Governança Corporativa e de TI: gestão alinhada aos negócios



    O que é Governança Corporativa?

    É o sistema pela qual as empresas são dirigidas e controladas para especificar a distribuição de direitos e responsabilidades entre os diferentes participantes de uma empresa, tais como conselheiros, executivos, acionistas, entre outros. A governa corporativa também estabelece a estrutura por meio da qual os objetivos da empresa são estabelecidos, define os meios para atingi-los e monitora sua performance.

    Um dos grandes objetivos da governa é a proteção aos acionistas minoritários utilizando as melhores práticas, criando, assim, mecanismos de proteção, transparência, equidade, auditoria e responsabilidade corporativa.

    O que é Governança de TI?

    Necessariamente, a governança corporativa incorpora a governança de TI, por que ela precisa estar totalmente alinhada com os negócios da organização.

    A governança de TI é de responsabilidade da alta administração e faz parte das diretrizes da governança corporativa.

    Com o intuito de normatizar os procedimentos internos na Gestão de TI, a OGC (Office of Government Commerce) criou o framework ITIL de boas práticas para a gestão de serviços de TI.

    A TI tem, atualmente, grande importância para o negócio da empresa. Buscando a otimização de seus processos e a redução de custos e riscos, vários frameworks de processos e melhores práticas foram criados. Hoje, além do ITIL, citado acima, temos o conhecimento de outros frameworks, como o Cobit, tendo a finalidade de apoiar a execução de alto nível em controles e serviços, para então gerar uma melhor prática de governança corporativa em TI.

    Alguns fatores motivadores da governança de TI são:

    • integração tecnológica
    • manter a conformidade com a Lei
    • manter o ambiente de negocio atualizado
    • TI fazendo o papel de prestador de serviço
    • segurança da informação
    • dependências do negocio em relação a TI.

    Qual a importância da governança de TI para os negócios?

    Todo executivo de TI precisa acompanhar as principais inovações tecnológicas, investindo na melhoria contínua de sua infraestrutura a fim de garantir alta performance e um ambiente altamente seguro, confiável e transparente, para então:

    • transformar os processos em “engrenagens” que funcionem simultaneamente para demonstrar que a TI não é apenas um setor de suporte na organização, mas sim parte essencial da estratégia das organizações
    • gerar o alinhamento de TI com os objetivos da empresa
    • mostrar que a governança de TI nas organizações vem ao encontro das estratégias e dos planejamentos da organização
    • mostrar o desempenho de TI e demonstrar seu valor
    • gerar aprendizado organizacional sobre o valor da TI
    • sentir a necessidade de arrumar a ‘’casa’’ a aumentar a qualidade dos serviços prestados na organização
    • reduzir custos dos serviços de TI
    • ter a continuidade do negocio.

    Kelsen Lima

    http://planningit.wordpress.com



      Atuo no ramo de Tecnologia da Informação há mais de 8 anos, dos quais tenho desempenhando diversas funções na área.

      Interesses atuais em ambientes Microsoft, como Windows Server 2008 R2, ForeFront Threat Management Gateway, SQL Server, Livros e Tecnologia.

      1 Comentários

      Marcelo Costa Almeida
      1

      Kelsen.

      Muito bom o texto!
      Infelizmente a realidade na maioria das empresas brasileiras não condiz com o que nós, profissionais de TI, sonhamos. Ainda há empresas onde seus gestores gerenciam através do “achismo” e encaram a TI como uma área não muito importante.
      Acredito que em breve esta mentalidade irá mudar e então teremos realmente a TI e os processos da empresa trabalhando como “engrenagens” bem ajustadas, engraxadas e lubrificadas.
      Obrigado.

      Deixe seu comentário

      Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

      *

      *

      Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>