LibreOffice Para Leigos

O título desse artigo pode parecer meio estranho, mas é o título do meu primeiro livro. Calma, vou explicar o título do livro e o que é esse tal LibreOffice.

LibreOffice, para que não sabe, é um pacote Office. Office é um conjunto de aplicativos para escritório, que trabalha com edição de texto, planilha eletrônica, apresentação de slides e banco de dados. O pacote Office mais conhecido é o Microsoft Office, que é composto pelo Word, Excel, Power Point e Access.

Alguns devem pensar: era muito mais fácil escrever um livro falando desse aplicativo do que falar desse tal LibreOffice, ninguém sabe o que ele faz direito. Concordo com aqueles que pensam assim, pois afinal, era um tema mais fácil de falar.

Muitas pessoas não sabem, mas o Microsoft Office é um aplicativo a parte, ou seja, ele não vem junto com o Microsoft Windows e é vendido separadamente, não é grátis como a maioria pensa.

Continuando a falar do LibreOffice, o seu antecessor era o BrOffice.Org, que para se juntar a marca internacional, decidiu acabar com seu nome. Para os desavisados, o LibreOffice é o segundo maior pacote de escritórios do Brasil, com aproximadamente 25% dos usuários.

Escrevi o livro motivado pela falta de documentação, ou seja, existe pouco material sobre este assunto, qualquer livro lançado sobre esse aplicativo se esgota rapidamente.

Outro motivo para falar sobre ele, é que é baseado em Software Livre, qualquer pessoa pode alterar seu código-fonte para suas necessidades, assim como fez o STF, que criou o STFOffice.

Realizei o lançamento no último dia 26 de Abril e, uma semana depois do seu lançamento, já tinha ultrapassado as 5 mil cópias para minha surpresa, pois achava que este livro não tivesse um apelo tão grande quanto teve.

Preferi deixar o livro no formato digital por diversos motivos: facilidade na divulgação, para alterar possíveis erros que não percebi e o usuário no dia a dia acaba percebendo e porque livros digitais são o futuro.

Para aqueles que quiserem também uma cópia, acesse www.brofficeparaleigos.org e clique em download.

Boa Leitura.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!