Como obter a certificação Oracle Certified Professional (OCP)?

Olá pessoal,

Antes de lerem este artigo, sugiro que leiam outro artigo que escrevi sobre como obter as certificações Oracle Database 10G (Entendendo o Programa de Certificação Oracle Database 10G). Atualmente ele é o artigo mais lido e mais comentado no meu blog, que orienta sobre o caminho completo para obter as certificações OCA, OCP e OCM, e que contém várias dicas de materiais de estudo.

Decidi escrever este artigo agora porque passei no exame 1Z0-043, por isso este é o melhor momento para eu escrever sobre como obter a certificação OCP Database 10G. Ressalto que ainda não sou OCP, pois tenho que aguardar uma resposta de aprovação da Oracle, sobre o último passo para tirar esta certificação que é a submissão de um formulário (através do site da VUE) informando que eu fiz um treinamento oficial Oracle.

O que vou escrever abaixo é um pouco da minha experiência, alguns comentários e o que fiz para alcançar esta certificação.

Não quero assustar ninguém, mas meu primeiro comentário sobre a certificação OCP Database 10G é que esta foi a certificação mais difícil que eu já obtive até hoje. Se vocês olharem na página SOBRE do meu blog verão que possuo algumas certificações Microsoft e para mim nenhuma delas foi tão difícil quanto a de OCP. O exame para a certificação de MCP no Windows Server 2003 (08/2006), por exemplo, eu fiz sem ter nenhuma experiência com Windows Server 2003 e ainda assim acho que ele foi mais fácil que o exame 1Z0-043.

Minha primeira dica para quem está buscando a certificação OCP é: estude muito! Não economize esforços em estudos. De preferência não busque esta certificação sem ter experiência com administração de Bancos de Dados Oracle. Se você não tem experiência, o caminho para a certificação OCA não é tão difícil, pois podemos comparar os conhecimentos necessários para fazer os exames de OCA como os conhecimentos de um DBA Júnior. Porém, para obter a certificação OCP, é mais díficil passar no exame 1Z0-043 sem ter experiência prévia, pois podemos comparar os conhecimentos necessários para este exame com os conhecimentos de um DBA Sênior.

Segue abaixo um resumo do meu caminho e conhecimentos que adquiri para obter a certificação OCP:

  1. Estou trabalhando há 4 anos com Administração de Bancos de Dados Oracle;
  2. Há pouco mais de 1 ano tirei a Certificação OCA e comecei a dar aulas de Administração de Bancos de Dados Oracle;
  3. Leio quase todos os dias a documentação online da Oracle em http://tahiti.oracle.com/ e muitos artigos sobre Oracle que pesquiso aleatóriamente no Google;
  4. Estudei apostilas da Self Test Software (1Z0-042 e 1Z0-043) e o guia de estudos da Sybex OCP: Oracle 10g Administration II.

Quanto aos exames da Oracle, um alerta: muitas questões são bem complexas, algumas são quase pegadinhas! O exame 1Z0-043 possui 70 questões que devem ser respondidas em 90 minutos. Existem muitas questões sobre recuperação de dados com RMAN, Flashback e recuperações não-críticas, tais como recuperar um logfile (não atual) e um tablespace temporário. Eu terminei o exame faltando menos de 5 minutos para o tempo final. Este tempo restante acabei usando para fazer revisões em algumas questões que eu respondi com dúvidas!

Bom pessoal, já falei um pouco sobre o que eu queria compartilhar e aproveito para informar que a partir de agora vou escrever um artigo bem completo sobre este assunto, que provavelmente será publicado na SQL Magazine 92. Por hoje é só!

[]s

Fonte: http://www.fabioprado.net/2011/08/certificacao-ocp-como-obter-esta.html


12 Comentários

@Tarcnux
1

Talvez merecesse um ítem número 0 no seu resumo, onde diz sobre como começou a trabalhar com Oracle, tal como há 15 anos trabalho com Oracle….

Pois no seu resumo você já começa como Administrador de Banco de Dados Oracle, 3 anos depois certificação OCA e 1 ano depois OCP.

Parabéns pelos resultados. Esforço premiado.

Alan Roosewelt
3

Fábio,

Tenho interesse em tirar a certificação OCA, mas não trabalho especificamente com banco de dados.
Essa certificação me ajudaria em muito no dia-a-dia a trabalhar com a solução que dou suporte.
Qual é o nível de dificuldade dessa certificação? É possível que um profissional que não trabalhe diretamente com banco de dados, mas cujo trabalho está bastante associado ao Oracle consiga obter a certificação?

Obrigado

Fábio Prado
4

Alan, é possível vc obter a certificação sem ter experiência com o BD Oracle, porém é bastante difícil, principalmente a 3a. prova para OCP. Se vc estudar bastante e montar um ambiente de testes acredito que consiga sim obter a certificação!

[]s

Katia Antonio Oku
5

Eu fiz o curso da IBTA ano passado, mas ainda não me certifiquei.
Me diz uma coisa, eu só serei certificada em Banco de Dados Oracle se eu conseguir passar nos três exames OCA, OCP e OCM, ou se eu tirar somente a OCA já posso trabalhar como DBA junior e me considerar certificada?

Att,
Katia

Lucas
7

Olá Fábio, gostaria de começar a estudar certificações oracle, porém não sou formado em analises de sistema nem algo parecido. Bom, já fiz um site, e fiz tec em informatica, conheço um pouco de sql. Você acha que para iniciar deveria estudar antes???? Pesquisei no senac também, e antes do curso OCA a Oracle disponibiliza 3 módulos de DBA oracle 10g! Você poderia me dar um parecer a respeito do que eu deveria fazer, ou melhor, o caminho mais exato! Obrigado

samir
9

Boa tarde Fábio, fiz um treinamento no ibta de são paulo – oracle 10g …. 2006, tive um pequeno problema de saúde e fiquei de molho esse tempo todo… esse ano retornei…. trabalhando como estágiário numa empresa que desenvolve com delphi e utilizando banco de dados oracle….
tenho interesse de entrar nessa área…. para isso estou desejoso em tirar a certificação oca …. o que você me recomenda…. lembrando que de inicio a pouco tempo nessa empresa – ou melhor nesse mundo (programação e banco).

Fábio Prado
10

Samir,

Acho melhor vc planejar primeiro que area vc vai seguir: programação ou administração de BD? Se realmente for BD então siga em frente na certificação OCA e depois um OCP, caso contrário, acho melhor tirar certificações na linguagem de programação que vc utiliza ou quer se especializar!

[]s

Fábio Prado
http://www.fabioprado.net

Daniela Lucca
11

Fabio,

Parabéns e sucesso, isso é resultado do seu esforço.
O meu esposo precisa fazer certificação Gassfish da Oracle, sabe informar como podemos realizar esse curso , se há escolas em SP ou se a Oracle possui alguma empresa onde podemos realizar o curso?

Obrigado

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!


7 × = trinta cinco

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>