Coworking vira tendência para profissionais de TI

O crescimento dos locais para Coworking no Brasil está trazendo uma nova tendência para os profissionais da Tecnologia da Informação. Trabalhadores que normalmente usam o home office ou ainda cafés pela cidade, estão cada vez mais adotando o sistema de escritórios coletivos para trabalhar.

As vantagens são muitas. Abandonar o isolamento domiciliar, reduzir custos e principalmente ampliar sua rede de contatos estão entre elas. “Em um escritório de Coworking se trabalha em contato com pessoas de diferentes setores. Há uma constante troca de idéias entre os profissionais, que se ajudam mutuamente”, explica o jornalista André Pegorer, fundador do Nex Coworking, em Curitiba.

De acordo com ele, a possibilidade de gerar negócios dentro do seu próprio local de trabalho é outro atrativo que reúne os coworkers. “Os profissionais, além de poderem trocar sugestões sobre seus projetos, acabam também trocando e vendendo serviços para colegas de mesa”, completa.

Um profissional de TI, por exemplo, pode oferecer seus serviços para um administrador, que por consequência poderá precisar de um profissional de design. É este tipo de rede de contatos que os escritórios podem oferecer.

De acordo com Pegorer, boa parte das pessoas que procura um escritório de coworking trabalha nas áreas da chamada economia criativa, ou seja, pessoas que utilizam sua capacidade e criatividade para gerar negócios. “São jornalistas, publicitários, designers, artistas, donos de startups e profissionais de Tecnologia da Informação”, exemplifica.

Mas o perfil dos usuários é amplo. Desde profissionais com um espaço no mercado de trabalho já construído, passando por freelancers e pessoas cuja sede da empresa fica em outra cidade, até novos empresários que desejam diminuir custos e ampliar sua rede de contatos.

Atualmente o Brasil conta com mais de 15 escritórios de Coworking. A maioria deles está localizado nas regiões Sul e Sudeste. Contudo, a expectativa é que o mercado seja ampliado ainda mais. “Os Coworkers, por natureza, têm perfil colaborativo. Isto se aplica inclusive aos empresários. Há uma comunidade que troca idéias e formou praticamente uma rede. Por isso temos contato com pessoas interessadas em abrir negócios assim no interior do Paraná, em Santa Catarina e outros estados”, completa Pegorer.

Ele lembra que a tendência natural é do crescimento deste tipo de negócio. De acordo com ele, recente pesquisa da Associação Brasileira de Recursos Humanos, mostrou que vagas para o setor de  home office crescem 5% ao ano. “Sem dúvida uma parcela destes profissionais fatalmente serão coworkers”, finalizou.

Para saber mais: www.nexcoworking.com.br

Fonte: Care2u! Comunicação

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


4 Comentários

Luciana
2

Idéia interessante e pouco divulgada ainda no Brasil, mas que está se consolidando cada vez mais no mundo corporativo… Obrigada por ajudar a divulgar o conceito do coworking!!!
Estamos inaugurando um novo espaço de coworking aqui no ABC Paulista onde ainda não existem muitos escritórios neste formato.
Quem tiver interesse em conhecer o espaço da Beehouse entre em nosso site http://www.beehousecoworking.com.br ou no facebook: http://www.facebook.com/pages/Beehouse-Coworking-Ltda/160769544013908

Cowork in Rio
3

Olá, em breve abriremos mais um coworking no Rio!
É a nova era da colaboração se firmando!
Visite o nosso blog e Participe da Pesquisa!!
Ou indique alguém para fazer parte da equipe!
http://meucowork.wordpress.com/
Saudações compartilhadas!

André
4

Sou da área de TI e trabalho em um espaço de coworking, a experiência é sensacional! O lugar onde você trabalha influencia muito no seu desempenho, e no escritório em que trabalho, o escritoriovirtual-saopaulo.com, tenho um espaço maravilhoso com pessoas de diferentes segmentos e ideias, um lugar com um ótimo design, e um cafezinho ótimo! Rsrs Vale a pena conhecer!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!