Governo vai publicar MP para redução de impostos sobre tablets no Brasil

Está prevista para essa semana a publicação da Medida Provisória que classifica os tablets como equipamento de informática, deixando-os livre do PIS/Cofins. O governo optou por criar uma nova categoria de equipamentos, pois os tablets não se enquadravam em nenhuma existente.

O próximo passo será editar uma portaria interministerial fixando o PPB (Processo Produtivo Básico) e desta forma reduzir o IPI sobre os tablets de 15% para 3%, com a condição de que alguns dos componentes do equipamento sejam produzidos no Brasil. Além disso, alguns estados, como São Paulo, ainda oferecerão redução de ICMS para o produto.

O objetivo dessas medidas é a redução do preço dos tablets para o consumidor, só resta saber se isso realmente irá acontecer ou se essa MP servirá apenas para inflar ainda mais os lucros da indústria.

Quem sabe agora poderemos ter tablets por menos de mil Dilmas, né?! (só acredito vendo!)

Fonte: O Globo

Marcelo Alves

Mais artigos deste autor »

Marcelo Alves, graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como Webdesigner e Diretor de Criação desenvolvendo projetos de comunicação para web.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!


um × 3 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>