Dicas para a Certificação OCJP (Oracle Certified Java Programmer)

Olá pessoal,

Eu sou o Thiago Marques O. G., trabalho como Analista de Sistemas desenvolvendo aplicações na plataforma Java tanto web quanto desktop, e hoje vou falar de um assunto que interessa a muitos programadores Java que estão iniciando a carreira e até os mais experientes. Vou falar a respeito da OCJP (Oracle Certified Java Programmer), que recentemente realizei o exame e tive sucesso obtendo a certificação.

Para aqueles que almejam obter essa certificação, a primeira dica é que iniciei meus estudos em 2011 com o livro Certificação Sun Para Programador Java 6 Guia de Estudos dos autores Bert Bates, Kathy Sierra, que abrange todo conteúdo necessário para a realização da prova.

O livro é dividido em 10 capítulos que abordam: Declarações e Controle de Acesso , Orientação a Objeto, Atribuições , Operadores , Controle de Fluxos,Exeções e Asserções, Strings, E/S, Formatação e Parsing, Genéricos e Coleçoes, Classes Internas , Threads e Desenvolvimento. Os capítulos mais difíceis de estudar foram Genéricos e Coleções, Strings, E/S, Formatação, Parsing e Threads, que utilizei o método de fazer resumos enquanto estava lendo. Estes geraram mais questionamentos em alguns pontos, então eu codificava e “debugava” sobre o assunto. Ao deitar eu realizava a leitura do resumo, assim fixando melhor o conteúdo.

Outra tarefa muito importante é fazer os exercícios que o livro propõe e realizar simulados como: o ExamLab que é freeware – tem o Whizlabs que é pago, porém tem perguntas de demonstração e o TestKiller que é bem parecido com a prova. Após realizar um simulado revise as questões e tente resolvê-las novamente até atingir a perfeição. Uma técnica muito importante que o livro repassa é, quando responder uma questão lembre-se de qual ou quais conceitos estão sendo abordados na questão, não espere ser avaliado somente sobre um assunto por questão, são feitas muitas “pegadinhas” como nomes inválidos de variáveis junto com um for aninhado e operações complexas, distraindo a atenção do real objetivo sendo cobrado no momento.

O livro citado anteriormente possui resumos objetivos dos capítulos, abordando pontos chaves que devem ser fixados para o exame, que recomendo leitura próximo da realização da prova. Acima de tudo, para obter a certificação é a necessário determinação e disciplina nos estudos, pois comecei ano passado meus estudos mas nunca tinha me dedicado o suficiente, sempre estava lendo mas não tinha uma frequência, e percebi que não adiantava da forma como estava sendo feito. Foi então que utilizei as férias da faculdade para dedicar tempo aos estudos e assim cheguei ao meu objetivo obtendo suceso de 96,6% de acerto na prova.

Estou disponibilizando um projeto feito no NetBeans que contém várias classes de testes que utilizei durante meus estudos, lembrando que é material utilizado em testes pessoais de aprendizado, sempre testando possibilidades de resultados (não substitui o livro e não abrange todos os assuntos da certificação).

Uma coisa que recomendo fortemente é fazer o download do aplicativo NotePad++ e codificar nele. Não tem autocomplete nem dicas de erros de compilação como o NetBeans, assim irão se acostumando com o código. Esqueçam o atalho “CTRL + SPACE” no seu dia-a-dia e faça na raça, só assim você não irá depender de uma ferramenta (IDE) para desenvolver (programador tem que saber programar até no bloco de notas e compilar em linhas de comando do console).

Espero que tenha ajudado em algo as minhas dicas, caso tenha algum questionamento de algum assunto que não abordei, comente e pergunte. Sempre que puder estarei respondendo e ajudando em tudo que estiver ao meu alcance.

Obrigado e até a próxima pessoal.

21 Comentários

Rafael
1

Primeiramente parabéns.
Gostaria de saber se o livro recomendado seria satisfatório para a prova, vez que é para
certificação SUN e não Oracle, já que a Oracle comprou a SUN.
É apenas uma duvida de iniciante, que almeja a certificação Java.

Agradeço desde já!

redthi
2

Boa tarde Rafael,

O livro atente todos os objetivos cobrados na prova Oracle Certified Java Programmer 6, se caso queira do Java 7 terá que procurar um livro mais atualizado, pois mudou algumas coisas, mas no caso da OCJP 6 é o mesmo modelo que a Sun aplicava e o livro continua valendo, pois foi nele que estudei para obter o título.

Daniel
3

Para se certificar na OCJP é necessário cumprir várias etapas ou apenas realizar a prova? É que no site da Oracle mostra na certificação “Step 1″.

A OCJP é feita apenas em inglês? Se sim, você fez em inglês? é muito difícil?

Thiago Marques
4

Bom dia Daniel, não é necessário concluir etapas, somente fazer estudos da forma que lhe convenha melhor.
Nesse caso do step do site da oracle, é o procedimento de compra, realização de um curso oficial entre outro passos ao se comprar a voucher pela oracle, eu comprei a minha pela Person Vue.

Sim é feita em inglês, não possui versão em português, fiz em inglês não foi difícil pois me preparei, não tem tanto conteúdo para ler, se souber o inglês básico está no caminho.

Guilherme
5

Boa noite Thiago, blz?

Mto bom o seu texto, mas gostaria de fazer uma pergunta de principiante.

Eu não possuo nenhuma certificação, seria uma boa eu focar na OCJP 6 como uma primeira certificacao?

Vlw!

Thiago Marques
6

Bom dia Guilherme,

Tudo certo. Bom eu foquei minha primeira certificação nessa, pois já sabia programar, e tinha uma certa experiência, caso não tenha nenhuma talvez faça a OCJA que é a primeira para se acostumar com a linguagem, mas também nada impede de começar pela OCJP, só que é exigido bem mais estudos.

A partir do Java 7 não será possível pular direto para a segunda, sendo obrigatório possuir a primeira, mas vale para quem não possui nenhuma certificação anterior do Java.

A certificação só tem valor se no processo de estudo você aprender realmente, não somente decorar, o aprendizado você leva para sempre, não faça somente pelo título.

Abraços

Guilherme
7

Muito obrigado Thiago.

Eu como não tenho experiencia ainda vou procurar saber mais sobre a OCJA, e futuramente pensar na OCJP.

Obrigado mesmo! =)

Thiago Marques
8

Acredito que seja o melhor para sua realidade.

Com disciplina e determinação você alcança qualquer objetivo que deseja.

Bons estudos, qualquer coisa entre em contato.

Abraços

Raphael
9

Boa Tarde Thiago
Parabéns pela Certificação. Comprei o livro da SCJP já faz um tempo e não tenho me dedicado o suficiente, gostaria de saber em quanto tempo você se preparou para o exame e estudava em média quanto tempo por dia?
Pretendo realizar a prova em julho vou estudar em torno de 1 ou 2 horas por dia..
Mais uma vez meus parabéns…

Thiago Marques
10

Bom dia, obrigado.

Eu me dedicada sempre de 1 a 2 horas por dia durantes uns 3 meses, foi então que percebi que para min não era suficiente, então peguei nas férias 1 mês e estudei até 4 horas diárias, foi assim que me senti preparado para fazer a prova.

Faça bastante simulados e exercícios que ajudam muito na compreenção do assunto.

Abraços boa sorte!

Rafael Rend
11

Amigo, muito bom o seu POST. Eu acho o site da oracle muito confuso; eu tinha entrado lá e não tinha entendido nada em relação a essas certificações, só consegui me situar aqui no seu post.

Tem algum site onde o cara se inscreve e paga pra fazer essa prova ?. Saberia dizer quanto ela tá custando ?

abraço.

Thiago Marques
12

Boa Tarde Rafael,
Obrigado, existe um site alternativo, eu comprei através dele, é o Pearson Vue http://www.pearsonvue.com/, lá você pode escolher qual prova deseja fazer, o dia, horário, e local.

Após fazer a prova é só mandar sincronizar seu perfil da Oracle com o do pearson vue e sua certificação aparece no site da oracle, lembrando que não é esquema isso, a Pearson Vue é autorizada da Oracle para vender o direito de fazer a prova.

Qualquer dúvida, estarei a disposição.

Abraços

Renan
14

Olá Thiago, parabéns pela certificação!!
Vc saberia indicar algum livro para quem quer tentar a do Java 7?
Em sua opinião, hj em dia a do Java 6 é válida, ou deve-se tentar a 7 de uma vez?
Obrigado.
Renan.

Thiago Marques
15

Boa noite Renan, obrigado.

Pelo que andei pesquisando ainda não possui um livro conceituado para o java 7 ainda nesse sentido,

mas acredito que a certificação do java 6 é válida, até porque muitos dos tópicos que possuem no seu sucessor ainda estarão lá, adicionados algumas novidades. talvez seja válido estudando para o java 6, até sair algo para o 7 e tira-la, caso não seja algo imediato, ou você pode recorrer aos cursos oficiais da oracle, sendo eles inglês.

Abraços.

Diovane
16

Olá, Thiago.

Meus Parabéns pelo Post, sou novo na programação e não tenho muita experiência.
Atualmente estou cursando Sistemas de informação vou cursar o 6º periodo e já vi a maioria das matérias voltadas para programação, então gostaria de saber
se seria uma boa investir agora em uma certificação JAVA como a OCJA e que livro vc indicaria,
ou tento logo a SCJP ou vc acha que devo focar somente na faculdade agora.

obrigado!

Fabio
17

Fiz hoje a prova da certificação java6 e passei com 91%. Estudei pelo livro Kathy Sierra, fiz os simulados (MasterExame, ExamLab, Whizlabs, TestKiller e outros na internet). Se você quizer aprender java, faça todo esse processo que fiz, mas ser você quer somente passar, faça o simulado TestKiller. Literalmente o TestKiller é a cópia da prova. Houveram questões que eu nem li tudo, já fui marcando a resposta certa.

carlos
18

Thiago tudo bem !

Pelo que eu entendi no site da Oracle , agora é obrigatório tirar a certificação Oracle Certified Associate, Programador Java SE 7 , primeiro ?
onde eu posso comprar o voucher e tem que ter cartão de credito internacional ?

Jurandir
19

Eu já entendi que ainda está disponível a opção de fazer a certificação em Java SE 6. Será que alguém poderia me conformar ??? Porque se for no 7 fica mais complicado, pois não tem material disponível para estudo, são duas provas e com isto o custo é mais alto.

Henrique Pimentel
20

Algumas informações para quem quer fazer a certificação como eu:

Java versão 6 – Certificação SCJP (ainda muito conceituada no mercado em função da recente mudança para uma versão mais atual). Guia de estudo: Livro da autora Kathy Sierra e mock tests como
MasterExame, ExamLab, Whizlabs, TestKiller (alguns devem ser pagos), e também existem empresas conceituadas que dão uma base muito forte através de cursos, mas seguindo os simulados e livro já deve bastar. Não é obrigatório fazer a SCJA. Nível de Inglês mínimo: Intermediário.

Java versão 7 – Certificação OCP (nomenclatura nova para o antigo SCJP) propõe todas as novas “features” como adoção de string em switch clauses. Guia de estudo: Até onde sei tem apenas uma versão beta do livro da Kathy que deve ser lançado ano que vem e mock tests como MasterExame, ExamLab, Whizlabs, TestKiller (alguns devem ser pagos), neste caso o melhor é o Whizelabs na minha opinião. Os cursos acredito que são direcionados para a versão anterior do Java, mas não tenho certeza. É obrigatório fazer a OCA. Nível de Inglês mínimo: Intermediário.

Espero ter ajudado e me corrijam caso esteja algo errado :P

Henrique
21

Bom Tarde Thiago,

Venho pesquisando na internet mas nunca consigo concluir se a necessidade de tirar o certificado OCJA antes SCJP.

Você tem alguma posição sobre necessidade?

Abraço

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!


sete − 2 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>