho para trabalhar em meu projeto?
  4. O que pode dar errado no projeto?
  5. Se der errado, o que posso fazer para corrigir?

Administração – Essa é a etapa do planejamento propriamente dito. Aqui é a etapa onde iremos controlar recursos, administrar o tempo e verificar a cada intervalo de tempo a viabilidade do projeto, ou seja, se ainda é viável continuá-lo. Qualquer projeto sem uma boa administração de recursos, de tempo e de viabilidade está fadado ao fracasso.

Controle – O controle é uma etapa não apenas do planejamento, mas constante de todo o projeto. Tem como objetivo colher dados de atividades bem sucedidas, de erros, fazer feedback, e encontrar possíveis erros das etapas anteriores, bem como corrigí-los, mesmo que seja necessário refazer o planejamento todo a cada X etapas de desenvolvimento. Isso não é incomum, em metodologias ágeis de desenvolvimento, como SCRUM e XP, a etapa de planejamento se repete diversas vezes, tanto quanto necessário para que o projeto saia da forma mais perfeita possível.

Para desenvolvedores de software que desejam aperfeiçoar seu planejamento, existem diversas ferramentas neste ramo. Uma excelente que recomendo e utilizo em projetos da empresa a qual trabalho é a Collabtive. É uma ferramenta extremamente simples e com recursos necessários para o desenvolvimento, planejamento e controle de projetos de pequeno e médio porte.

Para projetos de grande porte, existem ferramentas bastante conhecidas, como o Project da Microsoft (famoso MS Project), e para a área de engenharia, temos o Auto CAD, que praticamente monopoliza o mercado por tamanha competência.

Imagem via Shutterstock

EstiloFacil

Mais artigos deste autor »

Tecnólogo, com experiência em desenvolvimento de sistemas web profissionalmente há mais de dois anos pela empresa WebCorpore. Especialidades: CodeIgniter, Doctrine, Magento e WordPress. Curto vídeos engraçados, MMORPGs e afins. Ah e a propósito, casado, futuro pai e atual servo do Deus vivo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!


quatro − 1 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>