Reutilização de computadores antigos – Doação

Saudações PTIs!

Neste post eu gostaria de descrever sobre a doação de computadores antigos.

Quem nunca manteve um computador antigo em casa, que atire a primeira pedra. Todos nós, por algum momento, já mantivemos um computador obsoleto.

A doação de computadores é uma alternativa para aquele Pentium lll, 256Mb de RAM e 20Gb de HD por exemploQue já foi formatado e reformatado n vezes e já serviu para vários testes e experiências.

Mas se agora ele já não lhe serve para mais nada mas ainda assim funciona, talvez ele não mereça um fim trágico depois de tanto tempo te ajudando, descartando-o no lixo, mas sim um destino final mais nobre. A doação!

Há muitas ONGs, escolas, igrejas ou até alguém na sua rua que não tem poder aquisitivo para comprar um computador e que poderia receber este equipamento. Além de você estar contribuindo para a inclusão digital daquela pessoa ou entidade, também estará contribuindo para o meio ambiente. Os componentes eletrônicos da placa-mãe do computador, por exemplo, possuem elementos tóxicos para o meio ambiente.

Mas antes de doar o seu computador antigo, aqui vão algumas dicas:

  • Só faça a doação se realmente o seu computador estiver funcionando. Ninguém vai querer receber um computador que não funciona ou defeituoso. Neste caso, é melhor vender no ferro-velho ou descartar no lixo adequado.
  • Formate o HD. Esta dica é valiosíssima. Formatando o HD do computador, você estará apagando todos os dados e informações.
  • Verifique se a instituição ou a pessoa que irá receber o seu computador são de boa índole. Infelizmente há pessoas que querem sempre se dar bem a qualquer custo. Derrepente a pessoa que receberá o seu computador seja usuária de drogas e venderá o seu computador em troca de drogas. Ou a instiuição que receberá outros computadores para montar um bingo clandestino.
  • Por opção, instale uma distro linux. A pessoa irá ligar o computador e verificará que ele realmente está funcionando bem.

Bem, esta foi uma sugestão para se livrar daquele computador que ainda funciona mas está obsoleto. Além de estar ajudando o meio ambiente, estará contribuindo para a inclusão digital e realizando uma boa ação.

Divulguem este post entre seus amigos e colegas de trabalho. Sempre tem alguém querendo dispensar um computador antigo.

E você? Tem alguma sugestão? Por favor, comente. Vamos trocar idéias.

Obrigado.

Marcelo Costa Almeida

Mais artigos deste autor »

Sou profissional na área de TI há mais de 10 anos. Pós-graduado em Gerenciamento de TI. Possuo certificação ITIL V3.
Pratico surf e corridas de rua. Sou cozinheiro aos finais de semana e churrasqueiro oficial de minha família. Sou casado.

6 Comentários

Felipe Tágory
1

Meus Parabens exelente ideia Marcelo .
lembrando que faz uma diferença enorme um pc mesmo antigo pra uma pessoa que nunca usou um,
inclusive meu primeiro pc foi doado e hoje sou um profissional de ti.

Marcelo Costa Almeida
2

Felipe.

Obrigado por ter lido e comentado o meu artigo.
Hoje em dia há várias ONG’s para a inclusão digital que recebem computadores antigos. Escolas também costumam receber estes equipamentos.

Obrigado.

Andreia
3

Estou tentando doar meu P3 funcionando completo para uma escola ou ONG que realmente vai utilizar, e está dificil!! Jah teve uma que soh aceitava se fosse P4 pra cima… caramba, cade a humildade?

se alguem souber de um lugar serio que vai utilizar e nao vender, aqui em Sao paulo/capital responda-me

obrigada

MArysol Rangel Barreto
4

Olá ! Participo de um projeto social do time SIFE CEFET/RJ na Associação Aliança dos Cegos no Rio de Janeiro. Se houver algum interessado (dessa localidade) em doar um ou mais computadores, por favor, entre em contato. Os membros da associação fizeram um curso de informática adaptada , mas não conseguem utilizar esse conhecimento por não terem um computador. Se houver o interesse, em contato no meu email marysol.rangel@yahoo.com.br, enviarei mais detalhes sobre o projeto e como efetuar essa doação.

Obrigada!

Eduardo
5

Olá! Sou de Curitiba, mas estou morando em Felixlandia em uma comunidade chamada Hippies de Cristo, a região é muito carente e necessita de uma inclusao digital. Estou disposto a ensinar o povo da região mas preciso de uma doação de computadores. A estrutura para dar aulas eu ja tenho.
Caso alguem tenha interesse em nos ajudar por favor entre em contato. duduroger@hotmail.com

Markos
6

Prezado Marcelo,

Encontrei o seu comentário e gostaria de compartilhar uma pequena iniciativa neste sentido.

O “Projeto OTO” tem como principal objetivo oferecer uma alternativa de REUSO de computadores e monitores antigos visando minimizar o descarte de equipamentos eletrônicos (e os consequentes impactos ambientais) e ao mesmo tempo oferecer um recurso educacional, de baixo custo, para o aprendizado e divulgação do ESPERANTO.

Atualmente o programa OTO inclui os 5 diálogos, e as traduções, do Minikurso de Esperanto (http://belabutiko.esperanto.org.br/didatico/minicurso-de-esperanto.html)

Futuramente vamos incluir o alfabeto, notas gramaticais e um jogo para facilitar a memorização do vocabulário.

O programa utiliza a linguagem Tcl com a biblioteca CK (para modo texto) e o sintetizador de voz Espeak e portanto programadores podem aproveitar a idéia e desenvolver aplicações para outras aplicações.

As informações sobre este projeto estão disponíveis no site:

http://www.c2o.pro.br/inf/oto/index.html

Um abraço,
Markos

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!


4 × = dezesseis

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>