Crie cenários de redes mais complexas com o simulador GNS3

Olá pessoal,

Hoje estamos aqui com uma ótima dica de simulador para aqueles que estão se preparando para algum exame de certificação da Cisco. Vamos falar sobre o GNS3.

Todos conhecem o Packet Tracer, que na minha opinião é um excelente simulador e deve ser utilizado por todos aqueles que estão começando seus estudos ou se preparando para o exame do CCNA. No entanto, para aqueles que estão estudando para um nível mais avançado o Packet Tracer não atende a todas as necessidades, pois cenários de redes mais complexas não podem ser criados no Packet Tracer.

Então, se você está estudando para algum exame Cisco depois do CCNA quais caminhos pode tomar:

  1. Montar um lab próprio, com equipamentos reais, em sua casa. Para aqueles que possuem uma boa situação financeira até pode ser um bom caminho, mas no final o custo acaba não sendo nada barato.
  2. Procurar por empresas que aluguem laboratórios para estudo. Essa pode ser uma tarefa dificil, pois aqui no Brasil esse tipo de serviço não é muito comum, além da incoveniência de ter que estudar com hora marcada e tempo de acesso limitado.
  3. Essa é a minha preferida – utilizar o simulador de redes GNS3.

Mas o que é o GNS3?

O simulador GNS3 é um software grátis (isso mesmo, grátis), open source, e que pode ser baixado e utilizado livremente. O GNS3 funciona com imagens IOS da Cisco reais, que são emuladas através de um programa chamado Dynamips. Podemos dizer que o GNS3 é a interface gráfica para o Dynamips, que é o programa que faz todo o trabalho pesado de emular os equipamentos utilizando IOS reais da Cisco.

Com sua interface gráfica intuitiva e bem fácil de se utilizar o GNS3 se mostra como uma poderosa ferramenta, capaz de emular redes complexas e que pode ser utilizada por todos aqueles que estejam em busca de uma certificação avançada da Cisco.

O que podemos fazer com o GNS3

De acordo com o website do GNS3 veja algumas das características desse poderoso simulador:

  • Design de topologias de redes complexas
  • Emulação de muitas plataformas de roteadores Cisco router e PIX firewall
  • Simulação de switches ethernet simples, ATM e Frame Relay
  • Conexão da rede simulado com o mundo real
  • Captura de pacotes utilizando o Wireshark

Plataformas Suportadas pelo GNS3

Na lista a seguir, citamos algumas das plataformas atualmente suportadas pelo GNS3. Como você pode notar, podemos utilizar uma grande quantidade de equipamentos para construir topologias complexas com o GNS3.

  • 1710, 1720, 1721, 1750, 1751, 1760
  • 2610, 2610XM, 2611, 2611XM, 2620, 2620XM, 2621, 2621XM, 2650XM, 2651XM, 2691
  • 3620, 3640, 3660, 3725, 3745
  • 7200

Utilizando o Simulador de Redes GNS3

Abaixo mostramos algumas telas do GNS3, apenas para vocês terem uma breve idéia de como é essa ferramenta.

Essa primeira figura mostra a tela inicial do programa. No lado esquerdo da tela temos todos os equipamentos que poderão ser utilizados. Basta clicar e arrastar para área principal central, onde a topologia será construida.

gns3-13

Abaixo temos um breve exemplo de uma topologia com 3 roteadores em uma rede Frame-Relay.

gns3-2

Por último mostramos um saída do comando show run em um dos roteadores.

gns3-3

Considerações Finais

Como podemos notar é possível fazer muita coisa com o GNS3. Você será capaz de montar topologias diversas, com diferentes níveis de complexidade e com as características necessárias para o exame de certificação específico que estiver estudando.

Mas como tudo na vida, temos o lado bom e o lado ruim. Um dos principais pontos negativos é que você irá precisar de IOS Cisco reais. O GNS3 não vem com imagens IOS embutidas no simulador, ou seja, você deverá ter disponível os IOS que irá utilizar e informar o caminho da pasta para o GNS3, caso contrário o simulador não irá funcionar.

Para baixar essas imagens diretamente do site da Cisco você deverá possuir uma conta CCO. É claro que existem outras fontes de onde conseguir imagens IOS da Cisco, mas definitivamente nós não recomendamos essa alternativa. O recomendado é que você realmente utilize imagens IOS baixadas diretamente da Cisco.

Outro ponto importante é a quantidade de recurso de CPU e memória RAM consumidos ao se utilizar GNS3. Quanto mais complexa a topologia montada, maior quantidade de memória e CPU será consumida. Portanto, saiba que para rodar esse simulador será necessário um computador com uma certa robustez.

Portanto é isso aí… utilizem que vale a pena! E em breve vamos postar mais artigos sobre o GNS3 e algumas de suas facilidades.

Fonte: Blog da DlteC

Alexei C Tavares

Mais artigos deste autor »

Graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR, é Co-Fundador da DlteC do Brasil e trabalha com Telecomunicações e Redes desde 1997. Com grande experiência em treinamentos, possui diversas certificações na área e também é autor de livros, tais como Roteadores e Switches - Guia para Certificação CCNA e CCENT - 2a. Edição.


3 Comentários

kantynho
1

Muito interessante! Mas não foi especificado se essa conta CCO da cisco é grátis ou paga.. ou só para profissionais já certificados… Tirando esse detalhe, a matéria é muito relevante!

Lex
2

Olá Kantynho,
Desculpe a demora na resposta…
Para ter uma conta CCO da Cisco é necessário trabalhar em uma empresa parceira da Cisco ou ser certificado CCIE.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!