Riscos e Benefícios da utilização dos novos domínios de primeiro nível

Os novos domínios de primeiro nível, mas conhecidos como gTLDS (generic top level domains), prometem expandir o sistema de nomes de domínios (DNS) e modificar a internet para sempre. A idéia é você poder criar o seu próprio domínio e tornar-se o gestor do mesmo em nível primário. Por exemplo, o uso do .br (nível primário) permite a utilização de diversos domínios secundários.

Exemplo: Domínio Primário: .br
Domínio Secundário: profissionais.com.br

A decisão de se candidatar por um novo gTLD não deve ser assumido levianamente. A aplicação para executar o seu próprio gTLD não é o mesmo que registrar um nome de domínio de segundo nível. Quando você cria um novo gTLD ,você passa a gerir uma empresa de registro, como o registro.br, por exemplo, responsável pelos registros .br aqui no Brasil. Você passa a ser responsável por uma parte crítica e altamente visível de infraestrutura da Internet.

A operação de registrar um domínio de primeiro nível oferece oportunidades estimulantes e recompensas, que transporta grandes responsabilidades também. A idéia desse post é esclarecer e expôr os objetivos e ajudar os  candidatos em potencial a avaliar o programa para novos gTLDs, considerando os benefícios, bem como os riscos e responsabilidades.

BENEFÍCIOS EM POTENCIAIS

Empreendedorismo

Criar seu próprio modelo de negócio e estabelecer políticas de acessibilidade para o seu TLD. Se seus clientes desejam maior segurança, faça o seu TLD uma zona de alta segurança.

Aumento do controle

Você define as regras e o preço para quem registrar o seu TLD.

Fluxo de rendimentos

Seus clientes podem renovar seus nomes de domínio, ano após ano.

Oportunidade de marketing inovadoras

Construir uma melhor definição de marca, reconhecimento da marca, lealdade à marca e confiança por ter total controle sobre sua própria TLD.

Inovadores modelos de negócios

Quando novos gTLDs combinar com outras tecnologias emergentes de Internet, tais como IPv6, chips RFID, e cloud computing, novos produtos e serviços são possíveis.

Nomes de domínio internacionalizados (IDNs)

Aumentar o alcance de mercado, tornando a Internet completamente acessível para os usuários cujos idiomas locais usam caracteres não-latinos.

Envolver sua comunidade

Criar um ponto de encontro para os adeptos da sua causa, comunidade ou cultura para se unir com um TLD com base na comunidade.

Reunir sua área geográfica

Comemoração de cidadãos, comércio, atividades e cultura com um TLD geográfica.

RISCOS E RESPONSABILIDADES

Investimento

Além da taxa de avaliação ser de U$185.000 dólares para os custos operacionais do registro, os candidatos devem demonstrar profundidade financeira suficiente para manter o registro em pleno funcionamento há pelo menos três anos, mesmo se o plano de negócios não atingir os seus objetivos.

Perda de Investimento

Não há garantia de que você irá obter o domínio que se candidatou. Se você não passar pelo processo de avaliação (que é bastante extenso), você pode perder algum ou todo investimento inicial. Como em qualquer negócio novo, sendo que o início da operação não garante que as receitas serão rentáveis.

Restrições contratuais

Execução de um TLD significa que você deve cumprir todas as obrigações do seu contrato de registro com ICANN.

Mão de obra

Utilizar um registro de primeiro nível requer a contratação de operadores altamente qualificados técnicamente e é indispensável a negociação de um acordo mutuamente benéfico com um parceiro de alta confiança técnica.

Competição

Sua aplicação para TLD poderia competir com um domínio igual ou semelhante (s), e indiretamente com todos os TLDs. Se aprovado, o seu novo TLD pode encontrar concorrentes de setores inesperados.

Território desconhecido

Você será pioneiro na vanguarda da inovação tecnológica em um setor relativamente novo. Você pode ter que encontrar o seu caminho sem outros modelos de negócios aplicáveis para orientação.

Esta não é uma lista completa de todos os riscos.Você deve fazer sua própria investigação, bem como consultar técnicos e especialistas jurídicos. Esta lista é fornecida apenas como informação geral para você começar.

A introdução de novos gTLDs afetará a maioria das organizações. Caso decida se candidatar a um novo gTLD, você ainda deve prestar atenção ao processo. Em maio de 2012, quando todos os aprovados forem lançados, você terá a oportunidade de se opor a qualquer que você acredita que violaria seus direitos legais.

As novas regras passaram a valer a partir do dia 12 de Janeiro de 2012!

Fonte: Virtualize Blog
Partes das informações extraídas do site http://newgtlds.icann.org/en/


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!