Programação para iOS: dicas de fontes para estudo

Os dispositivos móveis (smartphones e tablets, pelo menos por enquanto) estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de forma extremamente rápida e intensa. Hoje em dia é difícil conhecer alguém que não possua um desses dispositivos. Junto com esse crescimento, também aumenta o interesse no desenvolvimento de aplicações que rodem nesses dispositivos.

Como esse é um mercado promissor para programadores, resolvi entrar nessa dança. Optei por focar em iOS, inicialmente, pois é o sistema que uso diariamente e com o qual tenho mais contato e afinidade. Porém, o Android também é uma plataforma que cresce bastante, com muitas ofertas de trabalho, assim como para iOS. Não entrarei no mérito da discussão de qual é melhor – nenhum é melhor. O usuário é quem deve optar por aquele que satisfaz melhor a suas necessidades.

Neste post, colocarei alguns links que me foram úteis quando eu iniciei meus estudos sobre a SDK do iOS. A maioria é em inglês – não há muitos materias em português -, mas para quem tem conhecimento intermediário nesse idioma consegue acompanhar até mesmo as vídeo-aulas que indico aqui.

Para quem ainda não sabe, a linguagem de programação usada no desenvolvimento de aplicativos para iOS (e para Mac OS X também) é Objective-C. No começo você se assusta um pouco com a sintaxe, que herda características do Smalltalk, mas logo se acostuma. Confesso que prefiro programar em Objective-C à programar em Java… 😛

Existem ferramentas que lhe permitem usar outras técnicas para desenvolver aplicativos, como HTML 5. Há frameworks que dizem montar aplicativos que rodam tanto em iOS quanto em Android. A maioria deles cria interfaces WEB, semelhantes às interfaces nativas do sistema. Como o aplicativo final roda no navegador, ele não tem acesso a recursos como Câmera, Acelerômetro etc. Como nunca os usei, não falarei muito deles; apenas citarei que eles existem.

Vale ressaltar que, com a chegada do iOS 5, muitas coisas novas surgiram no desenvolvimento para essa plataforma. Novidades como o ARC (Automatic Reference Couting), que diminui – quase a zero – a responsabilidade do programador sobre o gerenciamento de memória, e as Storyboards, que facilitam muito a criação da interface gráfica e a transição entre Views, tornaram a programação para iOS ainda mais robusta e ágil.

Sem muito mais delongas, vamos aos links. Separarei os links em duas seções: links sobre Objective-C e sobre a SDK do iOS, ou Cocoa Touch.

Pretendo atualizar a lista conforme eu for encontrando novas boas referências para estudo. Quem quiser contribuir com outros links, basta adicioná-los nos comentários, que incluo no post.

Alguns links da documentação oficial da Apple talvez só estejam acessíveis para desenvolvedores cadastrados – o cadastro simples, gratuito, já é suficiente.

Objective-C

Documentação oficial da Apple:
https://developer.apple.com/library/ios/#documentation/Cocoa/Conceptual/ObjectiveC/Introduction/introObjectiveC.html

Vídeo-aulas da TheNewBoston:
http://thenewboston.org/list.php?cat=33

iOS SDK (Cocoa Touch)

Lista de tutoriais oficiais da Apple para iniciantes (Getting Started):
https://developer.apple.com/library/ios/navigation/index.html?section=Resource+Types&topic=Getting+Started

Oficial Apple: Start Developing iOS Apps Today
https://developer.apple.com/library/ios/#referencelibrary/GettingStarted/RoadMapiOS/Introduction/Introduction.html

Vídeos oficiais da Apple para iniciantes:
https://developer.apple.com/videos/ios

Vídeo-aulas da TheNewBoston:
http://thenewboston.org/list.php?cat=28

Mobile Tutorial (em português):
http://www.mobiletutorial.com.br

HighOnCoding:
http://highoncoding.com/Categories/37_Mobile_Development.aspx

Canal “azamsharp” no Youtube (o mesmo do HighOnCoding):
http://www.youtube.com/azamsharp

Ray Wenderlich (Blog com tutoriais sobre programação iOS):
http://www.raywenderlich.com

—————-

Fonte: Blog Roberto Beraldo
Twitter: @rberaldo / Facebook: rberaldo42

Roberto Beraldo

Mais artigos deste autor »

Graduado em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalha com Desenvolvimento WEB, principalmente com PHP.


2 Comentários

Vitor Rigoni
1

Muito bacana!! Vale lembrar que, para os falantes da língua inglesa, está disponível gratuitamente o curso da universidade de Stanford de programação para iOS que contém as aulas filmadas, os slides em pdf e as atividades. É um curso de altíssima qualidade e que requer conhecimento prévio de programação orientada a objeto.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!