Realizando uma busca avançada no Google

Pesquisar por algo no Google e não ter como retorno exatamente o que você queria pode trazer algumas horas de trabalho a mais, não é mesmo? Por mais que os algoritmos de busca sejam sempre revisados e busquem de certa forma “adivinhar” o que se passa em sua cabeça, lançar mão de alguns artifícios para que sua busca seja otimizada poupará seu tempo e fará com que você tenha acesso a resultados mais relevantes.

Os mecanismos de buscas contam com operadores para filtro de conteúdo. A maior parte desse filtros, no entanto, pode não interessar e você, caso não seja um praticante de SEO. Contudo alguns são realmente úteis e estão listados abaixo. Realize uma busca simples e depois aplique os filtros para poder ver o quanto os resultados podem sem mais especializados em relação ao que você procura.

-palavra_chave

    Retorna um busca excluindo aquelas em que a palavra chave aparece. Por exemplo, se eu fizer uma busca por computação, provavelmente encontrarei na relação dos resultados informaçõe sobre “Ciência da computação“. Contudo, se eu fizer uma busca por computação -ciência , os resultados que tem a palavra chave ciência serão omitidos.

    +palavra_chave

      Retorna um busca fazendo uma inclusão forçada de uma palavra chave nos resultados. De maneira análoga ao exemplo anterior, se eu fizer uma busca do tipo computação, terei como retorna uma gama mista de resultados. Caso eu queira filtrar somente os casos em que ciências aparece, e também no estado de MG, realizo uma busca do tipo computação + ciência MG.

      “frase_chave”

        Retorna uma busca em que existam as ocorrências dos termos que estão entre aspas, na ordem e grafia exatas ao que foi inserido. Assim, se você realizar uma busca do tipo “como faser” – sim, com a escrita incorreta da palavra FAZER, verá resultados em que a frase idêntica foi empregada.

        palavras_chave_01 OR palavra_chave_02

          Mostra resultado para pelo menos uma das palavras chave citadas. Faça uma busca por orkut OR msn, por exemplo, e terá como resultado de sua busca, páginas relevantes sobre pelo menos um dos dois temas- nesse caso, como as duas palavras chaves são populares, os dois resultados são apresentados em posição de destaque.

          filetype:tipo

            Retorna as buscas em que o resultado tem o tipo de extensão especificada. Por exemplo, em uma busca filetype:pdf jquery serão exibidos os conteúdos da palavra chave jquery que tiverem como extensão .pdf. Os tipos de extensão podem ser: PDF, HTML ou HTM, XLS, PPT, DOC

            palavra_chave_01 * palavra_chave_02

              Retorna uma “busca combinada”, ou seja, sendo o * um indicador de “qualquer conteúdo”, retorna resultados em que os termos inicial e final aparecem, independente do que “esteja entre eles”. Realize uma busca do tipo orkut * msn e veja o resultado na prática.

              Se deseja tomar nota de todos os operadores que o Google trabalha, siga o link – em inglês. Os mecanismos de buscas trabalham com tipos de operadores diferentes – apesar de que os listados acima sejam praticamente um padrão. Portanto, um operador encontrado na lista do Google, por exemplo, pode não funcionar no Bing. Além disso, considere que os algoritmos de buscas empregados nos mecanismos não são idênticos, o que trará naturalmente resultados diferentes.

              Lembre-se que uma busca otimizada traz resultados mais relevantes. Utilizar um mecanismo de busca com bons algoritmos é fundamental, mas saber dizer a ele o que você procura, também é!

              Retirado de Eu Faço Programas

              Gabii Fonseca

              Mais artigos deste autor »

              Gabriella Fonseca Ribeiro tem 21 anos e cursa Sistemas de Informação. Trabalha com desenvolvimento, pesquisa e otimização de websites - SEO, marketing digital, redes sociais e comunicação interativa. || www.eufacoprogramas.com


              3 Comentários

              Deixe seu comentário

              Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!