Carreira em TI: fluência no inglês: ter ou não ter, eis a questão

Para mim esta é uma questão simples de se responder e serei curto e grosso… Se você quer ter uma carreira crescente em uma empresa de tecnologia, o inglês é um investimento prioritário.

Sabe por que?

1. Certificações: A maioria das certificações é em inglês, mesmo as oferecidas e cursadas no Brasil;

2. Treinamentos e Programas de desenvolvimento: na sua maioria também são em inglês porque:

  1. O mediador é um profissional de outra nacionalidade e vai ministrar o curso em inglês,
  2. Seu colega de trabalho é de outra nacionalidade e só fala inglês,
  3. Alguns cursos são oferecidos apenas fora do Brasil,
  4. Mas com certeza porque boa parte do material entregue e da referência bibliográfica é em inglês.

3. Gestão: Em algum momento você terá um chefe que só fala em inglês, seja ele americano, indiano, europeu, chinês, japonês… ou muito provavelmente terá dois chefes, o que chamamos de “duplo reporte” – além do chefe no Brasil, terá um outro na Europa/USA;

4. Crescimento na carreira: Seu próximo passo na carreira poderá ser trabalhar na unidade matriz no Vale do Silício, ou qualquer outro local entre o Hemisfério Norte e Sul;

5. Comunicação: muitos relatórios, e-mails, “conference calls” serão em inglês e, preste atenção, pois além de você entender o que está sendo tratado, você tem que participar ativamente e tomar decisões baseadas no seu entendimento do assunto.

Agora você me pergunta: mas e se eu trabalhar em uma pequena/média empresa nacional de tecnologia? Acho que neste caso não preciso ter fluência no inglês, certo? Erradíssimo. E sabe por que? Porque muito provavelmente, faz parte do Planejamento Estratégico da empresa crescer exponencialmente no Brasil ou até mesmo outros mercados, ou até quem sabe se interessar por um processos de fusões e/ou aquisições e, neste momento garanto que a fluência no inglês não será apenas fundamental como será fator decisório.

E agora? Vamos por partes, o primeiro passo é ter a consciência da necessidade do idioma (espero que agora você já tenha), avaliar qual seu nível no idioma e partir para o aprendizado ou aprimoramento. Mas não se preocupe, você pode aprender de diferentes maneiras: cursos presenciais e on-line, leituras de sites, livros, white papers e até mesmo happy hour em inglês.

Got it?

– O texto acima é de autoria do Fernando Garcia e é simplesmente perfeito! –

Quer mais uma razão para aprender inglês?

Livros de informática! Saiu um novo livro de informática, ótimo! Vou esperar chegar em português. Errado! Quando chegar em português já vai estar desatualizado. Na nossa área, a informação é muito volátil. O que você sabe hoje, amanhã já está defasado. Sem contar que muitas traduções ficam horríveis. Alguns tradutores resolvem traduzir termos técnicos, aí lasca tudo!

Um profissional de TI que não sabe inglês, realmente é uma lástima. Pra nossa área, saber inglês é tão básico quanto saber lógica de programação!

E se você ainda faz faculdade e já vai falar: “mas eu trabalho e estudo, não sobra tempo pra fazer um curso”, sobra tempo sim! Tirar 4 horas do seu sábado não vai te matar! Você não vai morrer porque seus amigos estão na praia ou na piscina se divertindo e você está no curso! Sei muito bem disso porque passei por essa situação. Acabei a faculdade e estou “viva” até hoje.

Veja um curso de inglês como investimento. Invista em você, e tenha certeza de que terá retorno no futuro! Você é o seu melhor investimento. Alguma hora pode surgir uma super oportunidade de emprego que requer inglês e você vai perder?

Ah, e também não tem essa de “eu sei inglês técnico“. Isso não existe! Ou você sabe inglês, ou você não sabe! Quer dizer que você só saber dizer computer, printer, screen (no caso de TI) e não sabe formar uma frase com essas palavras? Não sabe mais nada além disso? Peloamordedeus, não coloque isso no currículo, porque é MUITO feio! Coloque que você sabe inglês básico que fica muito mais bonito. E se você é da área de informática, é o mínimo né? O inglês técnico existe se você já sabe inglês, mas quer se especializar no vocabulário de alguma área (só pra ficar claro).

Ok, quero aprender inglês!

Indico esses 3 sites que são ótimos se você quer praticar/começar e não está a fim de gastar:

  • BBC – pra mim, é o melhor de todos. Acompanho sempre que posso.
  • English Live – bom que você recebe uma pequena lição todos os dias no seu email, basta se cadastrar!
  • Live Mocha – este é uma rede social para aprendizado de línguas. Bem nível básico, mas é bom.

Se alguém souber de mais algum e que quiser deixar a sugestão, fico agradecida!

Post de referência: http://wp.me/pCF9v-gm

Loiane Groner

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Ciência da Computação, trabalha como Engenheira de Software Sr em uma instituição financeira em projetos internacionais, em São Paulo. Já trabalhou na IBM como IT Specialist e líder de equipe para projetos internacionais. Possui 6+ anos de experiência em Java EE. Expertise em Java, atuando como JUG Leader no CampinasJUG e coordenadora do ESJUG, além de co-fundadora do JDuchessBR, grupos de usuários java. Expertise em Ext JS, um framework JavaScript, sobre qual escreveu um livro em inglês (Ext JS 4 First Look) lançado mundialmente pela Packt Publishing. Nas horas vagas escreve artigos técnicos e sobre carreira em TI nos blogs http://loiane.com e http://loianegroner.com. No blog também é possível encontrar cursos online gratuitos sobre produtos Sencha.


12 Comentários

Marcelo Ribeiro de Almeida
1

Excelente artigo !
Que isso sirva de lição para os novos talentos e high potentials que ignoram a importancia do segundo e até de um terceiro idiomas.
O Inglês já está ficando manjado ! Parece que todo mundo já fala ou está aprendendo… Preciso aprender Espanhol urgente e frequentar aulas de Mandarin…
O aprendizado do segundo idioma confere maior cultura e amplia a visão.
Eu consegui entender tudo o que meus ídolos do rock diziam, captar a mensagem e até cantar com eles…
Já disse várias vezes e digo de novo: Não sou um excelente profissional ! Talvez eu devesse ser mais focado e produtivo, mas todas, eu disse todas as oportunidades que tive foi por causa do domínio do Inglês.
Fikdik

marcos
2

Eu so tenho ingles basico, na verdade nunca gostei de ingles, estados unidos e se fosse aprender uma lingua preferia muito mais o mandarim que acredito ser uma língua muito importante..

Tiago Calisto
3

Muito bom o artigo. Existem vários no mercado que deixam de notar a necessidade do inglês no dia a dia para o crescimento profissional.
Existe esse site também para quem esta iniciando.
http://www.bussu.com

Janio Luiz Antunes
4

Ótimo este artigo!
Assim como o Tiago, também recomendo o busuu. A metodologia deles é boa e funciona como uma rede social. Além do site, eles têm aplicativos para Android e IOS (talvez para outros sistemas também) onde você pode sincronizar a sua conta e dar continuidade no seu curso onde quer que esteja.
Não sei o que você acha, mas na minha opnião além de ter o inglês fluente, o profissional de TI deve no mínimo “arranhar” outro idioma, de preferência da Europa ou da Ásia.
O inglês é universal, mas ter um terceiro idioma é um diferencial e talvez um destaque….

Reinaldo Santos Rodrigues
5

Ótimo artigo! Falo inglês fluente, já trabalhei com americanos e indianos, e o que me ajudou muito foi ter o domínio de expressões e frases corriqueiras, que aprendi e reforcei assistindo muitos filmes, seriados e ouvindo esse Podcast – http://www.eslpod.com. Só se cadastrar para ter acesso a 2 podcasts semanais, elaborados por professores americanos, mostrando o dia a dia do Inglês falado e escrito, recomendo à todos. Abraços!

Edu
7

Perdi uma oportunidade de estágio esta semana por falta de ingles. Hoje em dia o ingles avançado e fluente (preferencial), é exigido dos estagiarios em qualquer grande empresa, independente do cargo.

Otávio Tarelho
8

Olá
Queria dar o meu depoimento sobre essa matéria, hoje sou técnico em informática voltado a programação e estou cursando Sistema de Informações, tenho 18 anos e sei que é extremamente importante saber outras línguas, principalmente o inglês. Eu estudei na ETEC de Cubatão durante o ensino médio e lá eles priorizam bastante a língua inglesa, com eventos do clube de inglês em inglês com nativos de outros países como Canada, Gana, e EUA. Infelizmente nosso país tem a cultura do “deixa para depois” e nosso população, a maioria, só faz alguma coisa quando precisa, no caso aprender inglês.
Quando você fala um outra língua você é capaz de conhecer novas pessoas ao redor do mundo e adquirir novos conhecimentos com ela, isso é extremamente importante para a nossa área que a cada dia o ritmo de atualização aumenta mais. Hoje, eu falo Inglês e Espanhol graças a minha escola do ensino médio e estou aprendendo muito com os livros que posso encontrar na faculdade, já que a maioria são em inglês.
Nunca é tarde para aprender inglês, porém a falta de praticar com alguém pode travar muitos na hora de se expressar em outra língua, digo isso por experiencia própria, participei do Jovens Embaixadores promovido pelo Governo dos EUA e na primeira vez não consegui me expressar por medo de falar algo errado ou alguma besteira, mas hoje, depois de duas participações na seleção dos jovens embaixadores esse medo é quase que inexistente, agora o que preciso é encontrar uma empresa a qual eu use esse inglês mais frequentemente e progredir o meus estudos na faculdade.

Silvana
9

Outra sugestão: duolingo. Bem básico para aprender (ou relembrar) is termos. Indico aos meus alunos pra começar a entender.
E ainda: peço autorização para usar o artigo com meus alunos. Sempre falo da importância. O texto é bem oportuno. Parabéns.

Marcio
10

Muito bom artigo.
Realmente o inglês está ficando indispensável no mercado de trabalho, vide o comentário do Marcelo:
“Já disse várias vezes e digo de novo: Não sou um excelente profissional ! Talvez eu devesse ser mais focado e produtivo, mas todas, eu disse todas as oportunidades que tive foi por causa do domínio do Inglês.”

Marcel
12

Olá Loiane, você tem me ajudado muito. Fiz um projeto em sencha touch e seu blog foi fundamental no meu aprendizado. Quanto ao assunto do post, indico o site http://www.duolingo.com. É fantástico para aprender não somente o inglês mas outras diversas línguas. E tem o plus de ser gratuito.
Abs!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!