Não seja um Super-Herói, seja um Gerente de Projetos – Adote o PMI

Para aqueles que desejam executar um projeto dentro do tempo estimado x custo solicitado pelo cliente e não sabe por onde começar, que tal adotar as boas práticas do PMI através do PMBOK ao invés de se tornar um super-herói, pensando em como salvar o dia?

Existem muitas metodologias que podem ser aplicadas nessa área, porém, as boas práticas do PMI são reconhecidas em grande parte do mundo tornando-se, portanto, uma metodologia “universal”.

Há anos os profissionais do meio lidavam tranquilamente e executavam ótimos projetos sem essas metodologias – saudosos tempos em que não vivi. Porém, com o mundo globalizado e em um mercado altamente competitivo, tivemos as demandas quadriplicadas com prazos cada vez menores.

Diante dessa situação, surge a necessidade de um Gerente de Projetos nas empresas. Como um grande Mago, o Gerente é o responsável em fazer e acontecer, que vai do possível ao impossível. Se houve sucesso, parabéns à equipe. Do contrário, que gerente é você que não soube planejar o projeto? A magia – o sucesso – não está em ensinar e realizar novos truques ou montar novas poções, e sim, em permitir que o aprendiz de feiticeiro possa se desenvolver para que um dia também seja um Mago.

O profissional desse meio não precisa necessariamente ter conhecimento em uma área específica, mas, precisa conhecer as metodologias do PMI aplicadas ao plano de gerenciamento de projetos (Escopo, Tempo, Custo, Aquisição, RH, Qualidade, Riscos, Integração e Comunicação). É nesse momento em que o Gerente monta a sua equipe e passa a designar tarefas com base na EAP (Estrutura Analítica de Projetos) para que todos os interessados, sejam eles colaboradores ou clientes/patrocinadores, saibam exatamente quais tarefas deverão executar e o tempo estimado de entrega de cada pacote de trabalho com base no cronograma do projeto.

Dessa forma você estará envolvendo todos os membros da sua equipe, planejando os processos, prevendo os riscos, economizando tempo e muitas vezes, diminuindo os custos.

Não podemos esquecer que um gerente colherá bons frutos se no início do projeto tiver um bom conhecimento das regras, práticas e burocracias da empresa. Isso facilitará muito o seu trabalho e, por vezes, determinará o sucesso do projeto.

Para você que trabalha como freelancer, a necessidade é ainda maior em manter um controle total das tarefas, prazos e custos que serão repassados ao seu cliente e, principalmente, saber dar um feedback certo quando solicitado. Por isso, as boas práticas do PMI podem ser grandes aliadas do seu trabalho.

Imagine você que com esse controle todo logo mais terá de aumentar a sua equipe e ampliar os seus negócios, pois terá um aumento significativo na demanda de trabalho e será nesse momento que você dirá adeus às dores de cabeça por falta de controle e planejamento.

Perceba, não há mágica e sim, domínio de suas ações.

Como um aprendiz de feiticeiro – futuro gerente de projetos – os erros nem sempre são imediatos. Você nunca vai saber o efeito de uma pólvora se não colocar fogo em cima.

Então, aqui fica a dica: almejando o sucesso e menos problemas, esqueça a correria do dia-a- dia e reserve um tempo para planejar a execução do seu projeto. O tempo, aparentemente perdido para isso, será um ganho certo na entrega final do seu trabalho e a experiência adquirida a cada projeto fará de você um Mago capacitado a formar novos aprendizes.

Sucesso e bons negócios.

BarbaraCristina

Mais artigos deste autor »

Barbara Cristina, 23 anos, é graduada em Sistemas de Informação e pós-graduando em Gestão de Projetos com ênfase em PMI.

Com experiência em Web sua carreira é marcada por ser uma das responsáveis em alavancar a audiência do Portal XPG e hoje, como Estrategista de Audiência e Projetos, atua de frente à equipe de comunicação do site e serviços relacionados.

http://br.linkedin.com/in/barbaracristina


1 Comentários

Guta
1

Realmente, não dá pra ser só um freela. É preciso saber organizar as tarefas para não perder tempo e nem dinheiro.
Quem quer faturar precisa investir…
obrigada pela matéria.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!