Livro: Cloud Computing – Nova Arquitetura da TI

O livro trata da arquitetura de CLOUD COMPUTING. São abordados aspectos e conceitos importantes que contribuem para a formação de profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI) com foco nesta nova arquitetura.

A estratégia adotada para abordar um assunto ainda tão novo foi partir do genérico, associando a arquitetura empresarial à arquitetura de CLOUD COMPUTING, apontando os benefícios e os riscos e orientando a tomada de decisão no uso desta nova  arquitetura.

Em seguida trata-se do que se considera específico, esclarecendo questões puramente técnicas relacionadas à arquitetura tecnológica, à infraestrutura e à modalidade de serviços. Diversos exemplos utilizados reforçam os conceitos.

Por fim, são abordados o modelo da Microsoft, o Microsoft AZURE, e o modelo da Amazon, o Amazon AWS, que são apresentados, classificados e mostrados com detalhes.

Compre o livro no site da Brasport Editora

Sobre o autor

Manoel Veras, graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Administração com ênfase em Tecnologia da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Certificado Microsoft (MCSE+I), Cisco (CCDP), Dell (Master DCSE), PMI (PMP) e ITIL Foundation (itSMF). Foi pesquisador do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) de São José dos Campos. Também atuou como engenheiro eletrônico na indústria aeronáutica.

Foi consultor de sistemas Dell em dezenas de projetos de VIRTUALIZAÇÃO espalhados pelo Brasil.

Atualmente é professor e consultor vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Autor dos livros Datacenter – Componente Central da Infraestrutura de TI e Virtualização – Componente Central do Datacenter, ambos publicados pela Brasport.

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!