Google Analytics não é a mesma coisa que Web Analytics

Olá amigos, hoje vou abordar algo que tenho visto tornar-se comum, tanto para quem oferece serviços como para quem por conta própria o faz sem auxilio profissional.

É algo tão básico, mas repete-se tanto e é facilmente encontrado, então precisamos falar sobre isso.

Primeiro gostaria de a grosso modo dizer – Google Analytics é um sistema, Web analytics é uma ciência. Só por aqui já é possível se direcionar.

Google Analytics

O Google Analytics é um sistema de monitoramento de resultados, visitas e ações. Esse sistema é feito/mantido, obviamente, pelo Google e disponibilizado de forma gratuita para que você possa fazer uso. Muito interessante e útil em seu site, monitora então todo o tráfego gerado nele. Isso é o Google Analytics de uma forma simples e direta de explicar.

Entendido que Google Analytics é um sistema de monitoramento podemos então comentar sobre Web Analytics.

Web Analytics

Para quem não sabe, mas precisa saber, existe uma ciência por trás das melhores campanhas e resultados obtidos em sites de e-commerce, portais, blogs e outros. Essa ciência aplicada na íntegra ou não é chamada de Web Analytics.

A Web Analytics é o processo de visualização, captação e compreensão dos dados Quantitativos e Qualitativos mostrados a partir de um painel de monitoramento, ou vários painéis, um desses sistemas ou painéis é o próprio Google Analytics.

O estudo dos dados apresentados por um Google Analytics, por exemplo, faz com que possamos compreender de qual forma obtemos melhores resultados.

Um exemplo simples é a mensuração de e-mail marketing, você pode extrair dados tão poderosos afim de melhorar seu rendimento. Você pode através de análises descobrir qual o melhor modelo de e-mail marketing que o seu público alvo é mais receptível. Você também pode descobrir coisas como: o porque que seu carrinho de compras é abandonado tão facilmente?

Em resumo é isso, entenda que uma coisa é a ciência, o conhecimento na extração de dados importantes e norteadores para sua empresa ou seu investimento, outra bem diferente é somente usar e receber dados via Google Analytics ou qualquer outro sistema de monitoramento.

Sucesso a todos, um forte abraço

Luiz Castro Junior

Mais artigos deste autor »

Diretor da Alpis Consultoria.
Consultor Certificado 8 Ps - Marketing Digital, Planejamento Estratégico digital, Gestor de Projetos.


1 Comentários

Regina
1

Interessante! Esses termos realmente nos deixam “zonzos” com tanta informação. Mas quando se trata de internet, é bom pesquisar com calma mesmo! Excelente artigo!!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!