ESET alerta sobre proliferação de ataques, após caso do Megaupload

Na última sexta-feira, 20 de janeiro, surgiram informações de que uma página na internet que prometia o retorno do Megaupload – site de compartilhamento de arquivos fechado na semana passada – era, na verdade, um endereço falso, voltado a disseminar propagandas e malwares.  E, de acordo com a ESET – companhia global de soluções de segurança –, nos próximos dias, deve existir um aumento desse tipo de ação, na qual os cibercriminosos vão utilizar a repercussão do fechamento do Megaupload para realizar ataques virtuais.

Por conta disso, os especialistas da ESET emitiram um alerta para que os internautas reforcem os cuidados de segurança. Para isso, eles aconselham que os usuários de internet não abram qualquer site que prometa ser uma alternativa ao Megaupload. Outra dica da empresa é para que as pessoas evitem clicar em qualquer endereço duvidoso, que esteja ligado a uma mensagem, imagem ou vídeo enviado por e-mail ou pelas redes sociais.

“Vale também redobrar o cuidado ao buscar notícias relacionadas ao Megaupload. Pois, por meio da técnica de Black Hat SEO, os cibercriminosos podem fazer com que os sites maliciosos apareçam em destaque nos buscadores, aproveitando assim a curiosidade dos internautas”, afirma Camillo Di Jorge, country manager da ESET no Brasil. “Além de optar por acessar informações de fontes confiáveis, o usuário deve utilizar um antivírus com capacidade de detecção proativa”, acrescenta.

No relatório “As Principais Tendências para 2012”, a ESET aponta que os ataques que utilizam os mecanismos de Engenharia Social – como o caso dessas ações que usam o Megaupload para estimular os internautas a clicar em links maliciosos – tendem a crescer em volume e em complexidade ao longo deste ano.

Para mais informações, acesse www.eset.com.br

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!