Virtualização e Cloud Computing – Conceitos importantes

Saudações Profissionais de TI!

Estejam felizes! Estamos tendo a oportunidade de estarmos vivenciando um turbilhão de desenvolvimentos importantes que revolucionarão a tecnologia e seu emprego. Como é o caso da Virtualização e Cloud Computing ou Computação em Nuvem.

Gostaria de deixar claro os conceitos para estes dois termos tão novos (ou nem tanto assim) da tecnologia de computação. É importante entendermos os conceitos para não cair na lábia de vendedores ou “vender o peixe” errado.

A virtualização consiste na criação de ambientes individuais e isolados, capazes de executar diferentes e independentes Sistemas Operacionais dentro de um mesmo computador. Simplificando, é como se tivéssemos vários computadores, cada um com seu endereço de rede individual, nome na rede, rodando diferentes Sistemas Operacionais e independentes entre si, todas dentro de um computador. O simples acesso remoto não está dentro do conceito de virtualização, neste caso, estará acessando um computador na rede e trazendo para a tela do seu computador.

A Cloud Computing ou Computação em Nuvem também tem um conceito interessante e é muito importante conhecermos. Computação em Nuvem consiste na utilização do poder de processamento, armazenamento e memória de não somente um servidor, mas sim de vários servidores através da Internet. Esta tecnologia surgiu pela primeira vez em meados de 2008/2009 mas ainda está em desenvolvimento e está passando por várias melhorias, tanto na questão de segurança como tambem na disponibilidade e confiabilidade.

Há empresas e pessoas no mercado vendendo o serviço de hosting simples ou alugando espaços em seus servidores dizendo estar disponibilizando a Computação em Nuvem. Este conceito está totalmente errado! O mesmo acontece com a virtualização, empresas e pessoas vendendo softwares e hardwares que fazem um simples acesso remoto como se fosse virtualização. Conceito erradíssimo também.

Gostaria de compartilhar estas informações para que não sejamos enganados por vendedores que utilizam palavras da moda na tecnologia. E com isto não seja gasto dinheiro em projetos com conceito errado.

Obrigado por estarem lendo este post. Vocês tem alguma observação? Sugestão? Por favor, postem seus comentários, a informação é livre!

Marcelo Costa Almeida

Mais artigos deste autor »

Sou profissional na área de TI há mais de 10 anos. Pós-graduado em Gerenciamento de TI. Possuo certificação ITIL V3.
Pratico surf e corridas de rua. Sou cozinheiro aos finais de semana e churrasqueiro oficial de minha família. Sou casado e tenho duas filhas.


3 Comentários

Márcio
1

QUERIA MAIS ARTIGOS FALANDO DE VIRTUALIZAÇÃO PQ SÓ VIRTUALIZAÇÃO É MUITO AMPLO TEM DE SERVIDORES,DE DESKTOPS DE SERVIÇOS, JOGOS ENTRE OUTROS . PODERIAM FALAR SOBRE UM ARTIGO ALGO COMPLETO QUE ENVOLVESSE TODOS OS SERVIÇOS DE VIRTUALIZAÇÃO OU PELO MENOS UM RESUMO.

Marcelo Costa Almeida
2

Márcio.
Obrigado por ter lido este post e por ter proposto mais este desafio.
Na medida do possível, estarei coletando informações sobre estes assuntos relacionados com virtualização e em breve estarei escrevendo e publicando aqui no PTI.
Obrigado.

João
3

A emulação de consoles e outros computadores antigos poderia ser considerada um forma de virtualização???
Parabéns por ajudar a diferenciar os termos da moda.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!