Os tipos de consultas nos mecanismos de buscas

Entender com que objetivo um usuário faz uma pesquisa em um mecanismo de buscas não é uma tarefa simples. Claro, se ele pesquisa, está buscando encontrar algo. Avaliar se o que ele busca é um produto/serviço ou simples informação é o verdadeiro desafio.

E qual a necessidade dessa prática? Entendendo o que o usuário busca poderei oferecer a ele soluções alternativas a fim de vender o meu produto. Aí entram os conhecimentos de SEO e Marketing Digital.

Mesmo que você não seja especialista na área, ao seu desenvolver um simples blog ou site, se vai trabalhar com anúncios, busque coloca-los nos lugares certos. Entender os tipos de consulta é o primeiro passo. Analisando sua página e fontes de tráfego você entenderá melhor como um pesquisador vê o seu site e se realmente você está trazendo a ele o que ele busca.
Os tipos de consulta nos mecanismos de busca podem ser dividos em três categorias:

Consultas de Navegação

Nesse tipo de consulta o usuário deseja apenas acessar a um site, mas não sabe o seu endereço. Para isso ele usa o Google, ou qualquer outro mecanismo de busca, que o ajudará a chegar ao seu destino.

Consultas de Informação

Nesse tipo de consulta o usuário busca por um tipo de informação, qualquer seja ela. Como resultado dessa busca é esperado somente uma forma de consulta, seja ela texto, imagem ou vídeo, sem a necessidade de interação.

Consultas de Transação

As consultas de transação envolvem interação com o usuário. Não são necessariamente trasações comerciais, envolvendo uma compra e dinheiro, mas qualquer ação que envolva interação com o pesquisador e que poderá levar a uma interação futura – como o cadastro de uma nova no Gmail, por exemplo.

Você deve ficar atento a que tipo de informação o usuário vem buscar em seu site, mas lembre-se que o usuário que realiza um tipo de consulta de informação facilmente realizará uma consulta de transação. Esse tipo de análise é importante para através dela podermos analisar melhor onde colocar, por exemplo, anúncios de forma mais eficiente.

Postado originalmente em “Eu Faço Programas

Gabii Fonseca

Mais artigos deste autor »

Gabriella Fonseca Ribeiro tem 21 anos e cursa Sistemas de Informação. Trabalha com desenvolvimento, pesquisa e otimização de websites - SEO, marketing digital, redes sociais e comunicação interativa. || www.eufacoprogramas.com


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!