Uruguai desenvolveu a educação após investimentos em TI, contou representante do Plan Ceibal em evento da Assespro

Durante o I Seminário Internacional Assespro, realizado pela Assespro Nacional (Associação Brasileira das Empresas de TI), que aconteceu no Congresso Nacional, em Brasília, recentemente, foram abordados os principais benefícios da TI no desenvolvimento da sociedade.

Para debater o assunto, o evento tomou como base o caso de sucesso da utilização da tecnologia da informação em prol do desenvolvimento social aplicado na educação, concluído no Uruguai em 2010.

E, para guiar essa introdução ao programa do país, o seminário contou com a participação de Guillermo Spiller, engenheiro em telecomunicações que atua desde 2007 no Plan Ceibal, projeto do governo uruguaio que tem como foco expandir o uso da tecnologia em escala massiva na educação como forma de diminuir as desigualdades sociais.

“O Plan Ceibal é um grande ideal, e foi um dos principais impulsionadores da educação no Uruguai. Com o projeto, o poder público enviou a todos os alunos de primeiro e segundo grau, além dos docentes, um computador para utilizarem em sala de aula, inclusive, conectados à internet. Com isso, houve muita facilidade na informação e acessibilidade ao conteúdo. O fato se tornou um marco para o desenvolvimento de nossa educação”, explica Spiller.

Espelhado no sucesso do projeto no país, o representante do Plan Ceibal contou os principais benefícios obtidos, incentivando o Brasil a seguir o mesmo rumo. “O programa trouxe inúmeras melhorias à sociedade, tanto quanto ao poder público e ao setor privado. Geramos desenvolvimento não somente em educação, mas também social e econômico, colocando o Uruguai em outro patamar em termos de cidadania, o que pode também ser seguido pelo Brasil”, finaliza Spiller.

Ainda durante o I Seminário Internacional da Assespro foi realizado o lançamento oficial da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação (FPCT&I), que será presidida pelo Deputado Federal Izalci Lucas Ferreira, eleito pelo Partido da República (PR) do Distrito Federal.

Fonte: NB Press Comunicação

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!