Topologias e conceitos básicos sobre o padrão IEEE 802.16 (WiMAX)

A transmissão de dados via ondas de radio não é novidade, segundo Haykin e Moher, as primeiras equações datam e 1964 e Guglielmo Marconi em 1901 conseguiu atravessar o oceano Atlântico utilizado ondas de longa distância, desde então os sistemas de transmissão sem fio não param de crescer.

A necessidade de estar conectado à rede de computadores mundial torna-se indispensável para empresas e usuários, de acordo com a ITU – International Telecommunication Union (2010), no ano de 2010 este número já alcançara 2 bilhões de usuários, graça a evolução dos dispositivos que vêm se tornando cada vez mais portáteis e a evolução das tecnologias de transmissão de dados sem fio.

A tecnologia de Rede Metropolitana Sem Fios (WMAN ou Wireless Metropolitan Area Network), fornecem uma ótima alternativa para as redes cabeadas, quando a geografia para instalação pode gerar um custo elevado, o WiMaX é baseado no padrão IEEE 802.16-2009.

O fórum WiMAX é uma organização sem fins lucrativos, formada por empresas fabricantes de equipamentos e de componentes, com o objetivo de promover e certificar a compatibilidade e a interoperabilidade de produtos para a banda larga sem fio. Como uma única estação de WiMaX pode fornecer cobertura de rede à uma cidade, assim pode fornecer acesso a vários usuários simultaneamente o que pode vir a aumentar a possibilidade de falhas na transmissão e os riscos de ataques à rede assim podendo diminuir a confiabilidade da mesma.

Para prover acesso à rede com segurança, o WiMaX possui algumas peculiaridades como criptografia de dados, autenticação e autorização de usuários, algumas normas e aplicações que já vem sendo usadas por corporações nacionais e internacionais.

De acordo com o Fórum WiMAX, uma rede de área metropolitana sem fio (WMAN) é uma rede com uma área de cobertura do tamanho de uma cidade. A WMAN é tipicamente de propriedade de uma única entidade, como um provedor de serviços de internet, entidade governamental ou grande corporação. O acesso a uma WMAN é normalmente restrito a usuários autorizados e dispositivos de assinante. A tecnologia mais amplamente implantada na WMAN é a tecnologia WiMAX, que se baseia em grande parte sobre o padrão IEEE 802.16. A indústria da associação comercial, o WiMAX Forum, cunharam a marca WiMAX e definem o conteúdo e âmbito da tecnologia WiMAX através de especificações técnicas que eles criam e publicam.

Iterações iniciais da tecnologia WiMAX (baseada no IEEE 802.16-2004 e anteriores) foram projetadas para fornecer acesso de banda larga fixa sem fio de última milha. A emenda IEEE 802.16e-2005 adicionou suporte aprimorado para mobilidade de usuário. A mais recente norma, IEEE 802.16-2009, consolida o IEEE 802.16-2004 e o IEEE 802.16e-2005, além de alterações aprovadas no IEEE 802.16 entre 2004 e 2008. IEEE também lançou IEEE 802.16j-2009 para especificar redes de retransmissão multi-hop. Existem alguns conceitos básicos relativos ao WiMAX e suas topologias os quais são abordados por esse artigo assim como também a evolução do padrão IEE 802.16.

Confira aqui o artigo acadêmico completo no formato PDF.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!