Dicas de SEO para sites em WordPress

Olá,

Já tem alguns meses que eu não escrevo aqui para o Profissionais TI, o último artigo foi dia 10 de junho de 2011. Hoje eu quero voltar com um post bem legal sobre SEO para WordPress. Vou mostrar como o wordpress é capaz de fazer sites robustos e bem otimizados.

SEO para WordPress feito em portal de imobiliária. Veja como fazer o seo on page .
Otimização de Sites em WordPress

Um amigo fez o layout do site Imoveis Brasilia DF, pediu para que eu fizesse uma análise e ajudasse ele com as alterações para otimização on-page do site. Depois de fazer a análise eu recomendei algumas coisas e resolvi fazer esse artigo para o PTI, mostrando como o WordPress é dinâmico e pode ser bem otimizado.

Veja abaixo as recomendações que eu sugeri:

Estrutura dos Links Permanentes

Alterar a estrutura dos links no wordpress é uma das coisas mais básicas, se tratando de SEO. Recomendei para ele que fizesse a alteração e dei a sugestão para deixar somente /%postname%/. Veja abaixo como fazer:

No painel do WordPress vá em “Configurações” e depois clique em “Links Permanentes”. Lá você escolhe a opção “postname” ou “estrutura personalizada” e adiciona /%postname%/ no campo. Assim urls ficarão sem parâmetros, ficando bem melhor para o usuário e também para os mecanismos de busca.

Instalar o WordPress SEO

O WordPress SEO é, atualmente, um dos plugins mais completos de SEO para WordPress, ele tem mais recursos que o All in One SEO Pack e também o Platinum SEO. Com ele você pode criar modelos de títulos para páginas sem título, criar o sitemap.xml, tirar o /category/ das categorias, além de muitas outras funções legais.

Adicionar Breadcrumbs

Por padrão o template que ele usou como base para fazer o layout não tinha as “migalhas de pão”, sendo assim, eu recomendei que ele adicionasse nas principais páginas. Para facilitar esse trabalho, ele usou o próprio código que o WordPress SEO dá para gerar os breadcrumbs.

Linkagem Interna

Também pedi para que ele melhorasse a linkagem interna. Ou seja, as páginas do site linkando para outras páginas dele mesmo. Um exemplo é a página de imóveis que tem o link para outros imóveis e outras páginas importantes também.

Sidebar Diferente para Cada Bairro

Cada página de bairro tem uma sidebar com conteúdo “padrão”, mas também tem um widget exclusivo para adicionar blocos de conteúdo exclusivo daquele bairro específico, seja um banner, seja um texto. Para fazer isso, pedi que ele instalasse  o plugin Content Aware Sidebars.

O Content Aware Sidebar é um plugin muito bom, com ele eu posso criar uma seção na parte de widgets para página, post, tag, categoria ou seja, são muitas as possibilidades de personalização e customização do conteúdo. É possível fazer esse tipo de personalização na mão, utilizando os loops do próprio wordpress, fazendo chamadas de função, mas ficaria um código muito grande e também seria ruim para fazer alterações. Veja aqui um exemplo no codex do wordpress.

Veja os exemplos: Na página de apartamentos em ceilândia, tem um texto exclusivo para ceilândia e já na página de apartamentos em samambaia, tem um texto só de samambaia.

Criação do Blog

Sugeri também a criação de um blog para o cliente dele criar artigos que o público dele quer ver e também criar links para as páginas de imóveis, dando mais relevância para uma página importante do site.

Modelo de Página para cada Seção

Reparei que no site existem muitas seções e recomendei que ele fizesse um modelo de página para cada uma delas. Ou seja, criar um texto único para cada página de bairro ou de imóveis. Nesse caso, como o template que ele usou é muito complexo, sugeri que ele usasse a customização de taxonomias do wordpress, fazer um loop ou um arquivo na raiz do template para cada bairro.

Assim ele conseguiu adicionar uma área de texto para essas seções. Um exemplo é a página de imóveis prontos e a página de imoveis na asa norte, cada uma tem o seu texto exclusivo.

Otimização dos Títulos

O template dele estava com pequeno problema: não aparecia o número da página no título do site, ou seja, a primeira página de imóveis teria o mesmo título da terceira página. Ele resolveu utilizando o código:

function woo_show_pagination($spacer="- ", $before=' ', $after=''){
global $paged;
if($paged >= 2){
 echo $before . $spacer . sprintf(__('Página %s', 'is_title'), $paged ) . $after;
}
}

Com esse problema resolvido eu recomendei que ele modificasse os títulos das páginas de bairros e de tipos de imóveis, deixando um título mais interessante para rankear.

Conclusão

Apesar de ainda estar faltando algumas coisas, como otimização do código e otimização de imagens, o site ficou bem bacana e a conclusão é simples: WordPress é fantástico! Além de conseguir implementar um grande portal para uma imobiliária, também é possível deixá-lo todo otimizado – no que diz respeito à SEO On Page.

O mais legal é que o site já está bem posicionado para alguns termos.

Gostou? Tem alguma sugestão ou dúvida? Comente!


2 Comentários

jean luiz
1

boa tarde! estou tentado e tendo muitas dificuldades de criar um site com os recursos utilizados no site demonstração neste artigos. primeiro, opções de busca de vários campos. como criar e qual o plugin ou recurso utilizado. tentei vários, mas além de ser em inglês, é confuso de mais. essa é a primeira dúvida. geralmente ninguém responde às dúvidas deixadas por mim, tenho fé, e você me parece, além de seguro pra ajudar, também responder… obrigado.

Pedro Mendes
2

Olá Jean,
O recurso de busca avançada é algo que já é do template. Para você adicionar um deve ou procurar um plugin ou desenvolver o seu “na mão”.
Eu acredito que a melhor forma para fazer algo parecido é achando um template que já tenha esse recurso.
E em relação à SEO, você tem alguma dúvida?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!